Registo: Jan 19, 2009 Mensagens: 373 Local/Origem: |Caparica|
Colocada: Ter, 10 Jan 2012 - 15:04 Assunto:
Pirata escreveu:
BocK escreveu:
Uma garantia que na compra de uma prancha nova sei que tenho x arranjos que não são cobrados ,óbvio que não falo de pranchas partidas, vincadas, copos partidos, mas aqueles dings simples que muitos cobram para os arranjar...
Quando compras um carro no stand e mandas uma mocada num pilar do centro comercial, tambem não voltas lá para te arranjarem o ding.
Parte das garantias é saber escolher um shaper.
1º Post do SeaNoEvil com nota -> 9 out of 10 loool
Uma garantia que na compra de uma prancha nova sei que tenho x arranjos que não são cobrados ,óbvio que não falo de pranchas partidas, vincadas, copos partidos, mas aqueles dings simples que muitos cobram para os arranjar...
dafuq?
Este argumento é dos mais estranhos que já li!
Explica lá bem porque é que isso deveria acontecer?
Nunca te aconteceu caíres numa onda e bateres na prancha fazeres um ding de treta e levarem-te € por um arranjo de treta numa prancha nova.
Obvio, porque é que um shaper tem de trabalhar para aquecer com um ding da tua responsabilidade? Não foi ele que caiu na onda. _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Quando compras um carro no stand e mandas uma mocada num pilar do centro comercial, tambem não voltas lá para te arranjarem o ding.
Parte das garantias é saber escolher um shaper.
1º Post do SeaNoEvil com nota -> 9 out of 10 loool
Seguro
Seguro diferente de garantia.. _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
para o bloco sair barato, tem de se comprar em quantidade, e isto para um desconto que ronde os 10%, logo com impostos e afins, um bloco para uma 5'11 que tanto se vê no mercado, fica à volta de 60 euros. A isto, somar +/- 30 de resina, já vamos nos 90. Juntar mais um sistema de linha branca fcs tri fin rondaria os 12 euros, logo, já chegamos às 102 e ainda falta pelo menos 2 euros para o leash plug. 104. Como convém meter fibra de vidro, e suponhamos que se vai para a mais baratinha e toda de 4 oz, pelo menos uns 6 metros.. Digamos que mais uns 18 euros. 122 euros. Aqui nem vou incluir pigmentos nem outro tipo de acessórios. Só mesmo o mais básico. 122 para uma 5 '11. Mas atenção, convém que a prancha seja minimamente polida. Logo, aí uns 4 euros de lixas, e saltamos para os 126. Sendo que todo o equipamento de construção, plainas, polidoras, surforms, e afins, nem sequer vão entrar no exemplo.
Bem, aqui já estamos com 126 euros... E nem sequer estão incluídos os custos de transporte.. Mandando vir para casa, ou ir buscar ao sítio, tempo+gasóleo + afins, que se considere 14 euros. e Já chegamos aos 140 euros.
Isto só em materiais... Para os 350 que se fala em portugal, aparentemente, há um lucro de 210 euros por prancha!! ERRADO!!
Pois se o shaper tiver que pagar renda, água, electricidade e amortizar os equipamentos de construção.. o lucro desaparece. Mas não vamos contar com estes gastos.
Vamos pensar no tempo que se demora a fazer a prancha... Entre laminações, sem contar com o tempo de espera, diria 1h30 líquidos. Montar copos, 0h30, montar leash 00h15, e já estamos com 2h15. Polir, aí umas 3 horas, e já vamos em 5h15.. Mas ainda falta o shape... Fazer medições, cortar, alisar, voltar a medir, voltar a cortar... a fazer as contas por baixo umas 3/4 horas, mais uns 30 min de hot coat... Em média 10 horas por prancha... Sendo que há vários períodos de espera...
O que remete para a questão, qual será o custo de hora que um shaper deve ganhar??? é que dos 20 euros que sobra em média por hora, uma parte é para pagar o trabalho e outra é para o lucro que aparece do valor acrescentado que o shaper introduziu na prancha.
Logo a diferença de preços entre essas pranchas, assenta no custo de mão de obra e qualidade de materiais... Mas assumindo que os materiais são da mesma qualidade, e que ainda tem um custo de transporte associado, onde é que acham que se vai buscar o lucro???
A Resposta é fácil, provavelmente os trabalhadores nem sequer sabem o que são epi (equipamentos de protecção individual) e deveram lidar com resinas e foam sem protecção, e os salários devem ser miseráveis.
Logo, vocês querem mesmo compactuar com este sistema??? Querem sair beneficiados com a miséria dos outros? Querem andar numa prancha de 250 e saber que quem fez a prancha provavelmente, numa vida inteira nunca vai poder comprar uma???
Quem acha acha que as pranchas são caras tem uma solução, fazer a sua própria prancha. E aposto que muita gente que surfa e reclama do preço das pranchas, não estaria disponível para trabalhar à mesma taxa horária que os shapers trabalham.
Quanto à garantia das pranchas, é um absurdo, visto ser um desporto com muitas zonas de impacto... Não podendo o shaper ser responsabilizado pelo mau uso ou pelas condições da natureza.
Logo, da minha parte, aos que são competentes, só merecem o meu respeito, e prefiro pagar um preço que faça com que o shaper amanhã ainda exista e me possa fazer outra, do que pagar uma "bagatela" e amanhã não ter quem me faça as pranchas.
Nunca te aconteceu caíres numa onda e bateres na prancha fazeres um ding de treta e levarem-te € por um arranjo de treta numa prancha nova.
já.
praticamente sempre que surfo, venho com um ding novo.
Mas que culpa tem o material e o shaper da minha falta de cuidado?
Porque deve ele ser responsabilizado por algo que lhe foge ao controle?
Escuta.
Se tu levantares uma tábua desnivelada, com um copo torto, etc, ponho as mãos no fogo que qualquer shaper tuga te faz uma nova DE BORLA. Isto porque vivem da reputação, e isso é a melhor garantia que tu podes ter, ponto final.
Se eu sou um azelha do caray, comprei uma prancha 5'' abaixo do que surfo e aquilo não anda, se a cada bico de pato meto um joelho novo no deck....fds.. já que me f#des diz que me amas.
A culpa é do material?!
já realizaste bem, o que seria, a nivel de variaveis, existir um "seguro" para pranchas?!
peso, habilidade, mar onde vai ser utilizado, periodicidade, estudos, gráficos e "pies", um teste de polígrafo para validar que tu não mentes quando dizes o teu nivel, testemunhas que comprovem que o que falhou foi o material e não tu, que estavas de meias, que tinhas o preservativo posto, que o teu carro tem as dimensões adequadas para transportar a tua prancha, que a guardas no quarto ou na casa de banho onde pode estar exposta a fungos e agentes químicos, declarações amigáveis, e uma outra data de merdas.
Depois um grupo de amostra para comprovar isso tudo.
mais taxas de seguro (não querias poupar?)
(saca lá da tua apólice do carro ou de saude e lê as miudinhas)
Eu também gostava que me arranjassem os dings de borla pah!
pensa que os 15 ou 20eur que te levam para remendar a tua tabua, não cobrem 1/3 da mão obra utilizada, ou tempo que podia estar a ser mais rentável ao shaper/laminador.
Ou seja, estás a ter é um ganda desconto!
Colocada: Ter, 10 Jan 2012 - 15:21 Assunto:
Pirata escreveu:
BocK escreveu:
SeaNoEvil escreveu:
Citação:
dafuq?
Este argumento é dos mais estranhos que já li!
Explica lá bem porque é que isso deveria acontecer?
Obvio, porque é que um shaper tem de trabalhar para aquecer com um ding da tua responsabilidade? Não foi ele que caiu na onda.
Só acho que se custa ganhar 350€ e dar por uma prancha que não tem garantia, não te digo que são todos mas há muitos que te cobram por arranjos de treta.
É a minha opinião e é pelo bom atendimento que me dão que agora não troco a marca que uso.
Mas aproveitei este tópico porque não é só aqui que já discuti este assunto e como é óbvio cada uma tem direito à sua opinião.
Com todo o avanço tecnológico e com a massificação da produção, o preço das pranchas em PT nao baixa. Apesar de existirem dezenas de fabricas/shapers em PT a verdade é q verdadeira concorrência não existe pois praticam todos preços semelhantes. Já mandei vir pranchas de Gijon espanha por 290€ preço final com entrega gratuita à porta de casa. Ahh e com factura. Acredito que os custos de produção sejam os mesmos q em Portugal.
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Ter, 10 Jan 2012 - 17:52 Assunto: Re: 350€.
[quote="
Se formos a ver um gajo que ande no ginásio paga mais que isso por mês.[/quote]
Eu pago vinte e nove euros e noventa cêntimos com livre passe, piscina de 25m, jacuzzi, sauna e banho turco incluídos... no entanto tenho tendência a só trocar de tábua qd deixam de flutuar ou se partem, vá se lá saber pqê.
Julgo que ganho sentimentos profundos às ditas cujas pelo q... sendo um gajo com tendências monogâmicas pelo q nem é das coisas onde gasto mais €€€.
Gostava de saber quais os modelos de telemóveis q quem se queixa do valor das pranchas em Pt possui... só assim pq sim. _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Ter, 10 Jan 2012 - 17:53 Assunto: Re: 350€.
[quote="
Se formos a ver um gajo que ande no ginásio paga mais que isso por mês.[/quote]
Eu pago vinte e nove euros e noventa cêntimos com livre passe, piscina de 25m, jacuzzi, sauna e banho turco incluídos... no entanto tenho tendência a só trocar de tábua qd deixam de flutuar ou se partem, vá se lá saber pqê.
Julgo que ganho sentimentos profundos às ditas cujas pelo q... sendo um gajo com tendências monogâmicas nem é das coisas onde gasto mais €€€.
Gostava de saber quais os modelos de telemóveis q quem se queixa do valor das pranchas em Pt possui... só assim pq sim. _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
OI??? nem te vou dizer o preço de um bicicleta de BTT decente para não te dar um ataque cadíaco e paintball...dasss...cada vez que lá vou largo 25 aérios
Já agora se acham que 350 aérios é muito por uma prancha de surf vejam quanto custa uma de windsurf ou kite...ou quando custa o material para estas modalidades
como se custuma dizer: não há dinheiro não há vícios
eu tb curtia que os ferraris custassem os mesmo que custa um corsa pois curtia bué ter um...os cabrões dos italianos é que não querem baixar o preço
Vocês estão a queixar-se que o surf é um desporto caro?!!!
Há tempos comprei um Jaguar R5 para me dedicar ao meu novo desporto. Ora sabem quanto é que eu tive que largar? €2.500.000 + IVA. Está bem que aquele V10 por de trás da cabeça ronrona como os actuais F1 não conseguem gritar. Até vos conto um episódio caricato que envolve os tais dings. €10 não é nada por um arranjo. Estava eu no Estoril a semana passada quando sou dropinado à boca podre por um F3000. Claro que eu quis mostrar-lhe porque é que não está na mesma categoria. Toca de meter a 3.ª 10 000 rpm, 13 000, 15 000, salta às 18 000 e vem a 4.ª. Segue-se uma sequência semelhante e frenética até aos 300 km/h. E... O filho da mãe vê-me pelo retrovisor, abranda pq sabe que não há nada que possa fazer contra aquele felino indomável e decide passar a minha asa dianteira a ferro. Resultado, a fibra saltou toda e tive que mandar shapar uma nova à RedBull que agora trata do assunto. Os gajos levaram-me €20000! Mas deviam ver a menina quando saiu da câmara de vácuo. O cheiro a carbono, a leveza e arestas perfeitas. E pneus novos? 5000 o conjunto hein... Há pois é. Custa manter uma máquina daquelas pah. portanto a próxima vez que largarem guito por uma board novinha, lembrem-se que há coitados que têm que dar muito mais para tratar um dingzito.
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Ter, 10 Jan 2012 - 18:54 Assunto:
Há pessoal que quer dado e arregaçado!!!
Quando vais ás putas não és daqueles que diz que não pagas só porque já lhe tas a prestar o serviço de alimentação!?
Desde quando que ter uma prancha de surf é um luxo?!
Gastas €350 ou 400 e tal quando não pagas 500 por uma prancha...
No BTT pagas €1000 por uma bike que se fode cada vez que andas!
Fuq não rebentas a prancha todos os dias!??
Se tas mal com os preço abre o negocio... agora digo-te se reduzires o preço vais ter que reduzir em outra coisa... reduzes em qualidade e tens o pescoço na guilhotina porque metes a vida de alguém em risco!
Mais se queres pagar €350 pagas se não queres pagas €150 por uma de segunda mão... ou mais barata! _________________ Com cuecas de aço!
O shape de uma prancha tem muito que se diga.
E os shapers são surfistas e pessoas como eu e tu, e precisam de ganhar a vida como qualquer um de nós, precisam de ter um vencimento.
E se esse vencimento vem de uma arte que apenas eles dominam, têm o direito de cobrar por isso.
Aliás, acho que os shapers em Portugal são completamente underrated, e muito pouco apreciados.
Quem acha que as tábuas são caras, experimente fazer uma!
Quando o Clark fechou, e a corrida aos blocos começou, não se encontravam pranchas à venda por menos de 500eur.
Por mim, mantinha-se assim.
Era uma forma de eliminar a massificação do surf, como vemos hoje em dia, pelo crowd, publicidades a carros e seguros e aplicações bancárias a vender estilos de vida "radicais" (f#dssee, se os fabricantes de carros soubessem que um surfista a sério trocava metade dos extras por uma chave de ir à água...)
Comprar uma tábua que saiu de uma linha de montagem, elimina muitos aspectos que EU considero importantes e mágicos no surf:
- O passar as mãos no bloco antes de ser cortado
- A ansiedade de ir ligando para saber como está a correr o shape, se já está laminada, se já tem copos, quando é que podes ir ver a pintura.
- Os dedos de conversa, e os inevitáveis atrasos do shaper e as desculpas mais engraçadas de sempre.
- O 6 pack de cerveja que se leva quando se vai levantar a tábua e que serve como agradecimento por nos ter aturado, durante meses.
-saber que igual "aquela" não há nenhuma.
Esta merda não é mais um Ipad ou Iphone que compras e que se dá uma ejaculação mental durante dois dias e depois que se F#da porque da prateleira de onde veio há mais a sair.
Concordo que as pranchas sejam caras.
Concordo que os shapers mantenham os preços.
Concordo que os remendos seja levados a sério, ou quem quiser poupar que faça em casa e veja a merda que faz ( ou não!)
Surf não é futebol.
Surf não é BTT, paintball ou call of duty.
Esta merda utiliza uma variável que é o mar, com recursos finitos, e imprevisível.
Logo, esta merda tem e deve ser cara.
Quem não quiser, ou discordar, pode sempre dedicar-se a outro desporto mais barato e conveniente.
Este post diz tudo. Concordo plenamente. _________________
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Ter, 10 Jan 2012 - 19:10 Assunto:
Eu nunca fui muito de me queixar do preço das pranchas de surf, mas desde que comecei a andar com pranchas de SUP laminadas com carbono e que sei o PVP delas, as de surf parecem-me uma pechincha... _________________ Sunova Surfboards / Janga Wetsuits
eu acho justo uma prancha ser 350 ou mesmo acima. quem vê as pranchas wavegliders ou paulo jacinto e o tempo ali empregue bem como materiais chega à conclusão que valem o que valem. O bock tem a opiniao dele mas realmente estás a remar contra uma maré muito forte amigo. O preço é adequado e ainda acho mais, deviam ser mais caras para ver se esta merda fica com menos crowd _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Ter, 10 Jan 2012 - 19:11 Assunto:
Já para não falar que qualquer boa pagaia custa mais de 300 euros e que desde o verão já parti duas... _________________ Sunova Surfboards / Janga Wetsuits
Colocada: Ter, 10 Jan 2012 - 19:20 Assunto:
Ananas escreveu:
eu acho justo uma prancha ser 350 ou mesmo acima. quem vê as pranchas wavegliders ou paulo jacinto e o tempo ali empregue bem como materiais chega à conclusão que valem o que valem. O bock tem a opiniao dele mas realmente estás a remar contra uma maré muito forte amigo. O preço é adequado e ainda acho mais, deviam ser mais caras para ver se esta merda fica com menos crowd
Ananás, apenas comparei a realidade do Salário mínimo de Portugal e o custo de prancha cá com o que custa lá fora em comparação ao que se ganha lá fora.
Só que aqui no fórum a gajos de bolso cheio que falam porque sim sem ter noção que é a ter infelicidade de querer surfar e não ter dinheiro para comprar uma prancha nova feita á sua medida quando mais quando juntam o gito e a prancha lixa-se e fica parada até se ter dinheiro para o arranjo que custa uns meros 10€ digamos um dingzito da treta...
Editado pela última vez por BocK em Ter, 10 Jan 2012 - 19:27, num total de 2 vezes
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum