Registo: Aug 07, 2009 Mensagens: 46 Local/Origem: Peniche/Lisboa
Colocada: Sex, 16 Out 2009 - 17:22 Assunto: Pranchas de Surf em carbono
Gostava de saber, como se fazem as pranchas de surf em carbono, parece que é uma ideia nova que está a sair agora
CUMPS _________________ Só verdadeiramente conheces os teus limites quando os ultrapassas
Não é uma ideia assim tão nova, vi um tipo na Costa faz uns dois anos ou mais com um longboard em fibra de carbono. _________________ Cumprimentos,
Sérgio B.
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Sex, 16 Out 2009 - 23:27 Assunto: Re: Pranchas de Surf em carbono
thefancho escreveu:
Kikosurf escreveu:
Gostava de saber, como se fazem as pranchas de surf em carbono, parece que é uma ideia nova que está a sair agora
CUMPS
é tudo iguaal menos o glass que é feito com fibra de carbono!!
Hasta
fancholas,
É tudo igual como? As pranchas de carbono que mais se vêem por aí agora, as Aviso, têm tudo menos de parecido com as de PU. São pranchas ocas... e também não são uma ideia nova, já andam por aí pelo menos há uns 2 anos _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Registo: Aug 21, 2005 Mensagens: 2901 Local/Origem: Terrugem
Colocada: Sáb, 17 Out 2009 - 8:35 Assunto:
andrefaria escreveu:
mas quando dizem que sao(a prancha toda nao so os rails e deck) mais duras do que um automovel e mesmo verdade?
Nos automoveis usa-se kevlar é fibra organica sujeita a pressão de vaco,
Fica mais resistente , dependendo da pressao exercida.
Como por exemplo o Mercedes SLR é todo feito de Kevlar só usa ferro nas longarinas da frente, 5 vezes mais resistente que o aço e mais leve.
As pranchas de surf a diferença é na laminaçã em vez de manta fibra de vidro, usa-se manta fibra de carbono por si só já é mais resistente.
No entanto as pranchas Aviso acredito que seja usada a tecnica de vaco, a fim de ganhar resistencia compensado serem ocas. _________________ http://mugen2i.blogspot.com/
mas quando dizem que sao(a prancha toda nao so os rails e deck) mais duras do que um automovel e mesmo verdade?
Nos automoveis usa-se kevlar é fibra organica sujeita a pressão de vaco,
Fica mais resistente , dependendo da pressao exercida.
Como por exemplo o Mercedes SLR é todo feito de Kevlar só usa ferro nas longarinas da frente, 5 vezes mais resistente que o aço e mais leve.
As pranchas de surf a diferença é na laminaçã em vez de manta fibra de vidro, usa-se manta fibra de carbono por si só já é mais resistente.
No entanto as pranchas Aviso acredito que seja usada a tecnica de vaco, a fim de ganhar resistencia compensado serem ocas.
Kevlar é uma marca da Dupont, não é um material, o material chama-se poli-parafenileno-tereftalamida
É outro material, não tem relação com a fibra de carbono...
Não percebo o que queres dizer com fibra 'orgânica'
O slr tem um monocoque em fibra de carbono, o berço do motor é de alumínio, e tem dois reforços nos pilares, em tubo de aço.
'Ferro' não existe como material, é um elemento, só existe combinado com carbono, ou seja, aço, não existe nenhuma peça de 'ferro'
Em rigor quando se fala de um compósito devia-se falar dois seus componentes, ou seja, quando se diz fibra de carbono está-se a falar de um tecido sem resistência nenhuma, essa resistência (mais forte e mais leve que o aço bla bla) é conseguida com a impregnação com resina epóxida. ou seja, uma peça para ser realmente forte e leve é feita de fibra de carbono reforçada a resina de epoxy.
Nas pranchas normais usa-se fibra de vidro reforçada a resina de poliester, mas também se pode usar resina de epoxy, assim como se pode usar resina de poliester com fibra de carbono, não se obtém é a resistência máxima.
Além disto, para ser obtida a melhor resistência e peso usa-se o autoclave que aplica temperatura e pressão, expele a resina em excesso e compacta todas as camadas, para uma peça muito rígida.
O método mais utilizado é com vácuo, com a mesma função, retirar a resina que está em excesso e compactar as camadas, mas o autoclave cria peças mais resistentes.
Ou seja, podemos fazer pranchas com fibra de carbono reforçada a resina de poliester (mais estética que outra coisa), podemos fazer com fibra de carbono reforçada a resina de epoxy, podemos fazer com fibra de vidro reforçada a resina de epoxy, podemos fazer pranchas ocas com fibra de carbono e resina de epoxy, com fibra de vidro não convém porque a quantidade de camadas necessárias para a prancha ficar minimamente rígida fariam com que ficasse muito pesada.
Colocada: Sáb, 17 Out 2009 - 10:59 Assunto:
O segredo do Kevlar nao sei, e sim sao materiais diferentes, as cores dos trés tambem sao diferentes, e patentiado pela Dupon.
Fibra de carbono é mais resistente que a de vidro e menos resistente que o Kevlar
todos eles sao moldados com resinas epoxy ou não.
A fim de ganhar maior resistencia, aplica-se pressão de vaco, este pode reduzir bastantes o seu tamanho (compressão), aumentando a sua resistencia varias vezes.
Até aqui penso que estamos de acordo.
As pranchas Aviso pelo que o Dafonso disse alguns modelos são ocos, nao acredito que consiga resistencia suficiente sem ser aplicada pressão de vaco.
Quanto ao SLR um dia destes vens ter comigo á Mercedes e eu mostro-to ao vivo e a cores varios SLR´s.
Todo o carro é em Kevlar menos as longarinas frontais.
Quando digo todo digo:
Chassi, este é mais resistente que todas as outras peças, chassi é formado por uma unica peça.
Capon, Guarda-lamas frontais (traseiros fazem parte do chassi), mala, portas, para-choques, resguardes inferiores, spoilers, aleron e muitas outras peças mais pequenas.
Boa relação peso/reistencia.
Registo: May 12, 2003 Mensagens: 2732 Local/Origem: Parede
Colocada: Sáb, 17 Out 2009 - 12:41 Assunto: Re: Pranchas de Surf em carbono
dafonso escreveu:
thefancho escreveu:
Kikosurf escreveu:
CUMPS
é tudo iguaal menos o glass que é feito com fibra de carbono!!
Hasta
fancholas,
É tudo igual como? As pranchas de carbono que mais se vêem por aí agora, as Aviso, têm tudo menos de parecido com as de PU. São pranchas ocas... e também não são uma ideia nova, já andam por aí pelo menos há uns 2 anos
Sim, nem sequer ponho em causa, mas na ET já se fez umas com o glass em fibra de carbono, o resto era tudo igual. Possivelmente estamos a falar de coisas diferentes! Eu lembro-me de ver uma á venda na windsurfGuincho no cascaisshoping se não estou em erro que acho que era como essa que tu dizes, toda preta.
O segredo do Kevlar nao sei, e sim sao materiais diferentes, as cores dos trés tambem sao diferentes, e patentiado pela Dupon.
Fibra de carbono é mais resistente que a de vidro e menos resistente que o Kevlar
todos eles sao moldados com resinas epoxy ou não.
A fim de ganhar maior resistencia, aplica-se pressão de vaco, este pode reduzir bastantes o seu tamanho (compressão), aumentando a sua resistencia varias vezes.
Até aqui penso que estamos de acordo.
As pranchas Aviso pelo que o Dafonso disse alguns modelos são ocos, nao acredito que consiga resistencia suficiente sem ser aplicada pressão de vaco.
Quanto ao SLR um dia destes vens ter comigo á Mercedes Portugal e eu mostro-to ao vivo e a cores varios SLR´s.
Todo o carro é em Kevlar menos as longarinas frontais.
Quando digo todo digo:
Chassi, este é mais resistente que todas as outras peças, chassi é formado por uma unica peça.
Capon, Guarda-lamas frontais (traseiros fazem parte do chassi), mala, portas, para-choques, resguardes inferiores, spoilers, aleron e muitas outras peças mais pequenas.
Boa relação peso/reistencia.
Aqui tambem penso que estamos de acordo
Ehehe não é segredo, Kevlar é mesmo uma marca da Dupont, o nome do material é poli-parafenileno-tereftalamida
Não preciso que me leves à mercedes Portugal para ver SlRs, até porque não é coisa que me atraia muito... se arranjares alguém que deixe dar uma volta num f40 gte , ai ja vou ter ctg ehehe. mas não deves ter visto bem... é dificil confundir fibra de carbono com kevlar...
O slr não é todo em kevlar , é em fibra de carbono, ou seja, tem um monocoque em fibra de carbono, o que inclui o chassis. O berço do motor, ou se lhe quiseres chamar longarinas, em alumínio, não de aço, e nunca de ferro.
O vácuo não reduz o tamanho da peça, e não teria nenhuma lógica porque a peça esta no molde, e a peça final tem que ser o positivo do molde, o que acontece, como ja disse, é que o vácuo elimina a resina excedente e comprime as camadas a fim de criar uma peça mais resistente e mais leve.
Dizeres que o kevlar é mais resistente que a fibra de carbono é muito vago... existem aplicações em que cada material se enquadra melhor, não é necessáriamente um melhor que o outro.
Talvez queiras dar uma vista de olhos por aqui.
Não é uma prancha mas dá para teres uma ideia do que queres e ajuda a perceber um pouco da técnica.
Não é nada do outro mundo e teoricamente é simples. Basta quereres e teres força de vontade.
Este meu amigo Ross entendeu que havia de fazer uma pagaia de carbono e fez mesmo.
Como tudo na vida há pros e contras...sim também há contras.
Nem tudo é côr de rosa e não deves areditar em tudo o que leres.
Filtra toda a informação para fazeres uma análise imparcial tanto quanto passível.
São caras? Depende do ponto de vista do comprador e da carteira de cada um.
Fabricar estas pranchas tem o seu quê de difficuldade mão de obra especializada e materiais algo caro mas como te disse nada é impossível.
Essas JS têm alto aspecto...será que o futuro das pranchas nao passa por este tipo de material...?? pode ser uma pergunta estupida mas... ja agora alguem sabe a diferença de colocar o rails em carbon e nao no string??qual é a diferença da dinamica da prancha???
Alguem disse ai que era uma questao estetica da Fibra de carbono; tambem o foi ,nao percebo porque é que tem todas as pranchas que tenham "bocados" dessa fibra , tenham mossas principalmente a volta das mesmas.
Não vejo ganho nenhum em ter uma prancha com partes mais sensiveis e outras mais resistentes , é um contra senso daqueles....
Contudo , toda do mesmo material já é outra fruta , tal como mesma aplicação/camadas de fibra.
Alguem disse ai que era uma questao estetica da Fibra de carbono; tambem o foi ,nao percebo porque é que tem todas as pranchas que tenham "bocados" dessa fibra , tenham mossas principalmente a volta das mesmas.
Não vejo ganho nenhum em ter uma prancha com partes mais sensiveis e outras mais resistentes , é um contra senso daqueles....
Contudo , toda do mesmo material já é outra fruta , tal como mesma aplicação/camadas de fibra.
Mossas no carbono?
Tens mesmo a certeza que era carbono?
Porque dizes que é um contra senso? Podes ser mais específico?
A dita prancha que tu viste de carbono era oca ou era de foam?.
Há que ser mais específico para podermos analisar as questões com mais imparcialidade.
Digo isto porque a fibra de carbono é muito mais riga "stiff" que a fibra de vidro e consequentemente mais forte, porém é menos flexível e estaladiça. Daí a minha admiração da mossa.
Sabes, é fácil dar coloração à fibra de vidro a imitar fibra de carbono, daí a minha pergunta se tens a certeza do que viste?
Repara, não estou a duvidar da tua palavra, se pões as mãos no fogo na afirmação então fico . Algo está errado.
Colocada: Dom, 18 Out 2009 - 19:31 Assunto:
amlap
Ando a estudar um extractor de pó e polvorisação de tinta suspensa no ar.
Não conheces ninguem que tenha feito algo do género?
Não encontro muita informação, até agora o mais funcional que encontrei é um esquema chamado aspiração por turbilhão. _________________ http://mugen2i.blogspot.com/
Mossas no carbono?
Tens mesmo a certeza que era carbono?
Porque dizes que é um contra senso? Podes ser mais específico?
A dita prancha que tu viste de carbono era oca ou era de foam?.
Há que ser mais específico para podermos analisar as questões com mais imparcialidade.
Digo isto porque a fibra de carbono é muito mais riga "stiff" que a fibra de vidro e consequentemente mais forte, porém é menos flexível e estaladiça. Daí a minha admiração da mossa.
Sabes, é fácil dar coloração à fibra de vidro a imitar fibra de carbono, daí a minha pergunta se tens a certeza do que viste?
Repara, não estou a duvidar da tua palavra, se pões as mãos no fogo na afirmação então fico . Algo está errado.
Nunca disse que a prancha era de caborno.... le melhor o texto sff, vais ver do que falo.
Registo: Oct 07, 2009 Mensagens: 14 Local/Origem: S. Pedro da Trafaria
Colocada: Dom, 18 Out 2009 - 21:30 Assunto:
Boa noite a todos, faço aqui uma breve apresentação visto este ser o meu primeiro post aqui no Atitude. Chamo-me Ricardo Peixoto, sou da zona da Caparica, comecei em 1993 a fazer pranchas de surf para mim e alguns amigos parei de as fazer em 1998 devido ao meu trabalho na altura que era na área da construção naval e projecção de moldes para compósitos, voltei a construção de pranchas em 2002 a tempo inteiro mas para outra modalidade o KiteSurf onde pode aplicar todas as técnicas que tinha adquirido na construção naval e de algumas formações em compósitos que tive que tirar na altura, falo em pranchas de Kitesurf porque o que predomina na construção das mesmas é o carbono o Kevlar e a resina epoxi laminada a vácuo, de a uns anos para cá do kitesurf derivou a modalidade em ondas que já devem ter visto onde a prancha é praticamente igual as de surf mas com algumas diferenças a nível de reforços. Eu tenho usado o carbono nessas pranchas de surf e existe várias maneiras para o seu fabrico.
- Podem ser ocas como é o caso das AVISO, a sua construção é feita num molde com várias camadas de carbono e reforços em AIREX ou DIVINYCELL (Estes dois materiais são núcleos tipo PU mas muito mais resistente, façam uma pesquisa dessas marcas que ficam a saber que material consiste.) a laminação é feita a vácuo com tecidos de carbono pré-impregnados. Este tipo de construção nunca usei em pranchas devido ser muito dispendioso.
- Podem ser feitas como as pranchas convencionais e laminadas a carbono com ou sem vácuo, este tipo de construção já usei bastantes vezes neste caso eu prefiro a laminação a vácuo e resina epoxi (normalmente a laminação a vácuo em grandes áreas tem que ser em epoxi porque tem um tempo de gel mais prolongado). Mas não pensem que por ser uma prancha em carbono não faz mossas porque as faz também, embora o carbono seja mais resistente que o roving o bloco continua a ser o mesmo. E atenção ao que o amlap escreveu sobre as imitações que é verdade, existem tecidos roving tingidos de preto como também existe kevlar tingido.
- Podem ter os stringers parabólicos em carbono que é um processo de construção bastante trabalhoso, eu tenho uma prancha com parabólico em carbono sem stringer central a ser testada ainda não sei como se tem comportado porque está fora do pais. Kiko se é este tipo de construção que pretendes diz que eu posso dar-te umas dicas do seu processo.
Bem isto parece um testamento na volta perdi-me ai por alguma explicação se for o caso digam no que poder ajudar estou cá, este fórum está muito bom para quem quer construir a sua prancha pois tem algumas dicas que podem ajudar bastante não é como quando fiz a minha primeira havia pouca ou nenhuma informação e quem sabia fechava-se a sete chaves tinha-se que ser autodidacta, mas o importante é não desistir.
Abraço a todos.
Ricardo Peixoto
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum