Como já não passava pela Foz à mais de um mês, decidi dar um pulinho até lá depois do almoço e aproveitei e levei a maquina fotográfica (desculpem a qualidade, mas a maquina já tem uns valentes anos!) para tirar umas fotos para enviar a uma ex-professora minha que foi para Angola durante um ano em missão humanitário (ela é da Foz do Arelho).
E então surgiu-me a ideia de meter aqui o link para as fotos... Não estão nada de especial no ponto de vista de surf, mas sempre dá para quem não conhece, passar a conhecer (no verão é que a Foz funciona melhor).
Secalhar quem já conhecia, vai notar umas diferenças! A aberta para a lagoa deslocou-se para o meio do areal (o ano passado estava "lá ao fundo", do lado do Bom Sucesso, tão "lá ao fundo" que o Bom Sucesso não tinha praia virada para o mar). Por isso dá para ver que não é só na Costa da Caparica ou em Esmoriz que a costa está a mudar. Na Foz a areia não se foi embora, mas houve uma grande mudança num curto espaço de tempo da configuração do areal da praia e também dos fundos da costa! Desapareceram picos, apareceram outros!
Bem, chega de falar, já estou a ser mais chato que o normal
Eu quando apanhar um dia bom de ondas, tiro umas fotos e meto aqui Só deve acontecer lá mais para a Primavera...
Aqui ficam os links (não escolhi fotos, meti-as todas, são 40):
Registo: Dec 29, 2006 Mensagens: 2864 Local/Origem: Peniche
Colocada: Sáb, 24 Fev 2007 - 21:50 Assunto:
maverick_surf escreveu:
a foz ja se deslocou outra vez
da ultima x k eu fui a foz, nao estava nada assim
Pois, e não foi pouco!!! Dantes a Foz tinha um areal enorme. Demorava-se uns 10 minutos a andar junto ao mar para chegar à aberta, agora em "2 passos" já lá estamos!
Mas pelo que tenho reparado, criaram-se novos picos, principalmente mais junto ao lado do Bom Sucesso.
A Lagoa de Óbidos é que por este andar, vai cada vez ficar com menos água! É que quase que dá para saltar de um lado ao outro da aberta! he eh
Vamos a ver se agora com as marés vivas isto volta ao normal... alguma coisa vai acontecer. A ver se para melhor, ou se ainda vai ficar pior! _________________ Surf & Ski
Galeria de Fotografia
Registo: Dec 30, 2005 Mensagens: 448 Local/Origem: ribatejo / mar
Colocada: Sáb, 24 Fev 2007 - 21:59 Assunto:
Carinhas , sinceramente acho que so vai piorar
o pior que pode acontecer a criar-se duas fozes
lembraste no verao, das ondas que dava na mare cheia la bem fora, este ano talves ja nao haja nada disso _________________
no women no cry ! or not ...
Registo: Apr 14, 2006 Mensagens: 287 Local/Origem: Vila Franca de Xira
Colocada: Sáb, 24 Fev 2007 - 22:14 Assunto:
Eu simplesmente amo este sítio! Principalmente a praia de rei cortiço.
Acho que a aberta vai estar em constante mudança. Já vi a em todo o lado, mais chegada para a foz do arelho, ja a vi pegadinha ao bom sucesso, de vez em quando lá vai para o meio... e sim, a lagoa vai ter cada vez menos àgua.
Ainda sou da altura em que se entrava lá, davam-se dois passos e ficava-se logo sem pé! Era um máximo. Agora?! Agora nem ponho lá os pés, primeiro pq a minha "onda" é outra (as ondas!), e segundo, àgua pelo tornozelo, quentinha e cheia de peixes aranha? não é para mim... _________________ Summertime and the living's easy!!!
Colocada: Sáb, 24 Fev 2007 - 22:21 Assunto:
maverick_surf escreveu:
Carinhas , sinceramente acho que so vai piorar
o pior que pode acontecer a criar-se duas fozes
lembraste no verao, das ondas que dava na mare cheia la bem fora, este ano talves ja nao haja nada disso
Então não lembro! Quando ainda andava de bb, apanhei um grande dia no pico "cu de judas" e foi surfar até deixar de haver sol, já não via nada à frente (até passei por cima de um outro gajo de bb, não o vi! lol).
Mas só se vai saber se vai ficar mal quando os fundos acentarem outra vez! Agora aquilo anda tudo mexido e sempre a mudar! Só lá para Abril ou Maio é que deve começar a acalmar, ai sim, vai-se ver se ainda existem os mesmos picos do ano passado!
Pode ser que apareça algum novo. Já dá indicios de se estar a formar um mais para o lado do Bom Sucesso (dá para ver na primeira ou segunda foto, uma onda a formar bem lá dentro).
Mas no inverno é normal a Foz não dar nada. É surfavel é no verão! Eu no final do ano passado fui lá por 3 vezes e pelas 3 vezes fiquei a fazer carreirrinhas porque com a corrente e com o quebra-côco era impossivel de se passar para o outside! Agora no verão, apanhasse lá dias bastante bons, que quando se sai da água, sai-se com um sorriso na cara _________________ Surf & Ski
Galeria de Fotografia
Registo: Apr 06, 2003 Mensagens: 5824 Local/Origem: Av. do Mar
Colocada: Sáb, 24 Fev 2007 - 22:29 Assunto:
Carinhas escreveu:
maverick_surf escreveu:
a foz ja se deslocou outra vez
da ultima x k eu fui a foz, nao estava nada assim
Pois, e não foi pouco!!! Dantes a Foz tinha um areal enorme. Demorava-se uns 10 minutos a andar junto ao mar para chegar à aberta, agora em "2 passos" já lá estamos!
Mas pelo que tenho reparado, criaram-se novos picos, principalmente mais junto ao lado do Bom Sucesso.
A Lagoa de Óbidos é que por este andar, vai cada vez ficar com menos água! É que quase que dá para saltar de um lado ao outro da aberta! he eh
Vamos a ver se agora com as marés vivas isto volta ao normal... alguma coisa vai acontecer. A ver se para melhor, ou se ainda vai ficar pior!
Frequentei a Foz na minha infância. Parece-me que a praia está igual, as esplanadas é que estão mais para a frente.
A lagoa é que realmente não tem nada a ver com o que era, mas também não era "dar dois passos e ficar sem pé". Ou só lá foste à maré cheia, ou ficavas para a esquerda do cais. Grandes passeios na maré baixa que eu dei. Hoje sei que tive sorte de nunca ter sido apanhado pela maré... _________________ Do what you love and you'll never work a day in your life.
Registo: Dec 30, 2005 Mensagens: 448 Local/Origem: ribatejo / mar
Colocada: Sáb, 24 Fev 2007 - 22:37 Assunto:
o verao passado apanhei varios dias espetaculares
num domingo de setembro, estavam a entrar umas engraçadas
um nadado salvador cota , tinha o habito de entrar e dar a volta td's os picos, meter-secom pessoal que estava na agua e depois regreçar a a praia
nesse tal domingo estava um granda quebra coco emfrete a boia gigante o gaijo entro ai, e levou alta baldo , e foi de rojo ate areia, depois acapou por entrar
quando passa pelo pico houve dois gaijos que se meteram com ele - he he granda tralho, ate foste de recu !!
o gaijo respondeu - so sei que nao perdi o palito !!!
lololol
a remada ate ao pico , era upa upa , puchadote , pelo menos pa maçarro como eu _________________
no women no cry ! or not ...
Registo: Apr 14, 2006 Mensagens: 287 Local/Origem: Vila Franca de Xira
Colocada: Sáb, 24 Fev 2007 - 22:46 Assunto:
Presley, quando digo que dava dois passos e ficava sem pé quero dizer que tinha muita água lol mas que ficava sem pé, isso ficava, quando estava maré cheia claro. _________________ Summertime and the living's easy!!!
Colocada: Sáb, 24 Fev 2007 - 22:50 Assunto:
a_Borboleta_ escreveu:
Presley, quando digo que dava dois passos e ficava sem pé quero dizer que tinha muita água lol mas que ficava sem pé, isso ficava, quando estava maré cheia claro.
Agora puseram-me com saudades da foz do arelho. Eu não curtia era as correntes daquilo. Só não havia corrente quando as marés estavam a mudar. _________________ Do what you love and you'll never work a day in your life.
Colocada: Dom, 25 Fev 2007 - 0:19 Assunto:
O mar da Foz sempre foi puxadote
Tem aqueles dias que quase parece a lagoa (são raros!), mas grande parte dos dias, mesmo de verão, tem sempre aquele quebra-côco na maré vazia e na maré cheia aquelas ondas grandes que juntamente com as correntes, dão trabalho a quem quer entrar (ou sair!).
Eu como desde sempre que vou para a Foz, já estou habituado a levar porrada a entrar e a sair, às correntes que tanto estou em frente ao hotel como já estou a passar a bandeira uns segundos depois
Vamos lá ver se com estas mexidas todas na praia e nos fundos, este verão vai estar alguma coisa boa para o surf! É que eu ir para a Foz são 10Km e ir para o Baleal são 25Km. Ainda pesa na carteira toda esta gasolina!
Mas no inverno não dá mesmo para surfar na foz! É só mesmo ir lá para limpar o pulmão e tirar a ferrugem às articulações com tanta porrada que se leva!
A ver se agora com o swell a baixar, dá um diazinho jeitoso para eu tirar umas fotos e meter aqui! Mas se estiver corrente como é normal estar nesta altura do ano, duvido!
Já agora deixo aqui umas fotos tiradas pelo fotografo aqui das Caldas que costuma passar pela Foz de vez em quando e tira fotos ao pessoal!
É raro estar assim na foz, a dar tubos, mas às vezes lá vem! As primeiras são de são de 27 de Dezembro de 2006.
Colocada: Ter, 27 Fev 2007 - 14:02 Assunto:
Estava eu à procura de uma webcam na Foz do Arelho (a Câmara das Caldas da Rainha tinha um projecto para lá por uma e outras quantas na cidade!) e encontro umas fotos de como era antes a foz.
Agora sim, dá para ver a real mudança!
Hoje lá para as 17h devo ir lá tirar mais umas fotos. A maré vazia é às 18h, a ver se com esta descida de swell e com o vento fraco que está hoje está alguma coisa de jeito _________________ Surf & Ski
Galeria de Fotografia
Registo: Dec 15, 2006 Mensagens: 2690 Local/Origem: Carcavelos
Colocada: Ter, 27 Fev 2007 - 16:56 Assunto:
presley escreveu:
Dau escreveu:
pedrointhehouse escreveu:
Foz do arelho faz-me lembrar ENA PÁ 2000
Come again??
Foz do Arelho és o nosso escaravelho.
Pronto... confesso que "ena pá 2000" não é um dos meus fortes. falha minha, falha minha...
mas a vossa conversa parece a twilight zone! _________________ Mar onde se esvai o meu corpo
Até se tornar em Mar, ele também
[Rádio Macau/O Elevador da Glória/Aos meus amores]
Colocada: Ter, 27 Fev 2007 - 17:07 Assunto:
Dau escreveu:
presley escreveu:
Dau escreveu:
pedrointhehouse escreveu:
Foz do arelho faz-me lembrar ENA PÁ 2000
Come again??
Foz do Arelho és o nosso escaravelho.
Pronto... confesso que "ena pá 2000" não é um dos meus fortes. falha minha, falha minha...
mas a vossa conversa parece a twilight zone!
Os Ena Pá 2000 são da Foz do Arelho, e têm uma musica chamada Foz do Arelho, que diz "Foz do Arelho és o nosso escaravelho/E tão bonita/Tão delicada/Foz do Arelho és a nossa namorada" ou algo parecido... _________________ Do what you love and you'll never work a day in your life.
Registo: Dec 15, 2006 Mensagens: 2690 Local/Origem: Carcavelos
Colocada: Ter, 27 Fev 2007 - 17:15 Assunto:
presley escreveu:
Os Ena Pá 2000 são da Foz do Arelho, e têm uma musica chamada Foz do Arelho, que diz "Foz do Arelho és o nosso escaravelho/E tão bonita/Tão delicada/Foz do Arelho és a nossa namorada" ou algo parecido...
aprende-se muita coisa no Atitude _________________ Mar onde se esvai o meu corpo
Até se tornar em Mar, ele também
[Rádio Macau/O Elevador da Glória/Aos meus amores]
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum