Registo: Jun 01, 2008 Mensagens: 1477 Local/Origem: Caparica/Lagos
Colocada: Qui, 27 Nov 2008 - 14:58 Assunto: Explicaçãozita
Desde que comecei a surfar (+ou- 3 anos), fui formando um conjunto de ideias... Um gajo anda lá dentro, digam o q disserem, é para nos divertirmos, curtirmos ...aquele bem-estar geral (lógico).
Há algo que... as vezes nem acontece mt mas.... Qual e a cena daquele pessoal que qd está a voltar para o outside.... opta por n ir pelo canal....e simplesmente vai em frente e..... vem um gajo numa onda...e ouve aqueles heyyyys....oiiis...para sairmos da onda.....isto pq o menino tem medo q o outro lhe passe a ferro.
A ideia que eu formei acerca disto é a que....n se deve "estragar"/interferir nas ondas dos outros! Ou ir pelo canal.....ou entao tentar remar de forma a n interferir....e caso interfira, epa....fica bem pedir uma desculpazita.
Dito isto...gostava que o pessoal mais experiente me elucide. _________________ "chill mate...."
Registo: Jun 08, 2005 Mensagens: 4630 Local/Origem: Costa / Estremoz
Colocada: Qui, 27 Nov 2008 - 15:31 Assunto:
Uma manobra que ainda n consigo lá muito bem fazer no mar é o "Houdini"... mas há malta que insiste em pressupor que todos o sabem!
O "Houdini", para quem n sabe, consiste em desmaterializarmos-nos momentaneamente e sair do caminho instantaneamente!
Vi, em resposta ao teu post:
- nem sempre há canal
- nem sempre consegues evitar atrapalhar os outros
- o gajo que se mete no caminho, mesmo sem quereres, podes ser tu
e quando isso acontece, uma mania que costumamos ter, bem sei que de "meninos", é a de n sermos atropelados !
Por isso, enquanto n aprender o "houdini" e em última instância, prefiro ir mandando uns "ói"'s a quem vier na onda em possível rota de colisão comigo. Manias! _________________ http://vagueares.blogspot.com
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Qui, 27 Nov 2008 - 15:37 Assunto:
pedrointhehouse escreveu:
Por isso, enquanto n aprender o "houdini" e em última instância, prefiro ir mandando uns "ói"'s a quem vier na onda em possível rota de colisão comigo. Manias!
És tu com a mania de mandar "oi's" e eu com a mania de sair da onda caso veja que vou colocar alguém em risco... Ondas há muitas! E também mando os meus "oi's"...
Registo: Feb 13, 2006 Mensagens: 11073 Local/Origem: costa da caparica
Colocada: Qui, 27 Nov 2008 - 15:42 Assunto:
tomem atençao ao moço(dafonso) que esta tranquilamente deitado(????) a ver o outro moço (julgo que seja o maya, estou correcto?) a ir em sua direcçao... reparem nas pernas tranquilamente abertas do moço que esta a ver o maya lol
ps: quando vejo pessoal assim, todo tranquilo a verem-nos a irmos contra eles, e mesmo que gritemos umas mil vezes "oi" nao saiem da frente, mete-me uma nervoseira aguda que me estraga a surfada toda...
Registo: Dec 31, 2004 Mensagens: 2877 Local/Origem: Costa
Colocada: Qui, 27 Nov 2008 - 15:45 Assunto:
Eu faço-lhes uma razia , para ver se ganham medo!
Ja tive foi o azar de acertar num , e tive que fazer "Abort mission" e mandei alto tralho!
Quando é BB's , é fazer pontaria aos pés de pato _________________
caparica_local escreveu:
isto quando o portugues é ar de core precebesse de tuti...
Colocada: Qui, 27 Nov 2008 - 15:48 Assunto:
dANi- escreveu:
Eu faço-lhes uma razia , para ver se ganham medo!
Ja tive foi o azar de acertar num , e tive que fazer "Abort mission" e mandei alto tralho!
Quando é BB's , é fazer pontaria aos pés de pato
dany n me faças lembrar a vez que passei mesmo por cima de um e lhe lixei a prancha toda :S ate me faz sentir mal :S alias nem era um...era uma e era campea europeia de bodyboard :S fogo mete-me medo so de ver alguem a frente mesmo que va a remar pa onda, por isso e que muitas x me corto a ondas :S
ainda por cima foi logo no dia 31 de dezembro hã espetaculo desd ai nunca mais fui contra ninguem lol (ate hoje hehehehe) _________________ www.joyfaktor.tumblr.com www.facebook.com/JoyFaktorVIDEOS
Registo: Dec 31, 2004 Mensagens: 2877 Local/Origem: Costa
Colocada: Qui, 27 Nov 2008 - 15:50 Assunto:
Pá , eu já fui contra pessoal e já foram contra mim!
Nao ha nada a fazer , já me lixaram ondas e eu já lixei ondas , temos que saber viver com isso _________________
caparica_local escreveu:
isto quando o portugues é ar de core precebesse de tuti...
Registo: Jun 01, 2008 Mensagens: 1477 Local/Origem: Caparica/Lagos
Colocada: Qui, 27 Nov 2008 - 15:52 Assunto:
Concordo logicamente com o que dizes Dafonso, de que ondas há muitas, mas acho que da parte da pessoa que esta a ir para o outside, tambem deve existir a preocupação de tentar não ficar no "caminho" do outro.... só isso!
_________________ "chill mate...."
Colocada: Qui, 27 Nov 2008 - 15:53 Assunto:
tambem ja vieram contra mim, ja me dropinaram e a pala de eu dizer "oi" levei um selo do caraças, ja andei a bulha a grande dentro de agua por me dropinarem, ja levei com longboards(que por acaso pediram desculpa, pois ha outros que e sempre a aviar cartucho com eles) ja me lixaram ondas(opá, se faço contas a isso...perco-me a meio...) enfim, ha que dar e receber... _________________ www.joyfaktor.tumblr.com www.facebook.com/JoyFaktorVIDEOS
Registo: Jun 08, 2005 Mensagens: 4630 Local/Origem: Costa / Estremoz
Colocada: Qui, 27 Nov 2008 - 16:01 Assunto:
caparica_local escreveu:
tomem atençao ao moço(dafonso) que esta tranquilamente deitado(????) a ver o outro moço (julgo que seja o maya, estou correcto?) a ir em sua direcçao... reparem nas pernas tranquilamente abertas do moço que esta a ver o maya lol
ps: quando vejo pessoal assim, todo tranquilo a verem-nos a irmos contra eles, e mesmo que gritemos umas mil vezes "oi" nao saiem da frente, mete-me uma nervoseira aguda que me estraga a surfada toda...
ps2: desculpa dafonso mas so soube que eras tu depois de ter visto o topico que mencionaste... lol sorry
Eu sublinho o "ondas há muitas" do Dafonso!
Ó caparica quem é q achas q se desvia melhor nessa situação, quem vai levantado na onda ou quem está a remar deitado?
Lembro de uma situação vulgar de quando andava de mota, que era de alguém se atravessar na estrada e de repente apercebendo-se da situação ficar num impasse que só atrapalha. A situação é mto mais fácil de resolver se a pessoa em questão ficar realmente quieta.
Esse tipo de atitude, caparica, é mesmo arrogante, pensar que os outros é q estão a mais!
Nesse caso da foto, se bem me lembro, o dafonso estava à espera da atitude do Maya p ver o q iria fazer da sua vida... se ele se desviasse continuava a remar, se ele se fizesse ao tubo lá teria de tentar um "houdini"! _________________ http://vagueares.blogspot.com
Colocada: Qui, 27 Nov 2008 - 16:04 Assunto:
n e ser arrogante mas ha que pensar um pouco, ver as zonas onde o surfista que vai na onda nao passa e arranjar caminho para o outside por la.. mas pronto, ja n digo mais nda... _________________ www.joyfaktor.tumblr.com www.facebook.com/JoyFaktorVIDEOS
Eu já me vi em situações complicadas, mais da parte do "a atropelar" do que do "que atropela". Já fui chamado à atenção 2 ou 3 vezes por atrapalhar ondas, e o que fiz foi, em primeiro lugar pedir desculpa e em seguida perguntar como devia ter agido. Obtive várias respostas pelas quais me guio quando me revejo nessas situações: "Fica parado, espera que o surfista tome a decisão, msm que vejas que vais levar com um vagalho nos cornos" e "rema para o lado da espuma, tentando sair da linha do surfista". Normalmente levanto um braço para me fazer ver e, em algumas situações, solto mesmo um "oi".
Quando sou eu que vou a "partir a loiça"(ou não)faço tudo para que os demais não venham a fazer parte do serviço, mesmo que isso implique abdicar da onda. Se há quem o faça por mim, porque é que não hei de fazer pelos outros? É uma questão de respeito. _________________ Only a surfer knows the feeling
alguns sabem que fiquei quase um mês (outubro) sem poder surfar a custa duma situação dessas...
tava em matosinhos (para os que não conhecem, não tem canal, é uma onda fantástica que fecha toda numa extensão de 250m aprox. e que tem 1500 gajos a dropa-la), a remar para o outside, e vejo um maçarro de pé na prancha, encravado no topo na onda, a tentar dropar. quando ele consegue dropar, passa por cima a uma velocidade abismal, e as quilhas dele rasgaram-me 2 dedos dum pé.
conclusão: levei quatro pontos e fiquei um mês sem surfar.
Sabem o que é mais caricato?
no dia anterior, estava eu descansadinho a treinar para o heat (foi um fim de semana de campeonato em matosinhos), vou a dropar uma meio atrasado, e quando olho para baixo e vejo um amigo meu com cara de apavorado. Projectei-me todo para a frente para nao o apanhar, fiquei na maquina de lavar, e não sei como, uma das minhas quilhas encaixou-se na minha cabeça. Foi um corte grande, não quis ir ao hospital, com medo de ter de levar pontos (e levava uns 5) e optei por surfar no dia seguinte. Bem o resto da história ja sabem...
Após um mês de muletas, e a pensar que o mal já se tinha apoderado de outra pessoa, regresso a água. Logo na 3ª onda, vou a bater no lip, os dois pés escorregam da prancha e bato com o caroço no rail. conclusão: fiquei prai uma hora a cuspir sangue.
Desculpem ter fugido ao assunto. isto é simples: uma pessoa q vá a remar para o outside tem de ver vários aspectos. Se a onda do surfista tiver uma parede levantada, só temos é de remar para a espuma e levar com ela, porque com certeza que o surfista prefere percorrer a parede, do que fazer um bottom sobre nós e arriscar-se a não passar a secção. Se for um maçarro, tenham cuidado que eles não se sabem desviar ..eu que o diga!
Mas também já tive muitas vezes no lugar do assassino...não sou muito de arriscar, prefiro perder a onda do que arriscar magoar alguem. Já cai muitas vezes de cu, do lip até a prancha do coitado!
Colocada: Qui, 27 Nov 2008 - 23:20 Assunto: Re: Explicaçãozita
vi escreveu:
A ideia que eu formei acerca disto é a que....n se deve "estragar"/interferir nas ondas dos outros! Ou ir pelo canal.....ou entao tentar remar de forma a n interferir....e caso interfira, epa....fica bem pedir uma desculpazita.
É claro que como em todo lado, existem "nabos imbecis" que não se importam com mais ninguém além deles próprios, mas também muitas dessas situações ocorrem sem ninguém ter a culpa. Por exemplo, já me aconteceu várias vezes ter de voltar para o "outside" sem ter acabado de apanhar uma onda (ou porque a onda não deu para apanhar ou porque vem lá um set maior atrás e temos de corrigir a posição, etc.). Lembro-me especialmente de um dia em Supertubos que sem querer entro mesmo em rota de colisão com um surfista com muito nível, era eu a subir um "morro" de 2m e ele a tentar dropá-lo. Ele lá de cima viu-me e felizmente conseguiu cortar, pedi-lhe imediatamente desculpas de ter intencionalmente estragado a onda (nem o tinha visto, só estava era concentrado em remar rapidamente) e ele compreendeu bem
Outro conselho que pode ser útil, é recorrer ao turtle roll para proteger-se "do que vem aí", fazer um duck-dive profundo e rapidamente não é mesmo para todos e em alguns casos nem dá para o fazer. _________________ "Powered" by: Lamina Customs
Só me aconteceu uma vez ir contra alguem, tava a gritar uns "oi's" com quem me ia a dropinar e não reparei que estava uma pessoa a remar po outside, quando reparei na presença dele só tive mesmo tempo de mandar a minha prancha o mais longe possivel dele, mas não consegui evitar o encontrão, pedi-lhe desculpa ele disse pa ter mais cuidado e eu podia-lhe ter dito para a proxima avisar que tava ali ou a gritar ou coisa do genero mas não me tava pa chatear. Normalmente quando reparo nas pessoas antecipadamente e vejo que se continuar na onda vou contra elas desisto da onda, como me aconteceu duas vezes seguidas no sabado passado
Quando a situação é ao contrario se vejo que alguém vem contra mim tento-me desviar, se vir que já tá demasiado em cima solto um oi pa ele reparar em mim
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Sex, 28 Nov 2008 - 0:18 Assunto:
As palavras do pedrointhehouse são sensatas... Quem vai de pé tem muito mais margem de manobra para controlar a situação ao passo que o raio de acção de quem vai a remar é muito limitado.
A não ser maçaricos e malta parva, ninguém fica na posição que eu estava por incúria... Eu estava ali porque, como o pedro disse, ainda não faço "Houdini's"... estava ali porque não podia estar noutro lado. Muito do meu surf é feito em pointbreaks, por isso etiqueta é coisa que não me falta, o que muitas vezes resulta em remar para a espuma e levar com elas... gotta pay your dues. LOOOL Já enchi bem à conta disso, mas não há outro remédio.
Sendo esta a minha concepção do problema, a não ser que eu veja um maçarico dentro de água num dia que devia estar a ver da areia ou alguém que insiste em desrespeitar os outros fazendo do mau posicionamento algo recorrente e sem se darem à espuma, a minha atitude é sempre a mesma: abortar a onda e não há stress nenhum! Daí a uns minutos vêm mais ondas! _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Por acaso das nao muitas situaçoes "chatas" que tive , e mais recentemente ha uns meses, sempre por parte da mesma pessoa.
Realmente era preciso ser houdini para desaparecer!
Ou continuo a remar ou fico parado , cabe ao que esta a surfar decidir se para ou segue, entao depois o que vai para o out decide, isto em segundos! Mas ao que parece ha quem nao partilhe do mesmo, pior é que quem anda nisto "ha uns anos" é quem da pior exemplo.... so cromos
Infelizmente também já passei por umas situações de aperto mas nunca me magoei a sério. Como surfo a maior parte das vezes de longboard a situação ainda é mais complicada dada a dificuldade de manobra do barco, seja na onda ou na remada. Nas praias lotadas da Costa é impossivel não passar por isso.
Na minha ultima surfada em S.Jonas cheguei a remar com prioridade para as escassas ondas do dia e olhar para o inside e ver literalmente dezenas de gajos a remar no inside, tipo cardume.
Invariavelmente puxava o bico. Prefiro perder uma onda, mesmo que rara nesse dia, a arriscar ficar com o peso na consciencia de ter magoado alguém. Nem toda gente pensa assim, vi umas razias descomunais. _________________ Cumprimentos,
Sérgio B.
Tenho uma dúvida que de certa forma vai de encontro a esta discussão.
Trata-se do posicionamento: qual é o local, quando me aproximo de um pico com mais gente, onde eu me devo dirigir ? Por vezes lançam-me um certo ar de mau, não que eu me assuste, mas gosto de ser educado...
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum