10.000 vezes mais rápido que ligações de banda larga
GRID: já foi inventado o substituto da Internet
Lançamento previsto para o Verão
Uma equipa de cientistas desenvolveu na Suíça aquilo que pode vir a ser o sucessor da Internet, como hoje a conhecemos, e torná-la obsoleta. Trata-se de um gigantesco sistema computacional de «grelha» (GRID), segundo noticia o «Daily Telegraph».
O novo sistema foi criado na Organização Europeia de Investigação Nuclear (CERN), tal como a Internet, e é 10.000 vezes mais rápido do que as actuais ligações em banda larga, permitindo descarregar ficheiros de filmes e música em segundos. Além disso, poderá fornecer a energia necessária para enviar imagens sofisticadas, permitir jogos instantâneos entre centenas de milhar de participantes e oferecer ligações videotelefónicas em alta definição ao preço de uma chamada local. A «grelha» irá também armazenar a informação que gerar, já que a Internet não terá capacidade para capturar volumes de dados de tão grandes dimensões.
«Com este tipo de poder computacional, as gerações futuras terão a capacidade de colaborar e comunicar em modos que pessoas mais velhas, como eu, não podemos sequer imaginar», afirmou o professor de Física na Universidade de Glasgow, David Britton, que participou no projecto.
O lançamento do novo sistema deverá ocorrer já no Verão, quando for ligado o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider), destinado a investigar as origens do Universo. O novo sistema foi construído com cabos de fibra óptica e modernos centros de reencaminhamento e distribuição, o que significa que não haverá componentes ultrapassados que possam parar o dilúvio de dados, como acontece com a Internet.
Neste momento já estão instalados 55.000 servidores da «grelha», um número que deverá crescer para 200.000 nos próximos dois anos.
A «grelha» irá também armazenar a informação que gerar, já que a Internet não terá capacidade para capturar volumes de dados de tão grandes dimensões
Eu curto é estas frases que todagente percebe! ehehehe
welcome to Da grid...
achei piada a esssa frase
veio-me à cabeça um prédio enorme, apenas com discos rígidos, a gravar tudo. os putos a trocarem filmes e dvds inteiros, já q a essa velocidade nem vale a pena compactar, e tudo a ficar lá gravado. milhares de vezes.
basicamente seria um arquivo da humanidade.
seriam precisos bairros de prédios para acumular tudo hoje. mais amanhã
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Ter, 08 Abr 2008 - 10:59 Assunto:
Eu já tinha lido algumas coisas sobre o assunto.
Como fiquei com algumas dúvidas após o que li aqui, pesquisei um pouco e confirmei que se trata de mais uma peça de mau jornalismo.
Mais do que uma rede para comunicação, a Grid é uma grelha de computadores que se destina a armazenar e processar uma quantidade absurda de dados.
Com o funcionamento do referido LHC (Large Hadron Collider), serão criados cerca de 15 Petabytes (15 milhões de gigas) por ano, quantidade impossivel de armazenar e processar por uma rede de computadores ou servidores a funcionar de uma forma "normal".
Dessa forma, e um pouco à semelhança do que foi feito há uns anos com o programa SETI, há que "dividir o mal pelas aldeias".
vai ser o fim das editoras de cd's e empresas de vidiojogos
O fim nunca é, quanto ao resto ... não foi já?
É que só a questão do In Raibows (Radiohead) e do Ghosts (Nine Inch Nails) que fizeram um balúrdio com as vendas na net, as discográficas perderam qualquer hipótese de contestar que as pessoas sacam porque não querem pagar nada pela música.
Isto a juntar ao iTunes, etc ...
E com os jogos vamos chegar ao mesmo ponto daqui por uns tempos. Casas a fazerem jogos para venda exclusiva via net.
A redução de custos com suporte físico (cds, papel para capas, caixas de plástico, etc) para além dos meios logísticos para a distribuíção, etc compensa a redução de preço no produto final e aínda metem ao bolso.
No limite, no caso da música, serão as próprias bandas a mandar as editoras darem a volta ao bilhar grande e ficaram não só com o lucro dos concertos (que é o que verdadeiramente ganham) como também com todas as margens de venda dos cds (que é onde são explorados actualmente).
De qualquer forma, parece-me um bocado sensasionalista. É que o GRID já existe há muito (SETI, Folding@Home, etc).
É apenas um meio de partilha de recusos para atingir um fim. No caso do armazenamento da informação ajuda bastante, mas custa-me vê-lo como o substituto da internet ... _________________ - http://liquidsymphony.blogspot.com
"The world is a book, and those who don't travel read only one page. But what no one tells you is that the book is no easy read" (in Sipping Jetstreams)
A «grelha» irá também armazenar a informação que gerar, já que a Internet não terá capacidade para capturar volumes de dados de tão grandes dimensões
Eu curto é estas frases que todagente percebe! ehehehe
welcome to Da grid...
achei piada a esssa frase
veio-me à cabeça um prédio enorme, apenas com discos rígidos, a gravar tudo. os putos a trocarem filmes e dvds inteiros, já q a essa velocidade nem vale a pena compactar, e tudo a ficar lá gravado. milhares de vezes.
basicamente seria um arquivo da humanidade.
seriam precisos bairros de prédios para acumular tudo hoje. mais amanhã
Por momentos lembrei-me do Isaac Asimov e do Arthur C. Clarke!!
Se bem percebi pelo que li a grid é a união da capacidade de vários computadores. E pelo que sei no técnico existe o chamado cluster, um supercomputador que funciona mais ou menos assim, vários processadores a trabalhar em conjunto... não me parece nada irreal. 10 000 vezes mais rápida, nao sei se a fibra óptica que agora existe permite isso... mas o tipo que disse que a Terra girava à volta do Sol também sofreu por isso...
Registo: May 04, 2006 Mensagens: 225 Local/Origem: azeitão
Colocada: Qui, 10 Abr 2008 - 0:46 Assunto:
lol! clusters já existem há anos. não percebo qual é o espanto. mudar protocolos ou criar um novo sistema de compressão é a evolução mais natural, tal como criar unidades de armazenamento. raios partam os forwards ... _________________ Red Eyes 6.4" / NPX
may the waves be my church and heal my hurts.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum