Registo: Feb 10, 2008 Mensagens: 173 Local/Origem: Peniche
Colocada: Ter, 18 Mar 2008 - 22:36 Assunto: Como fazer a minha prancha?
Boas, reparei que não nelhum tópic no "best off" sobre como shapar, reparar, fibrar e todas essas coisas que me interessam bastante. Acho que era interessante ( visto haver tanta gente que sabe muito sobre isso), haver esse espaço no forum para se poder tirar essas dúvidas.
Já aprendi muito com uns links. Além disso ainda ando a meio do projecto da minha prancha de skim (depois de muitos contratempos com a espuma de PU).
Uma pergunta, os rails são sempre feitos "à la mano"?
Tipo não vi ninguém a tirar medidas e apenas a fazer a "olhómetro" com a lixadora de rolo os rails.
Eu só tenho uma lixadora vibratória (nunca mais vejo resultados) e uma circular (que desgasta demais se não tivermos mão).
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Qui, 20 Mar 2008 - 16:07 Assunto:
Se estás a falar da parte de shape, vais ao continente e compras uma surform da Stanley. Há umas que devem ter uns 20 cm de comprimento e umas que são tipo um rectangulo de 6 x 4 cm. Compra uma de cada.
Isso para comer o foam é uma maravilha.
Obrigado Maya fiquei surpreso de no continente terem esse tipo de material, mas segundo a tua resposta nada melhor do que o olho humano pra acertar os rails, ou então não lol... Não sei o que vai sair de lá, o que vale é que no skim os rails não importam assim tanto desde que os ângulos do bottom estejam certos pra definir uma direcção
Colocada: Qui, 20 Mar 2008 - 21:31 Assunto:
Sam, a dinamica da prancha de skim quando fores em cima da água vai depender em grande parte do tipo de rail que tiveres.
Não sei se fazes snowboard, mas se fizeres e já tiveste oportunidade de testar pranchas com rails diferentes percebes o que quero dizer.
Sam, a dinamica da prancha de skim quando fores em cima da água vai depender em grande parte do tipo de rail que tiveres.
Abraço
Hmm não tinha pensado nesse aspecto mas faz sentido, eu estava apenas a referir-me aos rails "vincados" na parte em que se desliza na areia (a tal direcionalidade da prancha). Mas vou estar mais atento a isso pois eu quero fazer uma prancha com grande flutuação.
Quanto ao snowboard, experimentei este ano (conforme contei num post) e fiquei "apaixonado", desporto "fácil" e capaz de transmitir emoções fortes mas a minha experiência não deu para perceber das diferenças de rails entre boards. Só sei que não me deram muito jeito os ângulos que estavam na prancha (aluguei na serra da estrela) e estava muito riscada por baixo e sem rails vincados, então pra agarrar no gelo era um problema terrível.
Colocada: Ter, 25 Mar 2008 - 15:12 Assunto:
Maya, isso que se compra no continente são lixadoras?
O snowboard é um pouco diferente do surf. Mas no sentido dos rails é semalhante. Quanto mais vertice tiver o rail mais agarra. No swowboard em condições "geladas" podes ver que é mesmo assim. No surf é o mesmo, um rail mais curvo vai "agarrar" menos que um rail mais vincado.
Básicamente falando são laminas que cortam o elemento que tocam.
Colocada: Ter, 25 Mar 2008 - 15:25 Assunto:
O que se compram no continente são surforms.
Básicamente são uma espécie de raladores de cenouras em ponto maior que te permitem escavar o foam muito mais depressa do que se o fizeres com uma lixa ou com um screen (rede para shape).
Em relação aos rails e à consideração que eu fiz, não tenho quaisquer duvidas de que está certa, mas digo-te que não percebi o sentido com que fizeste a tua observação. De qualquer forma, e para que percebas o que quis dizer, vai andar no gelo com um rail curvo ou no powder com um rail muito fino. Depois troca de pranchas e testa novamente.
Um skimming bem feito é feito sobre a água e não sobre a areia, por isso é imprescindivel que o rail tenha um foil que favoreça o deslizar sobre a água, em vez de se enterrar ou prender.
A dificuldade será entre um rail que te permite isto e um que te permita ter um bom drive para que haja aulgum controle da prancha.
uma cena que faço , que muita gente faz é ter uma prancha com x caracteristicas do que queres e vais fazendo/olhando para ela.
Vai apalpar muita prancha de skimy e sentir os rails , tens um aparelho que fica com o "molde" , encostas a dita ferramenta ao rail e ele fica marcado.
Pá mais que isto so fazendo..
Ps: Os rails ainda faço com Surform, as vezes com Dragon Skin ou com uma lixa de grao 60, para as 1ª linhas..
Colocada: Ter, 25 Mar 2008 - 17:52 Assunto:
Maya concordo plenamente contigo no que trata a rails. já faço snowboard ( sempre que há neve, não é o caso deste ano) à alguns anos, tenho apanhado boas e más condições. Mas antes de me fazer à neve dou sempre um "toque" nos rails para ficarem bem afiados.
No surf é a quase a mesma coisa. como é um elemento liquido poderá haver diferenças, dai numa prancha de surf haver sempre zonas de rail mais soft e outras mais defenidas.
A dificuldade será entre um rail que te permite isto e um que te permita ter um bom drive para que haja aulgum controle da prancha.
Abraço
Percebeste o ponto que eu queria dizer, é para isso mesmo que eu pretendo um certo ângulo nos rails. E claro cada prancha deve ser adequada ao estilo de surf. E o meu estilo de skim não é mesmo pra apanhar ondas (para isso tenho o surf), é mesmo para fazer airs, shove-its e batidas. Ou seja, é mais para diversão, por isso preciso de uma prancha com bom drive na areia para chegar onde pretendo.
Registo: Jan 12, 2008 Mensagens: 227 Local/Origem: Portugal
Colocada: Sex, 28 Mar 2008 - 21:31 Assunto:
Tenho uma dúvida:
-vou usar quilhas removíveis da marca Expan´s (sistema x-plug) e nas instruções chamam a atenção para não usar resina acelerada e 1% de catalizador com a justificação que pode danificar os copinhos. Estas percentagens são contra o usual da resina que faço.
Alguém pode me dar uma dica? Geralmente os frascos da água onde faço a mistura aquecem com a resina mas não se deformam. Será que os copinhos se deformam?
Colocada: Sex, 28 Mar 2008 - 23:06 Assunto:
Luis, o facto de não se dever usar mais de 1% de catalizador nas quilhas não se deve apenas aos copos. Com o aquecimento causado pela reação quimica com o catalizador, a temperatura pode afectar o blank, assim como, no caso de teres uma pintura no deck, pode "comer" as cores por cima dos copos.
Um truque que se pode usar, é na altura em que se coloca a resina nos copos, colocar uma esponja molhada do outro ldo da prancha, para que não aqueça tanto.
Hmm eu sei que não percebi mal os preços. Também fiquei surpreso por serem tão caras, mas contra um shaper não discuti.
Só se ele estivesse a falar de carbono, mas mesmo assim não sei... quando estiver com ele pergunto-lhe melhor
Registo: Mar 26, 2008 Mensagens: 5449 Local/Origem: Porto
Colocada: Sáb, 29 Mar 2008 - 0:57 Assunto: Shapear
Shapear uma prancha (SEM GRAFICO) fica á volta de 50€ em material!
A mão de obra é que fodasse, mais vale pagar a um shaper! Eu tenho sorte porque o meu pai tem um amigo que tem uma fabrica de fibra que faz fibra para muita coisa, basta evar-lhe os moldes que ele faz á forma. Depois o grafismo é comigo!
Colocada: Sáb, 29 Mar 2008 - 1:43 Assunto:
Jonasresas, rapaz, tu sabes de que é que estás a falar?
Não me parece...
Sam, para teres a noção, o tecido de laminação mais caro que aqui encontro é um tecido de fibras e aluminio prata e dourado que custa cerca de 10,5 euros o metro linear.
de resto e tendo em consideração tecidos de e-glass, o preço nunca passa dos 4 euros, independntemente das onças do tecido.
Todos os tempos são GMT Ir à página 1, 2, 3Seguinte
Página 1 de 3
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum