Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Sex, 29 Out 2004 - 16:31 Assunto: Estou de Volta...
Olá maltinha!!!
Estive a ler os posts todos que foram escritos desde a ultima vez que ca tinha vindo... hà mais de 3 meses...
Já vi que continuam a ser os mesmos que escrevem, e que outros novos chegaram entretanto... Benvindos!!!
Já vi as fotos, os posts e os filmes das maldivas e espero honestamente que tenham curtido muito..
Para aqueles que fizeram a viagem das vossas vidas, lembrem-se sempre que é impossivel descrever tudo o que se vê e sente quando se está no paraíso, seja ele onde fôr...
Pois é... apesar de não ter ido convosco para as maldivas, tambem eu encontrei o meu paraíso, e só eu sei o que chorei sózinho no dia em que me vim embora...
Voltando as maldivas, e depois de ver as fotos do Dafonso, fiquei com a tentação de fazer uma pergunta maldosa: Alguem fez surf nessa viagem, ou foram 5 ou 6 gajos numa de viagem romantica para dentro de um barco??? (Ainda bem que existem mais fotos que provam que pelo menos tb se fez surf...LOLOOLOLOLOL).
Tambem eu gostava de vos contar algumas coisas sobre Puerto Escondido, mas acho que não consigo contar tudo o que devia, pelo que vou ter de começar pela parte final:
Termino a faculdade este ano e, se quando chegar ao verão ainda não estiver a bulir, mando-me de novo para lá... Só que desta vez por uns 2 ou 3 meses...
O surf é indiscritivel, e a ideia de depois de uma viagem que ao todo durou cerca de 38 horas, chegar a uma praia e ver ondas grandes e perfeitas a partir sem ninguem, arrepia até os pelos do rabo...
Quando aqui falo de ondas grandes, é preciso fazer atenção ao facto de (olh'ó plágio) haver ondas grandes e ondas grandes. O ambiente que por lá se vive é a coisa mais incrivel que já vivi. Como me dizia o Tamayo Perry no meu 1º dia de dentro de água: -Estão umas grandes, muito grandes... No dia antes de ontem entrei com um amigo meu e só fizemos 1 onda cada um... estavam sets com mais de 25 pés e a fechar um pouco... Pelo que sei de matemática e de conversões 25 pés é um pouco mais de 8 metros... (neste dia falei com o Dafonso e disse-lhe que tinha estado dentro de agua nas maiores ondas que ja tinha visto na vida..não tinha a certeza mas pensava que deviam ter 6 - 7 metros... curiosamente ele escreveu 5 metros no forum... depois vêm o filme...)
Nesse dia tive pouca coragem e apenas apanhei 2 ondas "pequenas" (deviam ter uns 4 metros)...
Puerto escondido resume-se a uma povoação com uns 20000 habitantes, mas mais concretamente a uma rua esburacada paralela e encostada a praia onde alegadamente existe o melhor beachbreak do mundo...Todos os turistas vivem e respiram surf, e a maioria da malta que por lá se vê são surfistas que por lá vão ficando a viver devido ao facto da vida ser muito barata. É muito frequente andar por lá prozada, mas prozada a sério, não daqueles que vocês viram nas maldivas e que provavelmente amarelavam na hora de entrar na agua, isto só de ver os outros a surfar...antes de olhar para o tamanho das ondas.
Colocada: Sex, 29 Out 2004 - 16:45 Assunto:
Como dizia anteriormente, num lugar onde há 4 ou 5 sitios onde toda a gente vai para fazer todas as refeições do dia, é facil fazer amizades. Especialmente quando se é uma pessoa comunicativa. Assim, na segunda noite em que la ficámos (fui com mais 4 amigos), tive o prazer de jantar com o Damien King, Ben Player, Toby Player e mais uns prós. Para quen não sabe, estes gajos são a nata do BB mundial, sendo que o King é o actual campeão do mundo.. E é outra cultura... Gajos que são prós e que vivem o Surf/bodyboard como uma paixão que é ao mesmo tempo é a sua profissão e, por e simplesmente são uns gajos humildes, porreiros, mostram-nos a merda que é a nossa classe de prós portugueses onde, acredito, existem excepções, apesar de não me lembrar de muitas..
Conheci ainda o Duane de Soto (Longboard) que mandou à minha frente um air reverse numa onda com 1,5-2m de longboard em pleno campeonato... nem queria acreditar.. Já viram alguem dar air reverses de surf em portugal???
Para fechar esta secção dos prós, devo só contar que México não é só Puerto e que vi com estes olhos uma filmagem do King com o gajo a dar um tubo de 23 segundos numa onda mais a sul...
Os australianos descreviam essa onda como sendo igual a kirra mas sem ninguem na agua.
No dia em que lá fui éramos 5 pessoas numa praia com cerca de 10 kms.
Registo: Jul 03, 2003 Mensagens: 1441 Local/Origem: "Amigo de Peniche"
Colocada: Sex, 29 Out 2004 - 17:42 Assunto:
Em 1992 passei 5 semanas em Puerto Escondido. Passei lá tempos maravilhosos, não só pelas ondas mas também pela miscelânea de povos e culturas que ali se cruzavam, pelo povo da terra, pela gastronomia, pelo clima, pela praia de Zicatela e Zipolite, por La Punta, pelo El tubo, pelo Sr. Carlos, pela Italiana, pelo Americano que conduzia um tanque na guerra, pela Cidade do México, pelo mini-aeroporto que obrigou a uma travagem adrenalizante
Só não curti os cabrões do Americanos a dropinarem e a pensarem-se locais, não curti a máquina fotográfica que me roubaram. Acho que foi só!!!
Colocada: Sáb, 30 Out 2004 - 11:14 Assunto:
Olá Bitang e Waterboy..
Waterboy: A minha prima tem andado provavelmente não tem aparecido porque temos tido o nosso avô muito doente, doença essa que teve o final mais feliz possivel no passado sábado.
Bitang, se tambem lá estiveste deves conhecer aquela sensação estranha: - Como é possivel que isto seja tão melhor que supertubos (sem duvida a melhor onda portuguesa)???
Sabem, quando arranquei para o méxico estava algo curioso, pois as fotos que tinha visto até então não faziam jus em nada aquilo que por lá vi... e o facto é que procurei muito em varios sites..
O facto é este: em um mês de Puerto Escondido, mais concretamente de Mexpipe, o mar mais pequeno k vi foi de 1,5-2m nos sets. E não me venham com medições porque as ondas eram maiores que eu (1,92m).
Todos os boato que falavam que as ondas fechava numa media de 9 em cada 10 só se deve aplicar ao bodyboard, visto que de surf e com as pranchas certas é possivel mandar tubos ridiculos e passar secções quilometricas.
Ainda outro facto: devido a alguns imbecis portugueses, na vespera de partirmos recebi um mail do Ricardo Bravo com uma mensagem de uns mexicanos a recomendarem que não fossemos lá pois não iriamos ser benvindos...
É verdade.. ao que parece, e não interessando os motivos que levaram a isto, cerca de 20 surfistas e bodyboarders da praia grande deram uma tareia a um mexicano (que esta para puerto como eu ou o rudas estamos para santa e o bitang para o lagide) cá em portugal, que "apenas" teve como resultado um braço e uma perna partida...que palhaços.. 20 gajos... Assim, imaginem o nó no estomago com que lá chegámos!!!
Agora, passo a contar o surf...
No primeiro dia que surfei estavam 6 gajos na agua. Os sets maiores entravam com cerca de 6 metros e apenas entrei orque após ter estado mais de uma hora a filmar os maiores e melhores tubos que vira na vida não aguentei e pensei: "tenho de ir lá nem que seja só para ver aquilo de perto!!!" A malta que estava comigo até me gozaram e filmaram:
- "o Maya DIZ que vai entrar"....
A verdade é que apenas apanhei 2 ondas e o maior caldo da minha vida... até então!! A puta da onda devia ser maior que a minha casa que tem res-do-chao e primeiro andar... e a unica coisa que pensei foi "porquê eu??"
No segundo dia, o mar não caiu mas acertou e muito.. que ondas!! Aqui sim mamei os maiores caldos de sempre:
após fazer a 1ª onda, estupidamente saí para trás da onda pois esta não ia dar tubo.Quando me apercebi da merda que tinha feito ja era tarde e se na verdade fiz um bico de pato na primeira, na segunda tirei o leash, mergulhei até ao fundo (que é raso) e pedi para voltar depressa para cima.
O terceiro dia foram as ondas da minha vida.. sets de 4 metros que depois dos dias anteriores pareciam ter um tamanho mais que aceitavel permitiram-me mandar os mais largos, longos e profundos tubos da minha vida.
O unico defeito nos primeiros três dias foi não ter feito surf, pois tenho de admitir que não tenho nem pézinhos nem tomates suficientemente peludas para ir lá de surf...
desde o 4º dia ate voltar so voltei a fazer body 2 vezes: num dia em que ja tinha surfado umas 6 horas de manha e como tava febril não me sentia com pujança para ir disputar as ondas com o resto do crowd de prancha de surf.. e outra na famosa praia a sul que por motivos logisticos e de aventura não me foi possivel levar a minha 7'2" para surfar.
As tábuas:
Durante a minha estadia em puerto so usei duas tábuas. Uma 7'2" e uma 7'8". Nos dias mais pequenos so queria ter la a minha 6'3" mas acho k não ia ter velocidade para as secções..
Nunca, mas nunca enquanto la estive tive de fazer aquela coisa que é preciso dominar para surfar por cá... o pumping.. apenas surfar de rail para rail para atingir a maior velocidade possivel!
As ondas:
Como sabem Puerto é fundo de areia.. Quando lá estava estavam 5 picos a funcionar: assim, da direita para a esquerda tinhamos o mexpipe a direita das fotos com o "pueblo" (povoação) por trás, 3 picos triangulares qq um deles da qualidade de super quando esta realmente classico e por fim a esquerda de puerto que é menos oca que a direita mas que é muito mais comprida. Os tubos de lá têm espaço como nunca vi noutro sitio, independentemente do tamanho. O tubo mais comprido da minha vida foi dado de surf, de backside nesta ultima esquerda.. (de backside!!!! em surf!!! eheeheh!!!!!)
O vento:
Puerto escondido amanhece SEMPRE com offshore... o vento mantem-se assim até cerca das 11h virando para onshore depois desta hora. Hà dias em que o vento vira mais tarde e há dias em que nem roda, simplesmente pára dando origem ao glass mais "oleoso" que ja alguma vez vi. O termo espelho ganhou um novo sentido para mim..
Na maioria dos dias (4 em cada 5) o vento volta a off-shore por volta das 5 da tarde. Durante a hora do on-shore há 4 coisas a fazer: comer muito, dormir muito, fumar muito (para os apreciadores do genero posso dizer que um saco com uma onça de maconha custa cerca de 2 contos e que um saco destes permite fazer cerca de 70 canhões... sem tabaco!!!lololloolol (nota: eu não sou apreciador do genero, para quem não sabe!)) e por fim, ir ter com o miguel para lhe comprar as fotos que o gajo tirou durante a manhã. Por volta das 5 é hora de mais surf, desta vez ate anoitecer para aproveitar o off-shore da tarde...é matemático!!
Mesmo quando o vento esta on-shore as ondas são uma loucura e é possivel dar bons tubos.
Resumindo, o horário de expediente é das 6.45 às 12.00h e das 17h as 20h.
A água:
Maravilhosa quando se entra de madrugada ainda antes de amanhecer, torna-se insuportavel a partir do meio dia, hora em que se sai devido ao calor impossivel de suportar. De facto agua a cerca de 30ºC é mais que um caldo e muitas vezes quando se vai na onda e mergulha à espera de refrescar, parece que se acabou de saltar para a banheira (ver outras ondas)..
O lifestyle:
Como ja referi o lifestyle é o mais relax possivel e ao fim de 4 ou 5 dias, todos nós ja tinhamos entrado no ritmo de lá e já caminhavamos a metade da nossa velocidade habitual. Conhece-se muita gente, espectacular e de merda. Ao contrario do que se ouve habitualmente há mulheres em puerto... mas acho que pela descrição da viagem as maldivas, tambem perceberam que é um campeonato diferente do nosso... Se dentro de agua algumas surfam muito, é fora de agua que mais surpreendem.
Para quem vai a Puerto é obrigatório conhecer a fiesta local... O Cabo Blanco é uma especie de bar onde há as festas mais loucas de puerto. Oferecem jantar e as bifas fazem um gajo pensar que afinal o que se vê no "gostas pouco gostas" não é montagem...
Há ainda o Casa Babylon, o Wipe Out e mais um ou outro sitio.
Se lá forem, não percam a oportunidade de conhecer os bares de strip locais - Vão ter a noite mais comica da vossa vida (as stripers tem 1,40m e 70 kg só para terem uma ideia do pagode)
Bom, agora vou arrancar até aos super para ver se vou apanhar umas "Bombs"...
Colocada: Dom, 31 Out 2004 - 13:24 Assunto:
Bem, como tinha dito, aqui estou para continuar a reportar a aventura..
Já agora o mar ontem nos Super estava horrivel, ao contrário do que esperava.Hoje estava ainda pior....
Depois de já ter descrito tanta coisa, falta mesmo aquilo que mais deve interessar quem vem aqui para ler isto:
O Surf:
Como já referi anteriormente o surf é incrivel, e desenganem-se quem pensa que puerto é so para quem se atira..
Se nos picos principais temos ondas alucinantes e tubulares, não é menos verdade que estas são mais faceis de dropar que, por exemplo, supertubos. Penso que este facto se deve ao tamanho de prancha com que se surfa mas tambem devido ao facto do vento entrar mesmo perpendicular à praia, coisa que nos super só acontece quando esta vento nordeste. O vento norte pode ser o melhor para os super mas o facto é que apesar de ser o melhor vento para a esquerda, este não é perpendicular à praia.
Assim, há tempo suficiente para arrancar e meter para dentro afim de encontrar aquela perspectiva da onda que a maioria dos surfistas mais gostam... a do tubo!
Devo ainda dizer que do tempo que lá estive surfei todos os dias sem excepção, sendo que só dois deles foi fora dos spots principais.
Para além desta onda, surfei ainda em mais dois picos, pois apesar dos meus amigos terem ido surfar a mais 3 ou 4 spots que disseram ser bons, as ondas em Zicatela (a praia onde existem as ondas mais conhecidas) eram tão boas que eles não me conseguiram convencer a sair de lá.
Assim, e para os interessados temos:
La Punta
A esquerda mais longa que ja surfei na vida.
La punta é uma esquerda de point break com 3 secções. No pico normalmente não há mais de 3 ou 4 gajos e é algo traiçoeiro, pois para arrancar atrasado, que nos permite mandar logo uma boa toca, é necessário estar perto de umas rochas, sendo que aqui ha umas correntes estranhas tipo agueiro. Depois do primeiro tubo há uma secção mais mole onde é se pode dar um cutback para entrar atrasado na segunda secção de forma a dar mais um tubo. Nesta secção é necessário ganhar velocidade para poder passar numas rochas onde começa a terceira secção (sitio onde normalmente se encontra o crowd à espera das ondas). Quando se chega a esta secção há duas opções: ou se entra depressa e curte-se uma parede de pé, ou então passa-se a um metro das pedras, sempre a atrasar de forma a entrar num tubo que é (na opinião de quase todos os portugueses que lá estavam), igual à onda do reef na ericeira, só que de esquerda. ´
Esta onda parte em fundo de areia em toda a sua extensão, apesar de ter muita rocha em frente a espuma, pois a onda parte ao longo dumas arribas. Apenas na transição da segunda para a terceira secção é necessário ter cuidado com as pedras (sendo que estas são bem visiveis pois saem cerca de metro e meio em relação à superficie da agua), mas apenas se se quiser mandar um tubo na terceira.
Esta foi, de todas as ondas, a que mais me surpreendeu. As secções todas juntas devem cobrir uma extensão superior a 300 metros e a remada de volta ao pico pode tornar-se um inferno com o calor. Foi aqui que mais dificuldades senti com o calor, pois como existe a arriba, o vento quase não entra, pelo que é possivel surfar nas horas mais quentes. A paisagem aqui é linda, pois as já referidas arribas terminam numa floresta extra densa onde penso ser impossivel entrar (pelo menos nós não tivemos coragem para isso).
A ondulação aqui entra mais pequena que no mexpipe, sendo que nos dias de 6 metros, aqui entrava com 2,5m e com alguns sets maiores perdidos.
Esta onda fica no extremo esquerdo da praia Zicatela (45 minutos a pé pela praia ou 5 minutos de taxi custando a viagem 15 pesos, cerca de 1 euro).
Barra de la Cruz:
Esta é a tal onda que vos falei.
Segundo os australianos é igual a Kirra.
Sem duvida a praia mais linda que já vi. Encontra-se num parque natura a cerca de 200 km de Puerto escondido. É uma baía com cerca de 10 km onde existe uma lagoa. No extremo direito desta baia, há umas rochas que podem ver na Onfire que tem a viagem das miudas.É aquela foto de página inteira em que se vê um tubo e umas rochas muito redondas por trás.
A onda é alucinante apesar do dia em que lá fomos não haver swell que permitisse ondas superiores a um metro.Só há direitas e estas variam entre tubos com secções para manobrar e ondas de tubo do principio ao fim. Nos dias bons a onda rola por mais de 300 metros. Tambem aqui, não existem pedras no fundo, pelo que a tranquilidade é total.
A grande dificuldade é mesmo chegar lá. Existe uma agencia em zicatela que faz lá viagens para grupos, mas o aluger do carro com guia custa cerca de 20 contos. Este foi o motivo pelo qual não levei a minha prancha de surf. Decidimos não ir nesta viagem e partir à descoberta da dita praia.
Assim, apanhámos o autocarro para huatulco (cerca de 2,5h) e depois um taxi até à praia (40 minutos). Nem todos os taxistas sabem onde é, pelo que é preciso procurar um que saiba. Uma vez na praia é preciso dizer ao taxista uma hora para ele voltar para nos levar e explicar ao gajo que só vai receber o dinheiro no fim, de forma a garantir um transporte de volta a huatulco.
Conclusão, em vez de gastar uma pipa de massa gastámos cerca de 5 euros cada um para ir la ver a tal onda. _________________ Sunova Surfboards / Janga Wetsuits
Colocada: Dom, 31 Out 2004 - 13:56 Assunto:
Por fim e para terminar...
A experiência:
Foi lindo... (Acho que ja disse isto milhões de vezes)
Apesar da seca monstra de topicos que já escrevi, e ainda que escrevesse muito mais, jamais iria encontrar forma de descrever o que se sente quando se vê ondas onde cabem casas pequenas no seu interior, ou a sensação que senti no primeiro dia quando surfei em La Punta ao ver um albatroz gigante por cima de mim aos circulos, já a imaginar que ia acabar empalado ou mesmo quando neste dia apareceram 3 tartarugas gigantes a menos de 10 metros de mim.
Não tenho forma de expressar ainda o que senti num dia que estava com mais 4 gajos no pico e vieram golfinhos nadar para tão perto de nós que lhes podíamos tocar ou mesmo quando olhávamos para baixo e era possivel ver mantas a "voar" por baixo de nós...
Todos os dias eram uma espécie de ritual, com uma rotina tão perfeita que chegava a ser ridiculo: Acordar, surfar, comer, dormir,acordar, ir ver as fotos, encontrar com o resto da malta na praia, voltar a surfar, jantar, sair, dormir.
Num destes reencontros na praia antes da ultima surfada do dia fomos presenteados com uma coisa que só tinha visto na tv até então... Taratarugas a nascer na praia... Imaginem a sensação de vêr as bichinhas acabadas de nascer e, apesar de não dever, não resistir e pegar nelas para as levar para a agua, sintindo que as estava ajudar no inicio da sua odisseia.
Não há palavras...
Não há palavras para descrever o que se sente quando parte algum amigo que por lá fazemos e sabemos que não o vamos voltar a ver, ou cada vez que se conhece uma nova pessoa da qual se gosta já sabendo qual vai ser o desfecho.
Como dizia o Bitang, é uma tal miscelanea de culturas que, a meu ver, faz com que nos sintamos em casa desde o momento em que chegamos até ao momento em que partimos, só sentindo saudades cá da terrinha por causa da familia e dos amigos.
Um local onde nada parece chatear, onde não se quer ver televisão, onde os telefones não tocam, onde não há horas pra nada a não ser fazer o que mais se gosta e onde, por fim, não se sente a necessidade de receber muitos euros no fim do mês porque tudo o que se quer está ali, à nossa mão, gratis. Haja dinheiro para ter casa e comida e nada mais interessa, está tudo lá...
Por fim, não sei como descrever o que se sente ao chegar ao topo de piramides da civilização TEOTIHUACAN sabendo que estas são as maiores e mais antigas ruinas de civilizações indigenas do outro lado do atlantico. A estupfacção, a admiração, a vibração de um lugar destes...é lindo, tão lindo que....
Finalmente, para dar uma ideia que é uma viagem que está ao alcance de todos, devo dizer que fui lá, estive cerca de um mês, a viver à rei, comprei uma prancha e quando fiz as contas de tudo quanto tinha gasto concluí - 1200 euros - viagem incluída.
A repetir o mais breve possível.
Abraço...
Obrigado a todos os que leram isto até ao fim..
Registo: Jul 03, 2003 Mensagens: 1441 Local/Origem: "Amigo de Peniche"
Colocada: Dom, 31 Out 2004 - 19:54 Assunto:
Fizeste uma descrição com um nível de literiedade digna de um best seller. Percebo-te a cada palavra que escreveste pois o México bate muito forte.
Como se sabe é sempre difícil comparar ondas pois cada uma tem as suas particularidades. No meu ponto de vista o Mexican Pipe apenas é muito mais consistente que os Super Tubos porque, num dia clássico das duas ondas, estas são muito semelhantes.
Registo: May 12, 2003 Mensagens: 4719 Local/Origem: Belém
Colocada: Dom, 31 Out 2004 - 20:52 Assunto:
É por estas e p outras q a América Central está nos meus destinos de eleição...o Maya esteve um mês num sitio onde além de surfar (o + importante) ainda fez uma série de outras coisas q ficam p sempre.
Sem querer fazer qq tipo de comparaçao e apesar das Maldivas tb ser um destino mt apetecivel na minha opiniao n tem nem metade do interesse duma viagem destas...e o preço??Pois é...haja tempo!
Já sei q vao haver 500 respostas do pessoal q teve nas Maldivas mas é isso q se quer....ler o forum do atitude-surf!!!!
Um abraço p todos e boas ondas!!
P.S. amanha é o dia final da etapa do ANS, q começa bem cedo no Guincho,apareçam p lá q eu dps das aulas q vou dar de manha em carcavelos vou logo directo!
P.S.2 Thundercat se fores apita!! _________________ Surf Lisbon - House & School<div>www.surflisbon.com</div><div>info@surflisbon.com</div>
Colocada: Dom, 31 Out 2004 - 21:12 Assunto:
Tens razão Bitang.
São muito parecidas.
A verdadeira diferença é a consistência e o tamanho que dá normalmente, assim como o facto da onda ser mais comprida que os Super.
A outra diferença, é que não existe a praga de bodyboarders que existe em peniche e que dificultam muito a vida ao crowd, sendo que digo isto mesmo sendo amigo da maioria deles. Parece que lá não existe aquela atitude "fuçanga" com que eu próprio entro na agua quando surfo por cá.
Será que se deve ao mar estar clássico quase todos os dias???
A propósito, curtia bem fazer uma viagenzita com esta malta toda. Já conheço alguns pessoalmente, outros acho que os conheço apesar de nunca os ter visto e existem ainda aqueles que não estão nem numa das situações nem na outra.
Outra coisa.. Quando fôr a próxima festinha do atitude contem comigo..
Abraço... _________________ Sunova Surfboards / Janga Wetsuits
Registo: Feb 18, 2004 Mensagens: 665 Local/Origem: Aqui da rua de trás...
Colocada: Seg, 01 Nov 2004 - 23:30 Assunto:
alohas
grande (1,92m????) Maya, desde que te ausentaste houve uns voyeurs que decidaram a passar para o lado de cá e têm postado algumas coisinhas lol e eu sou um deles
li o teu report todo, as coisas que descreveste foi quase como me tivesse transportado para lá e tivesse a sentir tudo o que sentiste! boa descrição!
Epah isto tocou-me muito pq tive o verão todo a trabalhar para angariar dinheiro para ir à Costa rica no proximo ano, tive a trabalhar só com um objectivo....poder ir para um país onde as ondas sao perfeitas, poder acordar logo pela manhãzinha e fazer uma matinal, andar descalço por todo o lado, fazer o que me apetece, e como ambiciono ir sozinho quero conhecer muita gente de diferentes culturas e com diferentes estilos de vida para poder partilhar o meu também (mesmo sabendo que no fim secalhar muitos nao vou manter contacto..)
O que contaste acerca de teres tado com o damien king, epah isso eh surreal, já viste..gente grande que respira surf e vive do surf e que no entanto sao humildes e não têm aquele narizinho impinido como certa prozada que anda por aí!
Principalmente axo que é esse o grande ganho numa viagem que se faz para um destino de surf, toda a gente a puxar para o mesmo, embora se esqueça um bocado a pobreza e a situação precária que se vive nesses países.
Um colega meu teve no México um mes, e todos os dias ia comer uma bifana akele género de rolotes de cachorros que costuma haver ali na 24 de julho, e o puto que tava la a trabalhar nao era dono da rolote, devia ganhar uma miséria mas tinha mesmo jeito para aquilo..fazia akelas cenas de atirar a o hamburguer para o ar entre outras, era um verdadeiro artista! Trabalhava com toda a vontade do mundo e um dia esse meu colega meteu conversa com ele em espanhol.."tu es um verdadeiro artista miudo"..e depois quando tinha um pouco mais de confiança perguntou-lhe: "o que queres para a tua vida?" e ele respondeu "o que venha!" dá para sentir na pele o tipo de vida que se leva por lá..
Tu tambem tiveste alguns destes episódios?
Pela tua descrição vejo que nao deste apenas uma de turista, e é isso que ainda me motiva mais a fazer a minha viagem para o proximo ano:)
Bem ja me estou a alongar um pouco...
Tenho que ir estudar Mecanica geral (física..uiii)
Registo: May 12, 2003 Mensagens: 2732 Local/Origem: Parede
Colocada: Ter, 02 Nov 2004 - 9:01 Assunto:
Copos escreveu:
É por estas e p outras q a América Central está nos meus destinos de eleição...o Maya esteve um mês num sitio onde além de surfar (o + importante) ainda fez uma série de outras coisas q ficam p sempre.
Sem querer fazer qq tipo de comparaçao e apesar das Maldivas tb ser um destino mt apetecivel na minha opiniao n tem nem metade do interesse duma viagem destas...e o preço??Pois é...haja tempo!
Já sei q vao haver 500 respostas do pessoal q teve nas Maldivas mas é isso q se quer....ler o forum do atitude-surf!!!!
Um abraço p todos e boas ondas!!
P.S. amanha é o dia final da etapa do ANS, q começa bem cedo no Guincho,apareçam p lá q eu dps das aulas q vou dar de manha em carcavelos vou logo directo!
Colocada: Ter, 02 Nov 2004 - 11:06 Assunto:
Bom dia João!
Li agora o teu post, e essa situação que descreves é uma cena completamente habitual num pais em que o ordenado medio mensal deve andar por volta dos 50 - 60 euros.
Não sei se sabes, mas nestes paises é muito normal encontrares vendedores ambulantes de tudo e mais alguma coisa. Uma das coisas mais engraçadas é que aparentemente os vendedores gostaram tanto de nós pela forma como os tratávamos (partilhavamos comida, bebida e os meus amigos até maconha lhes davam) que todos os dias sem excepção iam ter conosco ao nosso bungalow.
Inclusivamente, havia um vendedor que é muito conhecido (o Emiliano, mais conhecido por Pescado) e que vende estátuas que vai comprar a Oaxaca (a capital daquele estado). Um dia em conversa, ele veio pedir-nos que lhe dessemos dinheiro.. Nos dissemos que não lhe dava-mos dinheiro, mas se quisesse podiamos ensiná-lo a ganhar mais dinheiro (melhor que dar um peixe a um homem, é ensiná-lo a pescar!!) e ensinámos-lhe como ser ele a fabricar as estátuas que ele mesmo vendia, através de moldes. Explicámos-lhe como copiar aquelas estátuas e explicámos-lhe como fazer moldes para novas estatuas.
Sinceramente espero que ele tenha começado a utilizar a ferramenta que lhe demos, pois sair da pobreza naquele pais deve ser quase impossivel.
o nivel de informação é tal que a maioria dos vendedores nem sabiam que existem aviões no méxico.
Não achas que isto é marcante??
Registo: Nov 19, 2003 Mensagens: 4167 Local/Origem: Palmela / Lisboa
Colocada: Ter, 02 Nov 2004 - 12:29 Assunto:
Maya escreveu:
Um dia em conversa, ele veio pedir-nos que lhe dessemos dinheiro.. Nos dissemos que não lhe dava-mos dinheiro, mas se quisesse podiamos ensiná-lo a ganhar mais dinheiro (melhor que dar um peixe a um homem, é ensiná-lo a pescar!!) e ensinámos-lhe como ser ele a fabricar as estátuas que ele mesmo vendia, através de moldes. Explicámos-lhe como copiar aquelas estátuas e explicámos-lhe como fazer moldes para novas estatuas.
"Melhor que dar um peixe a um homem, é ensiná-lo a pescar"
Li uma frase igual a esta no livro do Campalimaud.
O Champalimaud quando queria peixe o pai ensinava-o a pescar,queria umas botas novas porque tinha as dele rotas e o pai ensinava-o a coser as antigas.
E foi o homem mais rico de Portugal. Embora com o pai médico do Exercito a mãe da familia Sommer (uma familia rica).
Nunca teve nada de mão beijada,isto tudo para poder dar mais valor ás coisas que tinha. assim aprende-se a gerir o dinheiro....
Maya, da proxima vez que lá fores esse homem a quem o ensinaram essas coisas já têm uma lota e uma loja para o Artesanato! LOL. Era Bom que assim fosse!
Registo: Feb 18, 2004 Mensagens: 665 Local/Origem: Aqui da rua de trás...
Colocada: Qua, 03 Nov 2004 - 0:17 Assunto:
alohas
Maya, axo que é impossivel irmos viajar para um país como o méxico e não nos apercebermos do que realmente se passa por lá.
Como tu dizes e muito bem, é quase impossível mudar de vida no méxico, desde a recessão dos EUA, o principal mercado para os produtos feitos nas maquilas ( são fábricas que importam matéria-prima, sem pagar impostos, e exportam toda a produção), o México enfrenta uma grande onda de desemprego nesse tipo de indústria.
Nas maquilas que fabricam tecidos, por exemplo, há muita poeira. Depois de sete anos de trabalho, as mulheres têm que se aposentar com problemas nos pulmões. Elas também costumam ter problemas nas costas, porque trabalham em pé, ou nos olhos, porque o ambiente é muito escuro. Se ficam grávidas, são demitidas!!!
É tudo uma bola de neve que vai acumulando, uma pessoa quer pedir um empréstimo ao banco, os bancos nao emprestam menos de 50 mil pesos, logo muita gente foge.
Esses trabalhadores das maquilas querem pedir bolsas de estudo para os filhos irem estudar e assim aliviam um pouco o peso económico e muitas vezes é negado, ou porque tem baixa renda..ou que os filhos ja tiveram problemas nas escolas.
No méxico e em outros países o mercado é o rei e dita todas as regras, é como se fosse intocável.
Como é que é possivel mudar de vida se existe um ciclo vicioso onde nao podemos sair?
O México tanto como outros países é bom para passar 15 dias de férias, 1 mes..mais que isso penso que nao suportaria, mas ainda bem que só descreveste coisas boas no teu report pq poderia vir a estragar uma possivel viagem a alguem!
Colocada: Qua, 02 Fev 2005 - 10:56 Assunto:
Pessoal...
Estava aqui a ler os posts mais antigos, e "bati" de chapa nestes que escrevi quando cheguei do méxico...
Deu-me cá uma saudade... até me vieram as lágrimas aos olhos...
Registo: Oct 14, 2004 Mensagens: 4448 Local/Origem: Capakirra
Colocada: Qua, 02 Fev 2005 - 11:46 Assunto:
Fui um dos que vibrei com os teus relatos...
E continuo a vibrar sempre que te lembras dessas aventuras.
Viajar é umas das melhores coisas que um ser humano pode fazer.
Conhecer novos sítios, novas culturas, novas pessoas, o ser posto à prova, tudo isso tem um valor inestimável para qualquer pessoa minimamente evoluída, nem que seja para apreciar ainda mais aquele espaço a que chamamos lar.
A emoção e o brilho nos teus olhos de cada vez que falamos nisso (e já foram algumas) comprovam que deve ter sido das viagens que mais te marcaram... ainda bem!
Fico, sinceramente, contente por ti e agradeço sempre o teu partilhar de aventuras, na expectativa de um dia as viver na primeira pessoa.
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Qua, 02 Fev 2005 - 13:46 Assunto:
Maya escreveu:
Deu-me cá uma saudade... até me vieram as lágrimas aos olhos...
Até a mim me vêm as lágrimas aos olhos só de pensar no q me contavas aqui à dias vs o frio q passei este domingo. Ainda há a cena das ondas q não devemos descurar... _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum