jonas entao o teu pai tem um amigo bla bla e perguntas onde compras a fibra? essa dos moldes tambem é engraçada... se calhar era melhor pesquisares em vez de dizeres coisas dessas
Maya não conheço essa fibra que falas... isso deve ser engraçado.. em resistencia ganha muito? tens foto disso? sabes de alguma prancha feita com essa fibra?
Registo: Mar 26, 2008 Mensagens: 5449 Local/Origem: Porto
Colocada: Sáb, 29 Mar 2008 - 13:59 Assunto: Fibra
A tal fibra não sao eles que a têm, eles apenas fazem corresponder os pedidos com o material que lhes levam. É uma empresa de construçao em fibra e nao de criaçao de fibra!
Sam, para teres a noção, o tecido de laminação mais caro que aqui encontro é um tecido de fibras e aluminio prata e dourado que custa cerca de 10,5 euros o metro linear.
Quem disse-me esses preços foi o shaper que arranjou-me agora a prancha. Falei com ele sobre um orçamento para fibrar a tal prancha de skim e ele adiantou o valor de 100 €.
4 onças no bottom e 2x4 onças no deck (cruzadas com reforços de carbono nas zonas de impacto dos pés), e é uma fibragem completa com glassing e corante na resina (ele não falou-me se era em epoxy).
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Dom, 30 Mar 2008 - 8:10 Assunto:
Sam dizeres que 1 metro quadrado de fibra custa 100 euros é bem diferente de dizeres que a laminação de 1 meto quadrado custa 100 euros.
Não sei qual a resina k ele pretende usar, mas diria que com 150 euros já deves conseguir comprar uma revolution, que são altas pranchinhas e são feitas aqui na zona de Santa Cruz.
Registo: Feb 10, 2008 Mensagens: 173 Local/Origem: Peniche
Colocada: Dom, 30 Mar 2008 - 21:59 Assunto:
Já que se estão com esse tema, passo a perguntar...na laminação devo usar que espessuras nas fibras? 6 onças na primeira camada e depois 4 na segunda? O que é mais comum. Não querendo ficar com uma tabua muito pesada.
Maya qual a percentagem que costumas usar de catalizador na laminação? ou é mais ou menos a olhometro?
PS: hoje comprei um plaina, baratinha...vamos ver se dá para o gasto. Vi também uns mini berbequins que devem dar para fazer os buracos para as caixas.
Leitao se ja pesquisaste de certeza que reparaste que sao reacçoes quimicas e como tal estao sujeitas a temperaturas , logo se estiveres a laminar com mais de 20 graus é diferente do que laminares com menos 20 graus.....
Mais calor/temperatura reacçao mais rapida , mais fria/lenta.
O que nao falta é info na net com as temperaturas e tudo mais.
Colocada: Seg, 31 Mar 2008 - 10:38 Assunto:
É claro que queremos tudo facilitado...faculta lá os links . Então o ideal é laminar abaixo de 20ºC. De inverno é na boa, uma garagem está sempre abaixo dessa temperatura. Como devo laminar a minha este verão vai ser complicado. Com mais temperatura deve-se então usar menos catalizador?
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Seg, 31 Mar 2008 - 11:40 Assunto:
Se laminares com 1% não vais ter problemas. O calor não é mau, só acelera a reacção.
Já o frio, pode fazer com que a mesma não se dê!!
Se alguma vez usares resinas com uma temperatura muito baixa, podes aquece-la um pouco até 19-20ºC antes de meteres o catalizador para facilitar a reacção.
Cuidado com a forma como aqueces a resina. Não faças nenuma estupidez porque a resina é altamente inflamavel!! _________________ Sunova Surfboards / Janga Wetsuits
Colocada: Seg, 31 Mar 2008 - 21:47 Assunto:
Eu a nos arranjos de pequenos dings uso o catalizador a "olhometro" porque são sempre pequenas quantidades de resina. Mas para laminar a tabua vou tentar ser mais preciso. Um quarto de litro de resina para cada camada? primeiro de 6 onças por baixo, depois deixar secar. virar a tabua e dar a parte de cima novamente com 6 onças? e depois repetir o processo mas com 4 onças?
Desculpem lá a quase inoportunidade... mas... e pranchas em madeira - balsa - o que acham ? Sabem de alguem que esteja a trabalhar nisso ?
Sinceramente acho-as fantásticas, além de, pelo menos para mim, serem um ícon, acho-as lindas... quem sabe dizem que transmitem um surf fantástico.
Neste filme, ou pelo menos neste trailer apresentado pelo Molusco aparecem umas pranchas em balsa lindas... !
Registo: Jan 12, 2008 Mensagens: 227 Local/Origem: Portugal
Colocada: Seg, 21 Abr 2008 - 14:30 Assunto:
Coloquei ontem a minha primeira quilha removível e hoje à hora de almoço fui espreitar como ficou.
TrÊs estrelas, isto pq me parece que a percentagem dos balõezitos não foi a melhor, contudo durinho e bom de se lixar.
Agora estou na dúvida sobre o posicionamento das da frente. Ainda não furei. 7,5 cm de distância entre o bordo de fuga das da frente para o bordo de ataque da central é muito pouco?
A BC 6´10 que tenho tem uma distância de 9cm.
Sei q quanto maior a distância entre as quilhas maior é a velocidade mas menos manobrável.
É uma shortboard 6´4 que ficou muito volumosa, tem um round tail e ligeiro double concave.
Colocada: Seg, 21 Abr 2008 - 18:09 Assunto:
gostava de fotos desse processo. Por kilhas fixas para mim é chinês. Enterras a quilha no foam? ou simplesmente acente nele? Como defines os ângulos das quilhas laterais?
São todas questões importantes e que eu não precebo nada
Colocada: Seg, 21 Abr 2008 - 21:10 Assunto:
Sim, a BC tem sido impecável. Um drope muito acessível em ondas acima de 1,5m e manobrável.
A lightning Bolt 6,3´ é mais dificil o drope quando o mar está 1,5m ou acima.
dleitao, é sempre bom ter uma prancha de marca ao lado para ver todos os pormenores. No meu caso tenho a BC onde me oriento nas medidas.
Colocada: Qua, 30 Abr 2008 - 21:51 Assunto:
Fim de semana passado fui experimentar a minha nova namorada, não resisti.
De facto tem um pouco de double concave e não single concave como afirmei dentro de água. Aprendi mais qq coisa é sempre assim felizmente.
Então posto o seguinte:
rails- são muito importantes porque quanto mais finos melhor cortam a onda e assim obtem-se maior velocidade. Indicado para ondas mais cavadas e maiores. A prancha que fiz é ultra-box nos rails logo só me vai dar para ondas mais moles e mais pequenas e como me foi explicado na água a superfície de contacto é maior porque a prancha vai andar mais à base do bottom double concave.
espessura- fiz muito espessa o que em bico de pacto ui,ui,ui vi-me aflito por vezes tive mesmo de esquecer o bico de pacto.
quilhas-aqui sim parece que acertei, foi um misto de inclinação da BC e da lightningBolt. Já a posição arrisquei avançar as quilhas da frente devido à posição do meu pé detrás. O paralelismo tb foi um misto das modelos e não senti qq resistência à troca de borda.
Tive um pequeno estrago no deck devido ao rail box. O chope cortou um pouco do rail numa queda. Alterei o rail para menos acentuado de forma à força que o chope faz sobre a prancha ficar mais distribuída quando a prancha estiver virada ao contrário.
Foi uma boa experiência.
Obrigado aki ao fórum pelas ajudas dadas.
Se poes o rail atras mais redondo a agua vai subir mais na prancha , logo nessa parte a prancha fixara mais á parede ou se muito redondo até se enterra na agua..., eu gosto do rail atras bem quadrado , mais que box! e puxo + - até a linha de edge , nao te consigo dizer exactamente porque varia...
Quanto mais perto do tail mais quadrado , e vais suavizando até saires dessa linha, e "entrares" noutra.
Isso do Chop, bem pode ser da corda, mas 90% dos casos sao da laminação....
Mas é assim mesmo , nao ha nada como saber surfar para ver como ela funciona.
Colocada: Qui, 01 Mai 2008 - 9:57 Assunto:
Vou ver se tiro umas fotos para postar aki. De facto notei uma ligeira dificuldade em me encaixar na onda quando ela começa a cavar o que implica um cuidado maior no caminho da onda. Tenho de entrar mais vezes para tirar melhores conclusões para o que fazer na próxima. Entretanto vou recondicionar a lightningbolt que já tem 10 anos em cima, só ainda não sei como tirar o astrodeck.
Colocada: Qui, 01 Mai 2008 - 20:46 Assunto:
Aki vão umas fotos dos rails da prancha que fiz:
Esta foi a alteração que fiz ao deck para não ter surpresas em surftrip.
[/img]
Não consegui disfarçar muito bem , também é a segunda prancha que faço . A primeira fiz à 20 anos atrás com um bloco de poliuretano para contrução civil.
Editado pela última vez por Luis em Qui, 01 Mai 2008 - 20:55, num total de 1 vez
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum