Colocada: Seg, 17 Dec 2007 - 1:17 Assunto: Primeira prancha
Olá!
Nunca tive nenhum contacto com o surf mas gostaria de começar a praticar surf. No entanto, não me consigo decidir sobre que prancha comprar. Meço cerca de 1.80 m e peso cerca de 63 Kg. Pelo que li seria mais simples aprender numa prancha grande do que numa mais pequena no entanto não queria comprar uma prancha muito grande porque, apesar de ser mais facil de aprender, seria mais dificil evoluir para as shortboards. Para além do problema dos transportes, ja que por agora terei que me deslocar para a praia de comboio.
Não sei se o tipo de praia que irei frequentar, influência a escolha da prancha, mas prevejo surfar em carcavelos, essencialmente no inverno e matosinhos no verão, ja que sou do Porto e estudo em Lisboa.
A minha primeira tentaiva de surf foi este ano em Abril...
na altura comprei um 6'5 até um pouco extremada mas consegui-me por de pé à 5 tentativa...depois de muito pirolito!
Aprendi solzinha e de início custou um pouco mas nada se faz sem muita persistência e no surf mais do que em tudo o resto... de modo que...
Eu, no teu lugar arranjava uma 6'6 ou por aí mas bem larguinha e espessa (20' ou mais de largo e 2,1/2' ou mais de espesso) e fazia-me ao mar...com cuidado e calma obviamente.
mas eu n percebo nada disto, há aí malta infinitamente mais qualificada que eu para falar!!
Fica bem e boas ondas!! _________________ Life is too important to be taken seriously!!
Registo: Nov 06, 2007 Mensagens: 711 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Seg, 17 Dec 2007 - 15:51 Assunto:
Compra um minimalibu em 2ªmão.
7'4 ou 7'6
Eu comecei com um e dei-me muito bem, depois escolhes para onde queres evoluir. Eu escolhi o longboard, mas também já consegui fazer ondinhas numa 6'4'' do meu irmão...
Começar com uma prancha pequena é levar pancada desnecessária. Quando mecanizares o take off experimentas, mas até lá não ganhas nada com isso.
Eu comecei com um e dei-me muito bem, depois escolhes para onde queres evoluir. Eu escolhi o longboard, mas também já consegui fazer ondinhas numa 6'4'' do meu irmão...
Começar com uma prancha pequena é levar pancada desnecessária. Quando mecanizares o take off experimentas, mas até lá não ganhas nada com isso.
não posso deixar de concordar...... eu comecei em setembro com uma malibu 7'4" e tenho evoluido bastante com ela..... bem bom.. até já faço umas ondas de vez em quando....
tentei surfar á uns anos com uma 6'4" e não fiz nada com ela durante 2 meses.... vai pela malibu......... _________________ QUERO uma FISH!!...
pois, mas se calhar é melhor aprender a surfar 1º.
É óbvio que a aprendizagem é mais simples com uma prancha maior, mas a adaptação para uma prancha mais pequena depois também custa um bocadinho.
Eu acho que se pode começar com uma coisa um pouco mais maneirinha (tipo uma 6'8''), mas larga (qualquer coisa como 19'' ou um pouco mais) e grossa (2 1/2) para ter sustentação e ajudar na remada.
Mas a aposta mais segura é uma malibu ou algo do estilo. Sem qualquer dúvida. O resto já requer mais uma dose de persistência
Vê alguns tópicos sobre isso que já há por aqui pelo fórum.
"The world is a book, and those who don't travel read only one page. But what no one tells you is that the book is no easy read" (in Sipping Jetstreams)
Registo: Dec 08, 2007 Mensagens: 492 Local/Origem: Carcavelos
Colocada: Seg, 17 Dec 2007 - 18:02 Assunto:
Eu comecei com uma 6'5'' e estou muito contente..
Não te estou a ver a fazer um duck dive com uma minimalibu, mas para apanhar espumas é do melhor.. _________________ Eu queria era uma sig ou um avatar.
Eu queria era uma sig ou um avatar.
s.f.f.?
Comecei há um ano e pouco com uma evollution 6'10'' com 20 de largura e a espessura não sei de cor. Tou muito satisfeito... Acho que já sinto falta de algo mais ágil, mais pequeno... _________________ Only a surfer knows the feeling
Registo: Mar 25, 2006 Mensagens: 1551 Local/Origem: Lx/Xaral do Ninhou
Colocada: Ter, 18 Dec 2007 - 12:53 Assunto:
Hugo, bemvindo antes de mais.
A escolha da prancha depende um bocado da frequência com que vais surfar.
Tenho a mesma estatura que tu. O ideal na minha opinião é começar com um longboard generoso. E quando falo em começar não falo em 2 ou 3 meses, mas talvez um ano.
Claro que por razões de portabilidade uma malibu muitas vezes é melhor para fazer esse serviço. Uma coisa na casa dos 7 qqcoisa, mas de espessura generosa e rails cheios é o ideal. Ouço muitas vezes malta que começou a surfar há pouco tempo dizer que já sente falta de uma coisa mais manobrável, mas depois olhando para o surf dessas pessoas reparo que ainda tem alguma dificuldade em cortar uma onda como deve ser. Muitas vezes colocamos os defeitos nas tábuas, como eu fiz algumas vezes tb, quando o que ainda não temos é pézinhos.
Não é que não consigas fazer o take off e andar um bocadinho numa prancha dessas. Vais é apanhar 1/4 das ondas que podias apanhar e vai ser mais díficil comprenderes a posição dos pés e outras coisas que tais. Eu quando comecei passei perto de um ano a mandar tralhos com uma 6´1 que já tinha sido do Mujica e já tinha partido.
Eu em relação ás 6´8 com shape tipo Shortboard Big Guy acho um erro. Mal fazem duckdives, e não há ali nada a não ser um pouco mais de flutuação que facilite a aprendizagem.
Por fim, se é para "ir às gaijas" elas gostam mais de uma 6´0 fininha e com um Tó Colante, se é para te divertires vai pela Malibu Rookie Style.
Espero ter ajudado.
Abraço _________________ E todos os dias voltava confiando na capacidade depuradora do mar...
"The world is a book, and those who don't travel read only one page. But what no one tells you is that the book is no easy read" (in Sipping Jetstreams)
Certa vez fiz uma 6´4 ou seria 6´5 ? a um rapaz um pouco maior do que tu , curiosamente do Porto(matosinhos) o Luis , entao ele nunca tinha surfado(so de esponja) e queria uma "Retro" . Entao disse lhe "Luis retro é dificil de surfar(como deve ser) , ainda por cima para quem nunca surfou na vida "
Entao fiz lhe uma 6´4 ou 6´5 , larga , um pouco mais de 20 largura e 2 e meio de espessura , e um fish para acompanhar. no meio em vez de por copos , pus de caixa , para ele poder por uma quilha maior.
Ele adorou e atinou logo na 1ª surfada , dito por ele e pelo amigo , e nao foi na espuma...
Passado 1 mes teve um acidente de mota e anda ha dois anos em operaçoes ao joelho , tipo Mantorras.
Registo: Jun 08, 2005 Mensagens: 4630 Local/Origem: Costa / Estremoz
Colocada: Seg, 24 Dec 2007 - 15:22 Assunto:
DiogoPedroso escreveu:
Certa vez fiz uma 6´4 ou seria 6´5 ? a um rapaz um pouco maior do que tu , curiosamente do Porto(matosinhos) o Luis , entao ele nunca tinha surfado(so de esponja) e queria uma "Retro" . Entao disse lhe "Luis retro é dificil de surfar(como deve ser) , ainda por cima para quem nunca surfou na vida "
Entao fiz lhe uma 6´4 ou 6´5 , larga , um pouco mais de 20 largura e 2 e meio de espessura , e um fish para acompanhar. no meio em vez de por copos , pus de caixa , para ele poder por uma quilha maior.
Ele adorou e atinou logo na 1ª surfada , dito por ele e pelo amigo , e nao foi na espuma...
Passado 1 mes teve um acidente de mota e anda ha dois anos em operaçoes ao joelho , tipo Mantorras.
Fiquei na dúvida qto à conclusão a tirar das tuas palavras! "Não queiras a prancha ideal, o mais certo é andares um mês a curtir e dois anos em tratamentos."??? _________________ http://vagueares.blogspot.com
Também fiquei um pouco intrigado com a tua frase , a situação do acidente do Luís foi um "a parte" , ele podia conhece-lo...
Contudo a Retro nao seria uma boa escolha a quem vai começar a surfar e muito menos com a estatura do rapaz. Eu percebi que ele queria a retro porque tinha visto filmes com o Rob machado , Rastovich e outros a curtirem.Normalmente quando se começa a surfar vai se com a pica e a esperança toda em alta, porque visto de fora parece "facil". E eu queria que ele curti se surfar , alias que conseguisse surfar , entao fiz uma prancha mais adequada á realidade dele , o que ele concordou e comprovou .Contudo deixei uns pormenores de retro , caso ele quisesse fazer a evolução para as mesmas.
Podia fazer o que ele queria sem perguntar nada , mas além de ele ser amigo dum apoiado meu , eu nao queria que ele desmotivasse e vende se a prancha ou ate mesmo largar o desporto que mal tinha começado , como acontece a tanta gente, mas sim que se divertisse a evoluir com pés e cabeça, percebesse como funcionam os varios tipos de onda e zonas da mesma , o que uma prancha consegue fazer , o que ele consegue fazer com ela etc..
Registo: Dec 29, 2006 Mensagens: 2864 Local/Origem: Peniche
Colocada: Ter, 25 Dec 2007 - 20:15 Assunto:
hugvf nesta matéria há sempre opiniões diferentes por isso o melhor é experimentares primeiro umas pranchas...
Eu aprendi sozinho com uma 6'1 (tenho 1.75 e 65kg) e passado o primeiro mês já me metia em pé e a partir dai foi começar a cortar as ondas e com o passar do tempo fui fazendo isso cada vez melhor.
Por isso é muito relativo! Experimenta a prancha primeiro. Foi assim que eu fiz. Disse ao dono que primeiro a queria experimentar umas quantas vezes e só depois é que a comprava se visse que era capaz de aprender naquela prancha. _________________ Surf & Ski
Galeria de Fotografia
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum