gostava comprar uma prancha para iniciar.
Tenho 170 cm e tenho 65 kg
Decidi comprar prancha usada por ser a primeira
Gostava saber se está e boa para mim
http://cascais.olx.pt/prancha-de-surf-quiksilver-6-5-iid-455505175
As melhores marcas pranchas para iniciar.
E algumas dicas já vou iniciar sozinho
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Ter, 22 Jul 2014 - 15:01 Assunto:
Olá Pedro,
Não, esta prancha não é adequada para te iniciares. Com o teu peso e altura, diria que pelo menos uma 7'0 com um perfil mais largo e nariz redondo. Essa prancha que mostras no link será muito difícil de controlar e o mais fácil é que desistas de surfar pelas dificuldades que ela te vai oferecer no inicio. Por isso, o melhor é comprar uma prancha maior e mais estável que te sirva para os primeiros 2 anos para aprender as bases. Depois segues para outra.
Boas ondas! _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
O Dafonso tem toda a razão no que disse, se bem que eu apostaria em algo mais 7'6", pois 7'0" pode ser curto tendo em conta a tua estatura.
Para iniciares á sempre as NSP, SURF Series ou algo do género. Procura nas lojas e não só no OLX, muitas das vezes encontras nas lojas grandes negócios com pranchas melhores.
As Alma já ouvi falar mas não vi nenhuma ao vivo por isso não posso dizer se é bom ou não.
Lembra-te que largura e espessura são tuas amigas.
Tudo o que seja NSP e Surfseries em 2ª mão é bom para começar.. As Alma não conheço. Aconselho-te a ler o tópico sobre o Tutorial também para teres uma ideia do que precisas para começar.
Colocada: Ter, 22 Jul 2014 - 16:37 Assunto:
As Alma são pranchas do género das NSP, Surf Series e CIA... Pedro, na dúvida deixa aqui uma mensagem com o link para a prancha no OLX que a malta dá uma olhada e aconselha. _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Colocada: Ter, 22 Jul 2014 - 16:43 Assunto:
FLino89 escreveu:
O Dafonso tem toda a razão no que disse, se bem que eu apostaria em algo mais 7'6", pois 7'0" pode ser curto tendo em conta a tua estatura.
Ele não é muito alto e é bastante leve... por isso disse 7'0 mínimo. Uma 7'6'' tb está bem, mas aqui penso que o que a maioria das pessoas que vai investir em material para aprender "por conta própria" quer é um compromisso entre a longevidade do material em termos de aprendizagem e também a facilidade da aprendizagem nessa material. Tendo em conta isso, acho 7'0 um bom tamanho para as "medidas" do Pedro... Claro que o ideal se calhar é uma 8'0 super estável com a qual ele aprendesse o take off, remada, etc para as primeiras 3 ou 4 semanas (pressupondo uma prática regular)... mas rapidamente era prancha a mais para uma pessoa com 1.70 e 65 kg. _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Esta era uma boa hipótese, mas parece-me que é em PU... se fosse epoxy era melhor, pois é mais resistente - no inicio a prancha vai levar muita pancada. Procura no OLX pois há imensas ALMA em epoxy novas a um preço razoável. _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Esta era uma boa hipótese, mas parece-me que é em PU... se fosse epoxy era melhor, pois é mais resistente - no inicio a prancha vai levar muita pancada. Procura no OLX pois há imensas ALMA em epoxy novas a um preço razoável.
Acrescento ainda, se quiseres isso em segunda mão negoceia de forma a que não dês mais de 200 porque por 225 juntas mais 25 vais buscar uma dessas nova e ainda escolhes a cor e sabes que tá nova
Ele não é muito alto e é bastante leve... por isso disse 7'0 mínimo. Uma 7'6'' tb está bem, mas aqui penso que o que a maioria das pessoas que vai investir em material para aprender "por conta própria" quer é um compromisso entre a longevidade do material em termos de aprendizagem e também a facilidade da aprendizagem nessa material. Tendo em conta isso, acho 7'0 um bom tamanho para as "medidas" do Pedro... Claro que o ideal se calhar é uma 8'0 super estável com a qual ele aprendesse o take off, remada, etc para as primeiras 3 ou 4 semanas (pressupondo uma prática regular)... mas rapidamente era prancha a mais para uma pessoa com 1.70 e 65 kg.
Tens toda a razão na tua opinião. Eu pessoalmente iria para a 7.6 somente devido talvez à regularidade com que ele irá surfar. Se for para praticar quase todos os dias, a 7.0 realmente é mais indicada. Agora se for para surfar nos fins de semana e um dia por outro ao de semana, a 7.6 parece-me uma melhor opção para aprender.
A 8.0 para o peso e altura acho que só se estiver numa de ir talvez para longboard.
A 7.0 parece estar em bom estado, não conheço é a marca para dar a minha opinião.
A 7.10 é grande, será óptima para aprenderes e para o verão com as ondas mais fracas. Pode ser uma boa opção, também deves ter em conta a tua resistência física e o que gostas mais no surf.
As pranchas grandes não são só para a fase de aprendizagem, no caso de gostares do surf que elas proporcionam, acabam sempre por ser uma opção no teu quiver.
Em termos físicos estou bem sai do ginásio a 2 meses tivemos quase 1 ano
Eu quero ir surfar 4 a 5 vezes por semana moro ao pé da ericeira no inverno gostava de ir todos os fins de semana
Eu gostava de evoluir para um prancha na casa dos 6
Vou continuar a procura de uma 7'0
Eu tenho visto muitas 6'8 a preços baixos essas são mas para aprender?
Até cerca de 6'8'' a 6'6'' tudo vai depender do shape da prancha e da tua dedicação/jeito. Como disse noutro tópico, dentro dos limites da razoabilidade, já vi muito boa gente adaptar-se rapidamente a pranchas mais curtas. Agora é fundamental que sejam largas e grossas.
Se fores para uma 6'8'' tem o cuidado de ter uma largura tipo 21''3/4 e que seja bem grossa, com rails cheios. O rocker deve ser pouco acentuado e se puderes pergunta ao vendedor se o bottom tem contorno convexo tipo flat to vee ou triplane to vee.
Se o vendedor for porreiro vai dar-te os pormenores da prancha. De qualquer modo, se nunca fizeste surf acho que uma prancha deste tipo já é areia a mais. Caso tenhas a oportunidade de surfar numa softboard de um amigo/escola, e se conseguires aprender bem o básico com facilidade (takeoff e mesmo cortar o verde), talvez possas ir para uma prancha dessas.
De qualquer modo, e se pretendes começar já no Verão a surfar, o meu conselho é que vás para uma malibu grandona (7'6'' a 7'10'') porque facilmente apanhas ondas mais fracas. Epah mesmo que queiras no futuro evoluir para uma short é porreiro veres o tipo de surf que as pranchas maiores proporcionam. Pode ser que até te apaixones. E mesmo que continues a querer passar para uma short ficas no teu quiver com uma prancha maiorzinha para te divertires no Verão com ondas da treta.
Assim aprendes o básico muito mais facilmente e começas já a desfrutar do surf. Se depois quiseres de todo esquecer os tempos de maçarro vendes a prancha a quem se esteja a iniciar.
Eu por exemplo surfo quase sempre de short, mas ainda tenho guardada a primeira prancha que mandei fazer, uma malibu bem divertida mesmo em mar maiorzinho.
Li este artigo há pouco tempo e embora não concorde com tudo o que o texto diz, há algumas coisas que são dignas de nota. Deixo a citação de um parágrafo (em inglês)
Citação:
THE DEBILITATING DELUSION OF PROGRESSIVE SURFING
Is the idea of progressive surfing actually causing the general surfing public to regress? Probably never in surfing history have such a high percentage of surfers rode such a low percentage of waves. This is often due to surfboard choice, but it is more than that. The problem stems from a state of mind. Although a comparitively short, thin, narrow board will generally perform better in chest high plus, hollow surf, this is also generally all it is good for. It has now become normal to see shortboards completely submerged and progressive longboards half submerged. The high performance surfer has, whether he knows it or not, decided to sacrifice most of the waves in the world, and even most of the parts of the best waves. He must stay in a very tight area, on a very specific type of wave - the best area, yes, but if the wave significantly slows down, or speeds up, he is, compared to a surfer with a larger board, out of luck.
Not only does the progressive surfer use retrictive equipment, but he restricts himself in the length of ride, often opting for some vertical manuever that reduces his forward speed, and leaves the surrounding surfers looking at another unridden wave. Simply riding the wave seems unthinkable.
Some say, "It is all just for fun. What does it matter?" Yes, but what the surfing public thinks is surfing, is highly influenced by the media, which portrays surfing as riding big, hollow waves, doing tail slides and aerials.
Be one of the few who discard the media enhanced notion of progressive surfing. There is a wonderful world of uncrowded, and easy to ride waves waiting for those who do.
Be one of the few who discard the media enhanced notion of progressive surfing. There is a wonderful world of uncrowded, and easy to ride waves waiting for those who do.
Acho que se refere aquele surf tipo Jesus Cristo, o mar não parece ter ondas mas da praia vê-se alguém que parece caminhar sobre as águas
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum