Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Seg, 21 Dec 2009 - 16:11 Assunto: O que levou Peniche a ser escolhida para o WT ?
Como alguns de vocês já sabem, durante o Pro Search de Peniche coube-me a tarefa de fazer lobby junto de quem teria capacidade de decisão para tornar o campeonato um etapa definitiva do WT. Como devem calcular fiquei extremamente contente ao ouvir a declaração do Brodie o que quer dizer que o trabalho compensou e deu frutos!!!
Lembro-me de no último dia ter andado às voltas do pessoal da ASP, da RipCurl e dos patrocinadores para conseguir entender para que lado finalmente tendia a balança.
A minha conclusão final foi que, se “racionalmente” a prova não tinha sido o êxito esperado, “emocionalmente” tinha arrebatado até os mais cépticos. O regresso da prova iria apenas depender da forma como a decisão ia ser tomada: racional e baseada em factos, à boa maneira das grandes multinacionais ou emocional (como aparentemente acabou por ser)?
Para entenderem a importância deste dilema têm de pensar na forma como decisões deste tipo são tomadas; numa entrevista de trabalho, por exemplo o entrevistador toma uma decisão emocional nos primeiros minutos depois de conhecer o candidato, ou gosta dele ou não. Depois, o resto da entrevista é passada a comprovar racionalmente a sua decisão emocional. Outro exemplo é quando uma empresa contrata consultores para suportar racionalmente decisões tomadas emocionalmente ou por instinto.
Com o Pro Search de Peniche aconteceu algo equivalente: felizmente, apesar da qualidade das condições em Peniche terem sido marginais relativamente ao esperado numa prova do WT, as pessoas gostaram tanto de tudo o resto que decidiram pegar nas boas memórias e justificar o regresso da prova à terra que melhor os tratou no circuito.
A quem lhe interesse, vou explicar um pouco o que, do meu ponto de vista levou a esta decisão (as opiniões não são minhas, mas reflectem o que eu ouvi e li). Entre muitos falei com, o ex-ministro Manuel Pinho (uma das pessoas mais importantes no caso ProSearch) o presidente da Câmara e resto do pessoal da Câmara, CEO e outro pessoal da ASP, júris e comentadores da prova, organizadores da RipCurl, CEO e fundador da RipCurl, fundadores do conceito ProSearch, treinadores e surfistas, muitos jornalistas nacionais e internacionais, GNR e protecção civil, Turismo, patrocinadores...
OS PONTOS NEGATIVOS: – Supertubos VS. Mundaka - em duas semanas de campeonato, Supertubos apenas funcionou 2 vezes e apenas no dia 9! Criticava-se Mundaka, mas nisso Supertubos foi marginalmente melhor (felizmente que houve um dia que valeu por vários). Não ficou provado que Supertubos é melhor que Mundaka, ficou sim provado que Peniche tem mais e melhores opções alternativas.
– A instabilidade das condições – Decidir começar o campeonato num lugar e a ½ do dia outro (que até era a opção A) nas nossas costas ficar épico é muito chato. Ter muitos picos é bom, mas a organização queixou-se que Peniche foi um exagero (o Pacifico e o Indico são mais estáveis em ondas, e mais perto do equador os ventos são mais previsíveis e constantes); em Peniche o vento rondava a rosa dos ventos 2 vezes ao dia e as ondas raramente se mantiveram equivalentes 2 dias seguidos. A organização reconhece que terão de se adaptar à realidade Europeia se quiserem oferecer um bom espectáculo neste pequeno lago chamado Atlântico.
– Foram 4 os picos utilizados (demasiados) - a organização não está habituada, nem preparada para andar sempre de um lado para o outro e foi isso que constantemente aconteceu. Isso colocou muita pressão na organização que reconhece que algumas más decisões prejudicaram o espectáculo e os competidores. A flexibilidade oferecida por terem o material em camiões todo-terreno foi abusada e mudar tudo de pico leva à volta de 4 horas. É preferível assentar arraiais num lugar durante as 2 semanas e talvez mover 1 ou 2 vezes para outro spot em casos EXCEPCIONAIS. O Pico da Mota (pico C), mal preparado, acabou por ser o mais utilizado.
OS PONTOS POSITIVOS: - Patrocinadores e cobertura mediática – Pode ser o melhore lugar do mundo com as ondas mais perfeitas e constantes, mas sem paparoca não há festa. O Turismo de Portugal, a TMN, a Buondi, a Seat foram vitais e se o campeonato volta, é porque os patrocinadores viram algum retorno e decidiram apostar no evento mais uma vez. A enorme cobertura mediática (ajudada pelos milhares de pessoas, pela destruição do site e da sessão de tow-in e porque o surf é um desporto de grande beleza), foi também extremamente importante, porque no fundo, os patrocinadores querem um retorno visível para a sua paparoca. A RipCurl só se compromete com uma licença se conseguir assegurar patrocínios por, pelo menos, 3 anos seguidos. Aparentemente isso foi conseguido para Portugal.
- Segurança – os últimos Pro Search não foram propriamente exemplares em segurança. Contaram-me que em Bali nunca dormiram descansados por causa dos terroristas, Chile não é propriamente um dos lugares mais seguros, e mesmo no País Basco, o risco de uma explosão ou rapto não é de omitir. Em Peniche o máximo que pode acontecer é cair-te uma arriba em cima (não sei como isso não aconteceu no Pico da Mota).
- Espectáculo – a organização confessou que o famoso dia de Supertubos e a energia demonstrada pelos espectadores, foi do melhor que encontraram em todo o tour!! Sabia-se que Portugal era uma potencia do surf em crescimento, mas ninguém estava preparado para a loucura que encontraram.
- Simpatia das pessoas e tudo o resto que Portugal e Peniche têm para oferecer a qualquer visitante: bons hotéis, boa comida (felizmente que a época da sardinha foi excelente e durou mais que o normal), bom vinho etc etc. O tour é muito cansativo para os participantes, e poderem sentir-se em casa é algo eles dão muito valor. Pode parecer um estilo de vida muito exótico, mas quase todos se queixaram da pressão que isso punha nas suas vidas.
O Brodie tinha-me dito que o que queria era conseguir manter as 3 provas na Europa e não acabar com nenhuma. Aparentemente, apesar de Mundaka não constar do Tour de 2010, também não foi posto de parte para os anos seguintes.
In a nutshell, espero ter ajudado a entender o que se move por trás da decisão de organizar uma etapa do World Tour.
Registo: Jul 03, 2003 Mensagens: 1441 Local/Origem: "Amigo de Peniche"
Colocada: Seg, 21 Dec 2009 - 17:38 Assunto:
Manel
Parabéns, acho que fizeste uma excelente análise e concordo contigo em todos os pontos.
Como local de Peniche, por vezes, no mesmo dia, chego a surfar em três ondas diferentes: uma está boa à maré vazia com o vento fraco, depois enche a maré e o vento aumenta, vai-se para outra, para acabar o dia ainda noutra...
O que disseste das arribas pensei eu também várias vezes. Como todos sabem, ainda há poucos anos, morreram três na almagreira num desabamento em tudo parecido à praia da Rocha...
Os Super Tubos é inconsistente mas julgo que Mundaka (embora só lá tenha surfado uma vez) ainda é mais. A qualidade da onda nem sempre é a melhor (fecha muito) e varia muito de maré para maré. Mas em nove dias de nortada (off shore) com um swell consistente garanto que se arranja umas 60 horas de competição de alta qualidade.
Registo: Apr 06, 2003 Mensagens: 5824 Local/Origem: Av. do Mar
Colocada: Seg, 21 Dec 2009 - 18:23 Assunto:
Podemos começar aqui um tópico com sugestões para melhorar. O Mnel depois encarrega-se de as levar a quem de direito...
Começo eu: dêem aos vendedores ambulantes licenças para vender comida na praia, podendo eles explorar o sítio onde estiver a dar o campeonato.
Para não ser como os coitados que ficaram a vender nos super e que só tiveram um dia de negócio, e os coitados como eu que foram para os belgas convencidos que pelo menos uma barraca de cachorros lá havia e passaram fome. E que fome... _________________ Do what you love and you'll never work a day in your life.
Colocada: Seg, 21 Dec 2009 - 18:42 Assunto:
presley escreveu:
Podemos começar aqui um tópico com sugestões para melhorar. O Mnel depois encarrega-se de as levar a quem de direito...
Começo eu: dêem aos vendedores ambulantes licenças para vender comida na praia, podendo eles explorar o sítio onde estiver a dar o campeonato.
Para não ser como os coitados que ficaram a vender nos super e que só tiveram um dia de negócio, e os coitados como eu que foram para os belgas convencidos que pelo menos uma barraca de cachorros lá havia e passaram fome. E que fome...
É verdade, e cada um teve de pagar uma licença de "não sei quantos Euros" por um espaço que no final quase nem funcionou... ainda nem falei com esses, mas não devem estar nada satisfeitos.
A parte da exploração comercial esteve muito mas muito má. E não acho que vá melhorar...
Acho que Peniche faz todo o sentido , de certeza que a inclusao dum CT vai ajudar no desenvolvimento local , talvez ate safe muita gente no ponto de vista financeiro! (só essa razao seria suficiente ehe)
Penso até que essa seria uma grande questão do lado Português, uma regiao que dê altas e precise de se potenciar.Todo o evento, publicidade/promoção vão de certeza trazer mais turistas com Euro.
Talvez tambem ajude ainda mais os Shapers da zona e ate mesmo os proprios surfistas..Quem sabe se nao faz aumentar o nivel de surf praticado ?
Os "aspectos negativos" eu nao classificava de negativos , mas talvez mais de "Fragilidades", que aparentemente parecem ser facilmente ultrapassados. Se for avante , de certeza que o (S) proximo(S) vao correr muito melhor!
Até te digo mais , acho que essas fragilidades são de certeza transformadas em oportunidades e mais valias, em articulação com uma boa organização.
Saindo um pouco do "profissional", acho que um pouco de imprevisão Q.B sai sempre bem , como o Tow in que se fez por la.Uma imprevisão relativamente controlavel.
Sabes , ao sentir na pele o que sera viajar todo o ano e fazer/desfazer malas , viajar, transfers, frio/calor, comida manhosa(ou nao) , cansaço, jet lag, acredito que um grande factor sera a Hospitalidade aliada com a qualidade de vida do Local+altas ondas , faz a formula perfeita, e ai eles ate te deram a dica
"Portugal e Peniche têm para oferecer a qualquer visitante: bons hotéis, boa comida (felizmente que a época da sardinha foi excelente e durou mais que o normal), bom vinho etc etc. O tour é muito cansativo para os participantes, e poderem sentir-se em casa é algo eles dão muito valor. Pode parecer um estilo de vida muito exótico, mas quase todos se queixaram da pressão que isso punha nas suas vidas."
Gostaria de entrar mais no assunto , mas nao estive presente no evento.
abraço
PS:os vendedores que façam banquinhas, como as de cerveja dos arraiais..
Registo: Nov 06, 2008 Mensagens: 1489 Local/Origem: Aqui nasceu Portugal e ali avistei Ana
Colocada: Ter, 22 Dec 2009 - 0:14 Assunto: Re: O que levou Peniche a ser escolhida para o WT ?
Mnel escreveu:
Re: O que levou Peniche a ser escolhida para o WT ?
Foram os "amigos de peniche"
ps: curiosidade enorme, vocês gringos, conhecem esta expressão? _________________ «Sous les pavés, la plage»
Debaixo das pedras da calçada, está a areia da praia...
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Ter, 22 Dec 2009 - 22:12 Assunto: Re: O que levou Peniche a ser escolhida para o WT ?
PetervD escreveu:
Mnel escreveu:
ps: curiosidade enorme, vocês gringos, conhecem esta expressão?
Foi aqui discutida em 2003 ou 2004... acho q a net ainda nem tinha chegado aí ao vosso lado. _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Registo: Nov 06, 2008 Mensagens: 1489 Local/Origem: Aqui nasceu Portugal e ali avistei Ana
Colocada: Qua, 23 Dec 2009 - 11:18 Assunto: Re: O que levou Peniche a ser escolhida para o WT ?
rudas escreveu:
PetervD escreveu:
Mnel escreveu:
ps: curiosidade enorme, vocês gringos, conhecem esta expressão?
Foi aqui discutida em 2003 ou 2004... acho q a net ainda nem tinha chegado aí ao vosso lado.
Xiii... que insolência. Estás a pedir um duelo!
A internet já tinha chegado cá cima, só que na altura surfava mais.
Vou ter de pesquisar essa tal discussão do "antigamente" _________________ «Sous les pavés, la plage»
Debaixo das pedras da calçada, está a areia da praia...
Colocada: Qua, 23 Dec 2009 - 17:24 Assunto:
DiogoPedroso escreveu:
Mnel , deves andar apanhar boas ai no quintal....
É que tenho estado cheeeiooo de trabalho, e desde o ProSearch que tinha querido escrever algo sobre a minha experiência como "lobbier oficial" mas não tinha tido tempo.
DiogoPedroso escreveu:
Acho que Peniche faz todo o sentido , de certeza que a inclusao dum CT vai ajudar no desenvolvimento local , talvez ate safe muita gente no ponto de vista financeiro! (só essa razao seria suficiente ehe)
Penso até que essa seria uma grande questão do lado Português, uma regiao que dê altas e precise de se potenciar.Todo o evento, publicidade/promoção vão de certeza trazer mais turistas com Euro.
Talvez tambem ajude ainda mais os Shapers da zona e ate mesmo os proprios surfistas..Quem sabe se nao faz aumentar o nivel de surf praticado ?
Peniche arrisca-se a ficar com o pior de receber tal evento e perder a oportunidade de sacar algo positivo!!
Continuo a criticar abertamente a falta de um plano de alavancagem que permita sacar o máximo partido económico da organização deste evento.
Acho particularmente que a Câmara de Peniche deveria desenvolver tal plano para que a economia local possa tirar mais partido que não seja os picos cheio de gente que fica depois a dormir noutros locais.
Acho completa falta de visão quem acha que apenas a organização do evento seja suficiente para lançar os foguetes. Errado e é por isso que muitos locais se recusam a receber etapas do WT.
Por exemplo: os surfistas não são todos iguais. Alguns (os mais interessantes), contentam-se com espuminhas e deixam os melhores picos livres, têm maior capacidade financeira, maior necessidade de material, e são menos exigentes em relação à hotelaria. Um tal segmento é o dos turistas iniciados do norte da Europa. Portanto, deveria ser feito um plano que permita atrair e rete-los (compra repetida).
O desenvolvimento da marca Peniche Capital da Onda era suposto fazer isso, mas parece que foi abandonado e limita-se a um logotipo e a um claim sem valores e estratégia por trás...
É que tenho estado cheeeiooo de trabalho, e desde o ProSearch que tinha querido escrever algo sobre a minha experiência como "lobbier oficial" mas não tinha tido tempo.
DiogoPedroso escreveu:
Peniche arrisca-se a ficar com o pior de receber tal evento e perder a oportunidade de sacar algo positivo!!
Continuo a criticar abertamente a falta de um plano de alavancagem que permita sacar o máximo partido económico da organização deste evento.
Acho particularmente que a Câmara de Peniche deveria desenvolver tal plano para que a economia local possa tirar mais partido que não seja os picos cheio de gente que fica depois a dormir noutros locais.
Acho completa falta de visão quem acha que apenas a organização do evento seja suficiente para lançar os foguetes. Errado e é por isso que muitos locais se recusam a receber etapas do WT.
Por exemplo: os surfistas não são todos iguais. Alguns (os mais interessantes), contentam-se com espuminhas e deixam os melhores picos livres, têm maior capacidade financeira, maior necessidade de material, e são menos exigentes em relação à hotelaria. Um tal segmento é o dos turistas iniciados do norte da Europa. Portanto, deveria ser feito um plano que permita atrair e rete-los (compra repetida).
O desenvolvimento da marca Peniche Capital da Onda era suposto fazer isso, mas parece que foi abandonado e limita-se a um logotipo e a um claim sem valores e estratégia por trás...
O aviso está dado
Tu lá saberás Mneli , eu quando falei em organização , não queria só estar a referir a Crew do CT, mas sim no seu todo em articulação com os "interessados locais" (leia se Estado, comerciantes , midia etc)
Ainda bem que te referiste aos "turistas iniciados do norte da Europa", porque ate estive para escrever sobre os mesmos , mas decidi por nao o fazer.
O enquadramente seria o turismo da Ericeira como exemplo, ja conheci la turistas alemaes, holandeses, noruegueses epa tudo o que seja do Frio Mas esses tambem gostam muito de Caravan e camping, contudo tem que gastar $ de uma forma ou doutra.
Sem nenhum pretensiosismo, nao estou a perceber bem o teu "tom" e orientação de ideia, pelo seguinte:
O que escreveste aqui foi fruto de uma analise superficial(mas que é bastante), e "apresentaste" ao Pres da Camara o qual te deu uma resposta(ou melhor nao deu nada) que nao estavas a espera?
Abre o teu coração nesta epoca natalicia
Na minha opinião acho se devia seguir mt por aquilo que se faz na Ericeira.
Por aquilo que conheço da Ericeira,a "terra" ganhou mt com o surf aliás acho que vive na maioria disso.Por todo o lado existe sempre qualquer "coisa" dedicado ao Surf.E todos ganham com isso da melhor maneira(hoteis,escolas de surf,comerciantes,restaurantes e residentes).
Em Peniche qd lá estive já não senti tanto isso,senti apenas que é uma terra com potencial para seguir o mesmo exemplo mas com mt caminho pela frente.
Achei tb que o local onde se realizou a maior parte da prova(pico da mota)tinha mt poucas indicações para lá chegar!
Mas é a minha opinião...e que malta quer mesmo é mais provas no nosso pequeno "Portugal".
Registo: Jul 03, 2003 Mensagens: 1441 Local/Origem: "Amigo de Peniche"
Colocada: Qua, 23 Dec 2009 - 23:34 Assunto:
Mnel escreveu:
[. Um tal segmento é o dos turistas iniciados do norte da Europa. Portanto, deveria ser feito um plano que permita atrair e rete-los (compra repetida).
O aviso está dado
ò Mnel, só uma perguntinha retórica:
Tu achas que o iniciado do norte da Europa quer saber de mundiais de Surf?
Colocada: Qui, 24 Dec 2009 - 1:07 Assunto:
DiogoPedroso escreveu:
Sem nenhum pretensiosismo, nao estou a perceber bem o teu "tom" e orientação de ideia, pelo seguinte:
O que escreveste aqui foi fruto de uma analise superficial(mas que é bastante), e "apresentaste" ao Pres da Camara o qual te deu uma resposta(ou melhor nao deu nada) que nao estavas a espera?
Abre o teu coração nesta epoca natalicia
Se calhar exaltei-me... trabalhar em ambientes muito agressivos (banca) resultam nisso. Peço desculpa.
Acho que o "aviso" não é tão superficial. Tenho o maior apreço pelo Tozé, "the coolest Mayor on the Tour". Já trabalhei com o Pres da Câmara e esta ideia até é compartilhada a 100% por ele. Foi originada num trabalho para Sagres, desenvolvida num trabalho (pro-bono) que fiz para a Câmara de Peniche e depois aprofundada noutra proposta que fiz para outro destino. Até aqui nada de novo.
Apenas acho que o conceito não está a ser levado à prática, e é isso que me preocupa (por frequentar as ondas locais) e que deveria preocupar bastante mais quem vive da economia da região (Presley & Co). Custa-me ver uma vitória que deveria ser intermédia, transformada em final.
Colocada: Qui, 24 Dec 2009 - 1:15 Assunto:
bitang escreveu:
Mnel escreveu:
[. Um tal segmento é o dos turistas iniciados do norte da Europa. Portanto, deveria ser feito um plano que permita atrair e rete-los (compra repetida).
O aviso está dado
ò Mnel, só uma perguntinha retórica:
Tu achas que o iniciado do norte da Europa quer saber de mundiais de Surf?
Talvez não, e realmente nem é relevante, mas o facto de uma região organizar uma prova do WT coloca-a nos radares e confere-lhe o estatuto de "onda de classe". Torna-se conhecida, mas como dizes, isso só não basta.
A questão é precisamente que para sacar proveitos económicos, um destino tem de se tornar atractivo para esse segmento (que é bastante mais rentável do que o surf de campeonatos). É necessário entender o que este segmento procura e desenvolver isso.
Outros segmentos rentáveis são as empresas da indústria de surf: alguns profissionais que conheci durante o ProSearch confessaram-me que, se a região oferecesse "boas condições", pensariam seriamente em mudar-se de França (onde a maioria está) para Portugal. O que são essas "boas condições"?
nem me fales de ambientes agressivos de banca.., não é a toa que estou a ver se arranjo algo na minha area de estudo .
Continuando,
"Até aqui nada de novo.
Apenas acho que o conceito não está a ser levado à prática, e é isso que me preocupa (por frequentar as ondas locais) e que deveria preocupar bastante mais quem vive da economia da região (Presley & Co). Custa-me ver uma vitória que deveria ser intermédia, transformada em final. "
Paguem a alguem para implementar um projecto até ao fim (sebem que nao existe fim..) , pelo menos ate estar tudo estruturado .Com formação a equipa da casa para dar continuidade.Mais umas auditorias de x em x tempo.
Mas acho que nao estou a dar nenhuma novidade , ja deves estar farto disso , Portugal tem tudo para muita coisa..e é capaz de ser a altura certa para essas multis do surf virem para ca deixando frança..
Com o Desemprego que pelos vistos vai aumentar, o estado devia lhes pagar para virem! ou darem os mesmos beneficios que dao aos "chineses" a nivel de imposto (ou neste caso isenção).
Desemprego que pelos vistos vai aumentar, o estado devia lhes pagar para virem!
O estado devia era pagar/valorizar mais os que por cá andam para não sairem. Cada vez mais vejo gente a ir para fora descontente com a situação em PT, e não estou a falar de emigração de trolhas e empregadas de limpeza. _________________ Cumprimentos,
Sérgio B.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum