Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Dom, 17 Fev 2008 - 19:38 Assunto: Mais um dia daqueles.
Altas ondas, granditas e com power. Mar glass e pouco crowd.
Chega um alfacinha ao estacionamento e diz meio nervoso: 'Q loucura de mar... está metrão ã??? Nunca pensei pá. Pena q só tenho uma 5'9" e a maré está demasiado cheia...'
Nem respondi limitando-me a sorrir enquanto trancava a carroça. Cheguei à areia, estendi o arraial no meu spot de toda a semana e vesti o fatuxo último modelo à la Fanning.
Água gelada de novo e esperei por uma aberta na arrebentação enquanto os tendões gritavam por socorro qd num contexto de 12 ou 13ºC.
'C'a granda metrãozarrãozão...' - pensei para comigo ao ver alguns amigos meus a dropá-las lá bem atrás enquanto me lembrava do rizito amarelo do pintas cheio de autocolantes no carro e madeixas louras.
O impacto da onda produzia uma espuma maior q qq um deles.
O offshore estava menos forte q nos dias passados pelo q algumas das linhas quebravam rápidas demais para quem não tinha prancha práquilo ou kitt de unhas instalado. Nitidamente o caso de todos os q lá estavam comigo incluído. Mas iria ser divertido na mesma.
Na memória fica o começar a dropar e ver uma paredaça ao lado toda armada e à espera de ser desbravada.
Apetece congelar o tempo. Parar o mundo e sair da prancha. Percorrer aquela escultura a pé enquanto o silêncio te envolve. Caminhar e começar a marcar com tinta fluorescente todos os pontos onde queres q a tábua passe. Um trajecto de curvas alternadas com segmentos de recta destinadas à aceleração sempre q apontadas à base da onda e para palmilhar secções qd paralela à mesma.
Depois de tudo marcadinho carrego no play.
O som dispara das colunas e o trovejar do grosso lip a bater lá embaixo ensurdece tudo e todos. As gotas no rosto e cabelo secam rapidamente dado o offshore e velocidade com q passo pela malta q regressa ao outside. Uns gritam, outros riem-se e há os q me levantam o polegar enquanto remam já cansados.
Dois ou três roundhouses a trezentos precisamente no sítio onde tinha espetado a bandeiróla. Mando pra baixo de novo, puxo o bottom exerço alguma pressão no tail e encaixo. Esmago o deck com o pé da frente e aponto a minha menina pra baixo numa diagonal perfeita qd saio e a onda continua grande e perfeita direita à areia.
O quebracôco passa dos dois metros pelo q o melhor é pensar já na próxima. Levanto vôo. Perco noção do peso e sinto a leveza do ser. Alguma vertigem ataca-me o estômago pois perdi a noção pra q lado ficava a água. A calma toma conta de mim enquanto mergulho num banho gélido.
Toda a minha vida quis ser surfista. Sempre quis possuir aquele sorriso característico. O de quem volta pró pé dos amigos no outside depois de ter surfado mais uma onda daquelas q vale mesmo a pena.
Mesmo sem grandes truques ou paneleirices.
Umas linhas, umas curvas e um chapelito.
Sentir os rails a funcionar e o turbilhão criado pelos finos.
Contar as gotas no spray levantado pelo offshore.
Dizia um puto aqui há dias não sei se neste fórum se numa qq revista:
'Cá em Portugal só há 3 ou 4 gajos q sabem surfar.'
Digo eu em nome de muitos de nós:
- Tão enganado estás. _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Colocada: Dom, 17 Fev 2008 - 20:04 Assunto: Re: Mais um dia daqueles.
rudas escreveu:
Apetece congelar o tempo. Parar o mundo e sair da prancha. Percorrer aquela escultura a pé enquanto o silêncio te envolve. Caminhar e começar a marcar com tinta fluorescente todos os pontos onde queres q a tábua passe. Um trajecto de curvas alternadas com segmentos de recta destinadas à aceleração sempre q apontadas à base da onda e para palmilhar secções qd paralela à mesma.
Depois de tudo marcadinho carrego no play.
O som dispara das colunas e o trovejar do grosso lip a bater lá embaixo ensurdece tudo e todos.
até me arrepiei quando li este excerto!
tu sabes escrever muito bem, mas tambem consegues fazer com que qualquer pessoa ao ler um texto teu diga "era mesmo isto que eu queria dizer mas nao sabia expressar".
Colocada: Dom, 17 Fev 2008 - 20:07 Assunto: Re: Mais um dia daqueles.
mario-surfivor escreveu:
até me arrepiei quando li este excerto!
...nao sabes escrever muito bem
LOLOLOLOLOLOLOLO
Deu no entanto para perceber q as tuas palavras de apreço são sentidas...! Abraço _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Registo: Oct 06, 2003 Mensagens: 1480 Local/Origem: Charneca da Caparica
Colocada: Dom, 17 Fev 2008 - 20:24 Assunto:
Mestre, uma vez, a ler um texto do cadilhe, tive vontade de largar tudo e ir lá para o outro lado do mundo à procura de Chicama, no Perú, a esquerda interminável. Apesar da inspiração, a única coisa que realmente copiei do texto foi o incrédulo 'esso no puede ser'...
Ainda bem que a noite que já caíu me agarra, para não ir eu cair dessas morras que andas a surfar. É que se não fosse isso, com a parte do 'meio mundo de distância' ultrapassada, acho que desta vez só mesmo lá lá dentro é que acordava deste transe que o teu relato inspira.
Como o casório está para daqui a três semanas, provavelmente arranjáva-la bonita e esso é que no puede mesmo ser.
Alto texto!!! _________________ A tentar ver a vida por um canudo...
Registo: Jul 21, 2005 Mensagens: 1806 Local/Origem: Porto
Colocada: Dom, 17 Fev 2008 - 21:46 Assunto:
Grande texto Rudas!
A inspiração está de volta e o surf, obviamente, que também! Tira o melhor do que estes tempos têm para oferecer, que daqui a nada estás outra vez a pegar no batente.
Abraço _________________ "Waiting for waves its ok... most people spend their lifes waiting for nothing" (sic.)
Registo: Aug 27, 2007 Mensagens: 1923 Local/Origem: Porto
Colocada: Seg, 18 Fev 2008 - 8:46 Assunto: Re: Mais um dia daqueles.
rudas escreveu:
Toda a minha vida quis ser surfista. Sempre quis possuir aquele sorriso característico. O de quem volta pró pé dos amigos no outside depois de ter surfado mais uma onda daquelas q vale mesmo a pena.
Coincidências do caraças. Ontem dei boleia a um top longboarder nacional e, no meio da conversa, disse-lhe qualquer coisa como esta enquanto lhe contava que, face à ausência da prática, matava o bichinho com revistas, alguns vídeos de surf, muitos livrinhos sobre a história do mesmo e incontáveis idas ao único clube de vídeo da aldeia que alugava o "Big Wednesday".
Rudas, não te conheço pessoalmente, mas quem escreve algo assim só pode ser boa pessoa.
Abraço e que mantenhas esse sorriso por longos anos.
Registo: Dec 10, 2007 Mensagens: 1923 Local/Origem: M31/Zigoto
Colocada: Seg, 18 Fev 2008 - 10:24 Assunto:
surfista que é Surfista não lê este texto, sente-o simplesmente... _________________ "O universo não é apenas mais estranho do que imaginamos; ele é mais estranho do que podemos imaginar" J.B.S. Haldane
Registo: May 04, 2006 Mensagens: 225 Local/Origem: azeitão
Colocada: Seg, 18 Fev 2008 - 13:10 Assunto:
Rudas gostei dos teus textos. Faço parte de um blog onde o pessoal escreve com uma linha semelhante à tua.
Para quem quiser espreitar, http://thesuntribe.blogspot.com
Abraço Rudas, e não pares de escrever. Temos potencial _________________ Red Eyes 6.4" / NPX
may the waves be my church and heal my hurts.
Registo: Jun 08, 2005 Mensagens: 4630 Local/Origem: Costa / Estremoz
Colocada: Ter, 19 Fev 2008 - 13:13 Assunto:
Pareces um evadido da prisão, Rudas, de volta ao exercício das coisas simples e a saboreá-las a gosto como poucos dos que são livres conseguem:
"Evadir-me, esquecer-me, regressar
À frescura das coisas vegetais,
Ao verde flutuante dos pinhais
Percorridos de seivas virginais
E ao grande vento límpido do mar."
Registo: Nov 16, 2006 Mensagens: 1630 Local/Origem: bem pertinho do Mar
Colocada: Ter, 19 Fev 2008 - 14:35 Assunto:
Caro surfista pai de familia !
Ainda aqui não te tinha dito nada apenas porque ...sei lá eu porque !
Só te digo uma coisa, às vezes na vida acontecem nos 'coisas' que nos levam a pensar no rumo que lhe estamos a dar... à 'puta' da vida ( sim também digo destas coisas ) .
Que tal repensares ... e dar a esta 'coisa' um significado ?
Um fim de semana destes apareço ai para ver a barriga da futura Mamã !
Colocada: Qua, 20 Fev 2008 - 20:44 Assunto:
tatiana escreveu:
Caro surfista pai de familia !
Ainda aqui não te tinha dito nada apenas porque ...sei lá eu porque !
Só te digo uma coisa, às vezes na vida acontecem nos 'coisas' que nos levam a pensar no rumo que lhe estamos a dar... à 'puta' da vida ( sim também digo destas coisas ) .
Que tal repensares ... e dar a esta 'coisa' um significado ?
Um fim de semana destes apareço ai para ver a barriga da futura Mamã !
Kisses para os 5. Tatiana.
Aparece q não te dropino assim muito e assim metemos a escrita em dia... LOLOLO ... Começo a pensar q não nos curtes nem à lei da bola pois tamos pra andar de barco a remos faz 2 anos...
Kisses e mi liga vai???
Rudas _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
"The world is a book, and those who don't travel read only one page. But what no one tells you is that the book is no easy read" (in Sipping Jetstreams)
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum