Registo: May 12, 2003 Mensagens: 2732 Local/Origem: Parede
Colocada: Seg, 07 Set 2009 - 10:25 Assunto: Os 10 Mandamentos do surfista!
No ambito de um trabalho estou a elaborar estes mandamentos como os mais importantes para um surfista. No entanto gostava de saber a vossa opinião/sugestões! Obrigado!
1. REGRA DE OURO - O surfista que está há mais tempo á espera tem direito á proxima onda.
2. NÃO DROPINARÁS - O surfista colocado mais por dentro da onda tem prioridade. O surfista que já está de pé tem máxima prioridade.
3. NÃO INTERFERIR COM UM SURFISTA QUE VEM NA ONDA - Um surfista que vem a surfar a onda tem prioridade sobre o que vai a remar, este deve remar na direcção da espuma para evitar interferir com a onda.
4. INICIANTES - Se és um iniciante, procura lugares na praia longe dos mais experientes, assim tens a possiblidade de treinares evitando acidentes.
5. CONHECE OS TEUS LIMTES - Respeita o mar e aprende a nadar caso ainda não saibas.
6. EVITA OS ACIDENTES - Não faças o take-off em frente a alguém apanhado na zona de rebentação, ele já tem problemas suficientes.
7. NUNCA LARGUES A PRANCHA - A não ser em situações extremas e depois de te certificares que não há outros surfistas perto de ti.
8. AJUDA - Se vires alguém em dificuldade, não hesites em ajudar ou procurar ajuda, lembra-te que podias ser tu.
9. RESPEITA OS LOCAIS - Não te comportes como um idiota, vai com calma e prudência, há ondas para todos.
10. RESPEITA A NATUREZA - Mostra respeito e tolerância para com o meio ambiente e os teus semelhantes. _________________ Life is a Beach!
Quem diz que respeita todas essas regras é um bocadito hipócrita _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Concordo com todas e até gosto de me gabar dizendo que respeito tudo e todos mas 3º ponto muitas vezes não é possível apesar de eu saber que assim o temos de fazer.No 9º Se respeitarmos os locais mais do que é devido não chegamos a fazer ondas,isto dependendo do sitio claro. De resto penso que cumpro tudo, apesar de muita gente não o fazer.
Mas penso que os teus pontos estão bons e bem resumidos _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Colocada: Seg, 07 Set 2009 - 11:56 Assunto:
Ananas escreveu:
Concordo com todas e até gosto de me gabar dizendo que respeito tudo e todos mas 3º ponto muitas vezes não é possível apesar de eu saber que assim o temos de fazer.No 9º Se respeitarmos os locais mais do que é devido não chegamos a fazer ondas,isto dependendo do sitio claro. De resto penso que cumpro tudo, apesar de muita gente não o fazer.
Mas penso que os teus pontos estão bons e bem resumidos
Por acaso é sempre possivel, a questão é: ou levamos na cabeça, ou lixamos a onda ao compadre!!
Não não é sempre possível, até à pouco tempo apareceu aí uma foto entre o maya e o dafonso que explicava bem isso. _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Registo: Nov 06, 2008 Mensagens: 1489 Local/Origem: Aqui nasceu Portugal e ali avistei Ana
Colocada: Seg, 07 Set 2009 - 17:27 Assunto:
Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço.
Acho que deve ser desta perspectiva que devem ser encarados, Ananás.
Se estes "mandamentos" forem para iniciantes, concordo 100%. _________________ «Sous les pavés, la plage»
Debaixo das pedras da calçada, está a areia da praia...
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Seg, 07 Set 2009 - 17:42 Assunto: Re: Os 10 Mandamentos do surfista!
fancholas,
Há aí uns quantos que estão um bocado esquisitos.
Citação:
2. NÃO DROPINARÁS - O surfista colocado mais por dentro da onda tem prioridade. O surfista que já está de pé tem máxima prioridade.
Não é assim tão linear, senão alguns longboarders tinham sempre máxima prioridade...
Citação:
5. CONHECE OS TEUS LIMITES - Respeita o mar e aprende a nadar caso ainda não saibas.
Se isto são os 10 mandamento para surfistas, "aprende a nadar caso ainda não saibas" não devia fazer parte dos mandamentos. Só um louco vai fazer surf sem saber nadar...
Citação:
9. RESPEITA OS LOCAIS - Não te comportes como um idiota, vai com calma e prudência, há ondas para todos.
Partindo do principio que os mandamentos deverão ser informações objectivas, acho que este 9º mandamento não bate a bota com a perdigota... Comportar-se com calma e prudência, ao invés de como um idiota, nada tem a ver com respeitar os locais.
Citação:
10. RESPEITA A NATUREZA - Mostra respeito e tolerância para com o meio ambiente e os teus semelhantes.
Respeito pelo meio ambiente e tolerância com os teus semelhantes, quererás dizer...
Registo: May 12, 2003 Mensagens: 1615 Local/Origem: Always in Wet Places!... =)
Colocada: Seg, 07 Set 2009 - 21:02 Assunto:
1º mandamento
Caros, mulheres e pranchas, são p'ra "partir"! _________________ http://populacaoactiva.blogspot.com
O choque profundo, é apenas a realidade e a responsabilidade que cada um assume. Uns por vários... Mas vários... nem pelos próprios...
Registo: Mar 28, 2008 Mensagens: 1519 Local/Origem: Prto/Braga
Colocada: Seg, 07 Set 2009 - 23:28 Assunto:
Eu concordo!!
Respeito tudo e todos dentro de água.
Quando surfo em locais com poucos picos vou sempre para os menos populosos para não interferir com quem sabe... claro que para quem não sabe é complicado e à pala de não saber levei umas quantas troçadas de uns quantos surfistas com prioridadesque sabiam... apesar de por vezes, (acontece) não estar com a atenção devida e uma vez por outra por outra cortar a onda a quem vem de trás... peço logo desculpa! Quando vou eu contra alguém verifico sempre se esse alguém está bem!
Existe um senhor, (longboarder) que surfa muitas vezes em Matosinhos e com quem me cruzo muitas vezes e dá-me uma coça daquelas à antiga ao fazer quase todas as ondas, quase todas porque uma vez por outra ele ao meu lado lá me grita: "Vai tu nesta ou não fazes nenhuma!" e eu lá vou...
Uma vez em Espinho virei-me para os locais e perguntei-lhes: "Onde é o parque infantil para eu fazer umas ondas?" eles riram-se e disseram-me para ir fazer as esquerdas ao lado do pontão!!Tranquilo!!
Eu chego ao ponto de aplaudir pessoal (perfeitos anónimos), que fazem grandes ondas e de os bajular pela surfada... a vê-los também estou a aprender!!
Que me lembre, só tive uma vez um stress com uns putos em Leça mas apenas porque fiquei com o strep preso à prancha de um deles e o moço lá caiu sem fazer a onda... eu só reparei no esticão do strep... o puto veio cheio de moral tripar e eu humildemente pedi desculpa pois de facto a culpa seria minha, mas veio mais um também mandar vir... não gostei e perguntei-lhes se tinham o seguro dentário em dia... desse modo diplomático eles lá remaram para outro lado!!
Mas essencialmente é a velha máxima:
Respeita para seres respeitado! E assim me tenho dado bastante bem!!
_________________ Este ano o Braga é campeão!!
Colocada: Ter, 08 Set 2009 - 10:10 Assunto: Re: Os 10 Mandamentos do surfista!
dafonso escreveu:
fancholas,
Há aí uns quantos que estão um bocado esquisitos.
Citação:
Não é assim tão linear, senão alguns longboarders tinham sempre máxima prioridade...
Citação:
5. CONHECE OS TEUS LIMITES - Respeita o mar e aprende a nadar caso ainda não saibas.
Se isto são os 10 mandamento para surfistas, "aprende a nadar caso ainda não saibas" não devia fazer parte dos mandamentos. Só um louco vai fazer surf sem saber nadar...
Citação:
Partindo do principio que os mandamentos deverão ser informações objectivas, acho que este 9º mandamento não bate a bota com a perdigota... Comportar-se com calma e prudência, ao invés de como um idiota, nada tem a ver com respeitar os locais.
Citação:
10. RESPEITA A NATUREZA - Mostra respeito e tolerância para com o meio ambiente e os teus semelhantes.
Respeito pelo meio ambiente e tolerância com os teus semelhantes, quererás dizer...
Gracias pelas dicas Dafonso, mas é suposto ser algo mais sintetizado.
Em relação ao ponto 9. é tudo uma questão de POV (point of view). No ponto 10 baralhaste e tronaste a dar! mas eu percebi No ponto 2 é absolutamente linear, se os longboarders respeitarem, claro está, a REGRA DE OURO. No ponto 5, deves concerteza de estar esquecido do classico "EndlessSummer II" e daquele nativo de Africa de Sul que fazia umas ondas mas não sabia nadar!!!
Ola a todos.
Eu eu concordo com estes mandamentos sim senhor, acho que é uma coisa boa pra um iniciante ter sempre em mente e também pra quem seja mais experiente e que se possa eskecer dessas coisinhas básicas pra segurança de todos dentro de àgua.
só kria opinar sobre o 9º mandamento, é que acho que o respeito a ter pelos locais deverá ser = ao respeito que eles devem ter pelos outsiders.
é que afinal de contas há mais ondas que mulheres no mundo e não andamos todos à chapada pra ver quem arranja saia primeiro não é vdd?lol
mas sem duvida que se deve respeitar quem conhece bem o spot até pk eles podem sp dar nos algumas dicas. já me contaram histórias de locais que tem como que um sentimento de protecçaõ exagerado e acho isso degradante, privar quem quer que seja de apanhar umas ondas só pk é de fora, acho mau. Não creio que seja esse o espirito do Surf
Registo: Oct 06, 2003 Mensagens: 1480 Local/Origem: Charneca da Caparica
Colocada: Ter, 08 Set 2009 - 11:29 Assunto:
Fancholini, os que eu uso e tenho pendurados na sala, transcritos num tapete de arraiolos, são estes que vinham numa surfer antiga, pelo teclado do Sam George:
Citação:
1. I Am The Sport, Thy Stoke. Thou Shalt Have No Strange Sports Before Me
Which means that all these newly-coined "extreme" sports you hear about are just that: extremely not like surfing. Because surfing isn't just an extreme sport, it's an extreme lifestyle. Think about it: if snowboarding were like surfing no snowboarder would live within 100 miles of the coast; no skater would ever get a driver's license. So occasional trips to the mountains for some snowboarding, or regular afternoon visits (blown-out afternoons) to your local skate park, or, in fact, any occasional participation in other sports is a good thing, surfers shall keep surfing and the entire lifestyle that it represents foremost in their minds, even when they're not actually riding waves. If this means aspiring to play golf like Kelly Slater instead of Tiger Woods, so be it.
2. Thou Shalt Land Thy Aerials
Yes, sticking your Lien Air should always be an objective, but this commandment applies to even those surfers whose boards never leave the water with intent. Learning to land your aerials is about finishing the wave; it's about respecting the ride. A surfer who flops off the board into the soup at the end of a ride, tugging on their leash like a bad dog, is just as big a spaz as the one who launches their one-millionth no-hope air, blowing up in the shorebreak like some trampoline stuntman in a John Woo movie. At least try to land those airs; learn how to kick out. Think: Begin the ride. Live the ride. Finish the ride.
3. Thou Shalt Remember The Wave In Thy Hand Is Worth Two Up The Coast
If the spirit of God truly moves on the face of the waters, then this means each and every wave is sacred, and should be regarded as such. Shall the cult of surfari continue? Of course--proper interpretation of this commandment doesn't imply that driving all over the county (or flying around the world) looking for better waves isn't a noble pursuit. It is, in both cases. In fact, there's nothing more sacred than that drive up the coast, that glorious ritual of anticipation. But it also stresses the importance of living in the moment, taking advantage of the ephemeral amalgamation of weather and watery conditions coming together to produce any sort of ride-able wave, without the anxiety that someone, somewhere is getting it better than you. Remember: there is no better wave than the one you're on.
4. Thou Shalt Honor Thy Legends
Paying sufficient homage to surfers like Nat Young--or Tom Carroll or Tom Curren or Mark Occhilupo, for that matter--is an easy enough concept to grasp. As our very best surfers get older they remind us, with every wave they ride, of our very best intentions: to stay tuned-in, to stay hot. To stay stoked. But the best thing about the surfing life is that you don't have to have won a world title to be a legend. All you have to do is surf long enough with the proper intent and endeavor to share what you've learned along the way. So take another look at that older surfer at your beach--or your dad, or your mom--and realize that while groms may grow older they rarely grow up. That's what really makes a legend.
5. Thou Shalt Cherish Thy Stick
Fine, the Old Testament does have a little bit to say about graven images: "Thou shalt make thee no molten gods." Doesn't say anything about foam and fiberglass, though. In fact when it comes to the surfboard, our most potent icon, we say not only is it okay to "bow down to them, to serve them," but it's absolutely imperative. Yes, you don't actually need a surfboard to ride waves, and no, getting too attached to anything made of plastic isn't necessarily emotionally healthy, even if Al Merrick shapes it. But by worshiping the surfboard we celebrate the relationship between man and wave, and the lengths he's gone to pursue it. From those old kukui oil-polished, 16-foot olos to the latest ...lost airship, the surfboard is our only tangible proof of devotion, the definitive third party in what for every surfer should be a glorious love triangle. Put simply: clean your wax, fix
your dings and go easy on the Magic Markers.
6. Honor Thy Bro and Sis
We're talking figuratively here, because so far as we're concerned, anybody who surfs--regardless of age, race, gender, hair color, length of surf trunk, length of board, north or south, east or west (or Down Under), regular or goofy, knee up or knee down, Bruce or Andy, Surfline or surf check, Mentawai or Costa Rica, Middles or Lowers, The Inlet or Sea Girt, every day or only when necessary--is family in our book.
7. Thou Shalt Not Covet Thy Neighbor's Wave
Go ahead and covet his ass, but never his wave. When you think about it, the drop-in is just about the most inexplicable act of violation imaginable. Might as well steal a surfer's wallet (or purse) while you're at it. To see a surfer up and riding, engaged, you might say, in his relationship with the wave, living the moment, and then turn around, drop in, and burn him has got to be surfing's Original Sin. And if we were to ever be thrown out of Eden, it will certainly be for this. Why do you think it's called "getting snaked"?
8. Thou Shalt Not Bear False Claims
This is a tough one, but if you're truly interested in moving toward surf godliness, an absolute essential. Doesn't help that the title of one of our Sacred Scrolls, You Should Have Been Here An Hour Ago by Phil Edwards (1966), glorified the false, misleading claim: "I used to ride junk waves all day long, training for the good moments," Edwards wrote. "You do this, and one day you are sitting out there all alone, waiting for a set, and someone will paddle up and ask how the surf is. 'Man,' you tell them, 'you should have been here an hour ago.'" But when you think about it, the false claim is really an act of conceit: what you're claiming is that the act is somehow more meaningful to you. This ethic eventually morphed into an even more demonstrative show of conceit: the needless exit claim. Both are silly and fall into the category of "Thou shalt not..."
9. Pump A Longboard, Go To Hell
Which means, of course, that style does count. And not just on a longboard. Granted, simply making the decision to ride a longboard implies the appreciation of a certain aesthetic: grace, power, flow and the occasional insouciant thrust of the hip, arch of the back and cock of the head essential to the rebel's stance. The subtle thumbing of one's nose, as it were, at the straights on the beach. But this isn't to imply one can't turn powerfully and radically on a nine-footer--you can and should, but without the hopping, flapping and nose-waggling associated with bad shortboarding. Which is also the point. Proper longboarding is the same as proper shortboarding: power, flow and grace. If you don't get this then...hell, just bend at the knees, not at the waist.
10. Thou Shalt Give A Wave To Get A Wave
Or two. Or even three. In the long run, that is. Sharing the waves with other surfers should be surfing's Number One Commandment. It's just not as fun as some of the others...at first. But if you can compel yourself to try it some day--during your next session, perhaps--you just might be surprised at how good it can feel. Giving up a wave. Hooting another surfer into a good one of his own. Giving less-experienced surfers a chance. Fostering the same behavior in them. Because if there is one basic truth in surfing's faith, it's that Them are You; that we're all in this together, and sometimes, seemingly, all at once. Get used to it. Better yet, enjoy the communion.
Não te esqueças que uma mensagem passada a qualquer preço pode não chegar inteira... _________________ A tentar ver a vida por um canudo...
Registo: Jun 08, 2008 Mensagens: 1107 Local/Origem: sjoao da madeira/coimbra
Colocada: Ter, 08 Set 2009 - 12:08 Assunto:
Por acaso essa cena do saber nadar tambem me fez logo lembrarvdo preto do endless summer 2, que usava um casco e chegou ao fim e eles deram-lhes as roupas "fixes" deles x) _________________ http://stopdesigns.wordpress.com
STH não sei se andas à chapada pra arranjar saia mas acho que entendeste o que kria dizer, que atras duma onda ha de sp vir outra e mtas cenas parvas entre pessoal no mar sao totalmente desnecessarias eu acho.
abraço
Registo: Aug 21, 2007 Mensagens: 196 Local/Origem: Cova da Piedade/Caparica
Colocada: Ter, 08 Set 2009 - 14:31 Assunto:
Concordo com os mandamentos...
Falta aí qualquer coisa como:
- Se dois surfistas vierem na mesma onda, mas em rota de colisão, saiam o quanto antes para não chocarem de frente.
Virão mais ondas a seguir para uma paulada final.
Já me aconteceu!
Resultado: prancha com um buraco e... não houve consequências físicas por sorte!
Hasta _________________ Épico épico é o primeiro drop em pé!
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Ter, 08 Set 2009 - 18:43 Assunto: Re: Os 10 Mandamentos do surfista!
thefancho escreveu:
No entanto gostava de saber a vossa opinião/sugestões! Obrigado!
Já devias estar a estranhar não te chagar a miolheira não!?!?!?
É q comecei a ler um livro novo e mesmo sem ondas hj, o tempo não abundou...
Sendo q sou um quase ateu convicto o assunto 'mandamentos' é-me grato. Abraço.
1. REGRA DE OURO - O surfista que está há mais tempo á espera tem direito á proxima onda.
Se tiver tralhado em (quase) todas as ondas antes dessa... não. Da mesma forma q se tiver tido algum tipo de conduta q não me agrade, bem pode lá ficar a surfada toda à espera da melhor... Concordo qd calha.
Conforme já foi dito, falta aqui o factor voltinha, equipamento, poraí abaixo... acho q tudo se resume à tal 'conduta' q noutro contexto poderemos designar de civismo. Concordo às vezes.
3. NÃO INTERFERIR COM UM SURFISTA QUE VEM NA ONDA - Um surfista que vem a surfar a onda tem prioridade sobre o que vai a remar, este deve remar na direcção da espuma para evitar interferir com a onda.
Acho q há situações em q normalmente poderemos estorvar ou ser estorvados... estorvar a malta q está lá bastante fora à espera do set q só aparece de meia em meia hora é algo q não me chateia muito. Basta um 'desculpa lá' ou 'a próxima ficas tu com ela' acompanhado de um sorriso ou um polegar levantado e há males maiores... concordo às vezes.
4. INICIANTES - Se és um iniciante, procura lugares na praia longe dos mais experientes, assim tens a possiblidade de treinares evitando acidentes.
Perdes é a oportunidade de aprenderes alguma coisa de jeito dado q só tens trôlhas em redor... não concordo.
5. CONHECE OS TEUS LIMTES - Respeita o mar e aprende a nadar caso ainda não saibas.
Concordo com a parte do nadar. A parte de não ultrapassar os nossos limites não. Se não o tentarmos não passamos da cêpa torta. Arriscar faz parte da ambição de cada um e poderá trazer alguma evolução se correr bem. Concordo em parte pois vencer o medo e ultrapassar os limites faz parte da minha maneira de estar no surf. As cicatrizes e cagaços fazem parte e desde q o divino nos dê uma mãozinha a coisa vai correndo...
6. EVITA OS ACIDENTES - Não faças o take-off em frente a alguém apanhado na zona de rebentação, ele já tem problemas suficientes.
'Mais vale perder um minuto na vida q a vida num minuto' é isso...? 'À menina e ao borraxo mete deus a mão por baixo'... dá (quase) smp tempo de um gajo se desviar ou de se afundar...
Vou na mesma se for daqueles q está à minha frente após ter sido avisado n vezes ou se só não se desviou para não molhar o cabelo... o debaixo q se desvie. Estou no gozo. Concordo em parte.
7. NUNCA LARGUES A PRANCHA - A não ser em situações extremas e depois de te certificares que não há outros surfistas perto de ti.
É pá... se alguém não quer fazer o duckdive tb nºao está no seu direito? Tão estúpido é o q larga a tábua como o q rema atrás dele. Discordo.'
8. AJUDA - Se vires alguém em dificuldade, não hesites em ajudar ou procurar ajuda, lembra-te que podias ser tu.
Estás com umas ideias bíblicas nas horas... imagina q foi o gajo q te dropinou, o q te deu 10 voltinhas, o q te atirou com a tábua qd ías a passar a 1000 na onda... é a cena de dar a outra face pra levares + um estalo...? Discordo. Se for um ganda nhárro só o ajudo ao fim de 5 litrádas.
O q não faltam são locais idiotas. Discordo.
Ecologia sempre (desde q não em termos fundamentalistas). Qd os gajos do ISN deixarem de andar de L200 nas dunas eu largo logo a moto4. Qt à tolerância e respeito pelo próximo, os meus semelhantes têm q ser gajos porreiros e respeitar para serem respeitados... mas não me importo nada de dar o primeira passo nessa conduta. Concordo, dependendo do gajo. _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Colocada: Ter, 08 Set 2009 - 23:09 Assunto:
Ok ok pessoal, já percebi que há vários opiniões, e ainda bem! Não fui eu que fiz estas "regras", li umas coisas (não tão poeticas como os mandamentos do Pinto confesso) pela net, tirei dali pus daqui e saí-me com estas, que são tão válidas como todas as outras. Cabe a cada um avaliar cada situação na altura e agir em conformidade com a sua consciência. No geral penso que até estamos todos de acordo com estes mandamentos, que pela sua sintese são susceptiveis de ser mal interpretados ou a mensagem nem chegar a passar. C'est la vie como dizia o outro, a verdade é que não tenho mais espaço de impressão para fazer algo mais desenvolvido, com mais areas "cinzentas" como vocês apresentaram aqui, e bem! Já que ninguém me deu uma alternativa concreta, ou seja, ninguém me escreveu 10 mandamentos que pudessem substituir os que eu escrevi, vou dar estes como "aprovados" por maioria absoluta. Obrigado pela participação!
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Qua, 09 Set 2009 - 7:40 Assunto:
Ó Fancholas, a forma como estás a receber os comentários dos outros relativamente a este assunto, faz-me lembrar uma saída linda de alguém que por acaso até foste tu, há uns anos atrás:
-"Ó Fernando, eu acho que tens uma boa opinião, mas tens de concordar que eu é que tenho razão"... (Se não foi exactamente isto, foi parecido. O que é facto é que é quase tão celebre como a teoria do dropino).
Em relação aos mandamentos, acho que deverias apenas clarificar.
Parece-me que misturas aí coisas que poderiam ser mandamentos, com regras de segurança, com ensinamentos básicos para paparucos.
Acho que os mandamentos deveriam ser algo tipo "Não cobiçarás a onda alheia" ou "Na água e na vida, sê o teu ídolo" ou ainda "Lembra-te dos dias de offshore". Para mim poderias meter uma que pode parecer meio pirosa mas que basicamente diz tudo: "O mar é o teu Deus, as ondas a tua religião".
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum