Mugen isso sao os Blocos da Semente nao é? eu vou ver se oriento por aqui uns blocos de retro , ir á ericeira ou a outro lado , fica logo mais caro em gota.
De momento estou a acabar uma 5´7 Swallow tail (fish é so nas retros)
e uma 5/10 mais para o estreita e com Round.
De seguida vou shapear uma 6´0 e uma Retro.
Ando aprender desde 2003 com bastantes interrupçoes e filmes pelo meio , dos quais de Saude ,profissionais e outros.
Aprendi e aprendo com dois Shapers/Laminadores da zona , estudo bastante a parte Teorica e tambem dentro de agua , porque surfo regularmente e quero nas minhas pranchas o que o surfista do dia a dia quer , portanto tenho ideia do que funciona e o que nao funciona tao bem.
Mas aprender estamos sempre , ate os "Grandes" estao sempre aprender.
Dificuldades? muitas , todas as possiveis e que possam imaginar, nao vou contar porque sei que vou ferir ou despontar sentimentos nos outros e tambem nao quero queimar negocios e espectativas. Talvez consiga elaborar um texto , em que consiga dizer muito sem dizer nada... tipo politico
Parabens Mugen! 2'' na quad fish e' fino mas nao e' estranho a minha tem apenas mais 1/4''.
Todos os surfistas deviam experimentar fazer uma tabua e depois surfar com ela, faz parte do surf e' uma tradiçao...
Eu ja o fiz, melhor participei... foi o meu irmao que a desenhou/shapeou, nao ficou mal tendo em conta que e' um amador/curioso.
Sempre curti das "Retro" , o 1º filme de surf que vi foi um dos anos 70 em VHS, matava por esse filme.... , em que uma das maiores estrelas era o Buttons Kaleukalani(ta mal escrito eu sei, nao me lembro), o gajo andava dentro do tubo como ninguem , dava um speed que nunca vi ninguem fazer igual parecia um skate, mais aereos , Floaters, 360´s , sim ja remonta dai e por ele.
Fui claramente influenciado por gerry Lopez , entao dropava sempre atrasado , alto feeling... depois evolui para algo actual.
Mas rapidamente pus me a pensar em algo que voltei a pensar hoje, que foi o seguinte:
Aquele tipo de prancha so funciona em mar muita bom , porque em mar manhoso , muito dificilmente ela tem uma resposta tao eficaz como as shorts de hoje em dia , porque ha muitos dias em que temos que dar muito á perna para passar as secçoes que fecham logo e dar batidas muito rapidas e continuar logo a seguir(ou nao..), alias penso que ate se devia evitar andar com elas em mar manhoso , deve ser a maior desilusao levando a um stress de má surfada , uma boa opcçao nesses dias pode ser um Longboard , da sempre alta sensaçao ter tamanha prancha nos pés , a começar logo pelo Drop , que é o movimento mais bonito que ja vi no surf , principalmente se for para dentro duma toca.
Apenas umas memorias de mais um desconhecido.
Registo: Jun 09, 2007 Mensagens: 3009 Local/Origem: Queluz
Colocada: Sex, 28 Dec 2007 - 18:05 Assunto:
Neste momento aconselho-te dois shapers/marcas
ET e SurfService/Red Eyes...
Claramente que aconselho muito mais a Red Eyes por teres aqui um membro no fórum que te pode ajudar em tudo e por acima de tudo serem pessoas que percebem muito bem do assunto...
A ET já foi mais do que elogiada neste fórum, é sem dúvida uma enorme pessoa o Alvinho...
Ficarás bem servido numa destas duas, claro que nas outras também o ficarás, mas para mim são estas que mais confiança me inspiram... _________________ ET 6'6 | Rip Curl E-BOMB Stealth 4/3 M
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Sex, 28 Dec 2007 - 22:35 Assunto:
O Falcão é porreiro porque está acessível à malta aqui de Lisboa... mas fónix, todo o material lá é caríssimo! _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Registo: May 26, 2003 Mensagens: 2028 Local/Origem: Torres Vedras/Santa Cruz
Colocada: Sex, 28 Dec 2007 - 22:57 Assunto:
DiogoPedroso escreveu:
Sempre curti das "Retro" , o 1º filme de surf que vi foi um dos anos 70 em VHS, matava por esse filme.... , em que uma das maiores estrelas era o Buttons Kaleukalani(ta mal escrito eu sei, nao me lembro), o gajo andava dentro do tubo como ninguem , dava um speed que nunca vi ninguem fazer igual parecia um skate, mais aereos , Floaters, 360´s , sim ja remonta dai e por ele.
Fui claramente influenciado por gerry Lopez , entao dropava sempre atrasado , alto feeling... depois evolui para algo actual.
Mas rapidamente pus me a pensar em algo que voltei a pensar hoje, que foi o seguinte:
Aquele tipo de prancha so funciona em mar muita bom , porque em mar manhoso , muito dificilmente ela tem uma resposta tao eficaz como as shorts de hoje em dia , porque ha muitos dias em que temos que dar muito á perna para passar as secçoes que fecham logo e dar batidas muito rapidas e continuar logo a seguir(ou nao..), alias penso que ate se devia evitar andar com elas em mar manhoso , deve ser a maior desilusao levando a um stress de má surfada , uma boa opcçao nesses dias pode ser um Longboard , da sempre alta sensaçao ter tamanha prancha nos pés , a começar logo pelo Drop , que é o movimento mais bonito que ja vi no surf , principalmente se for para dentro duma toca.
Apenas umas memorias de mais um desconhecido.
Diogo, uma prancha como aquela que o Molusco fez, ou algo como outros por aqui fizeram não é uma prancha RETRO. São designs nascidos nos anos 70 mas que foram evoluindo. Existem Fish mais tradicionais, flat bottom, rails cheios e paralelos, etc. As Fish modernas têm fundos e rails modernos, melhores quilhas, etc. Apenas mantêm a base de um dos melhores templates que existem para uma prancha de surf.
Quando a serem só para dias perfeitos... discordo completamente. E se falas da questão da velocidade, então perder mais uns minutos e lê um pouco. Uma das caracteristicas proprias do template Fish é a sua fantástica capacidade em gerar velocidade sem necessidade de o surfista estar sempre a trabalhar nos rails ou a fazer o inestético pumping!
So utilizei o termo Retro para as pessoas saberem do que se trata , para ser de facil identificação.
Mostrem me uma surfada com uma dessas pranchas em mar mexido/Storm/Manhoso e ainda por cima com concavos , seja ele Triple , duplo ou single , estou muito curioso em ver o rendimento delas.
Acho que se deve separar o Felling que é surfar com uma "fish que vem sido evoluida e modernizada até hoje " , duma short normal/thruster que nao tem mesmo nada haver , tanto no pé como em performance (isto em mar do dia a dia que é de longe bom)
É de salientar que surfistas como o Rob Machado , Rasta, Malloy e companhia surfam bem com qualquer prancha , e antes de surfarem com essas fishes , teem muito kilometro de thruster e sentem agora prazer com as tais Fshes (ou nao visto que nao ha so fishes), tal como muitos vao ao Long.
Colocada: Sex, 28 Dec 2007 - 23:57 Assunto:
DiogoPedroso escreveu:
So utilizei o termo Retro para as pessoas saberem do que se trata , para ser de facil identificação.
Mostrem me uma surfada com uma dessas pranchas em mar mexido/Storm/Manhoso e ainda por cima com concavos , seja ele Triple , duplo ou single , estou muito curioso em ver o rendimento delas.
Acho que se deve separar o Felling que é surfar com uma "fish que vem sido evoluida e modernizada até hoje " , duma short normal/thruster que nao tem mesmo nada haver , tanto no pé como em performance (isto em mar do dia a dia que é de longe bom)
É de salientar que surfistas como o Rob Machado , Rasta, Malloy e companhia surfam bem com qualquer prancha , e antes de surfarem com essas fishes , teem muito kilometro de thruster e sentem agora prazer com as tais Fshes (ou nao visto que nao ha so fishes), tal como muitos vao ao Long.
Colocada: Sáb, 29 Dec 2007 - 0:07 Assunto:
Não te vou responder... Tal como não chamei ás short/thruster/tri-fins de arcaicas... afinal de contas é um design dos anos 80 e que pouco evolui!
Somos os dois suficientemente inteligentes para nos entendermos. E se queres ver aquela Rainbow Pavel ao vivo, é só avisares! Sempre podes tirar ideias para a que vais levar ao Fish Fry.
Kanoa ja experimentei uma mesmo dos anos 70 e obviamente nao dá nao é , em mar bom curtia experimenta la , mas so tinha uma surfada com ela..
Pa ja fiz uma ate mais modernizada e em termos de outline estava perto desse tipo , o tail era o swallow e os rails Q B , e mesmo assim.....
Agora curti bastante no Buraco , sim da alta velocidade , entao com canais...
Conheço um gajo que surfa sempre no mesmo sitio que eu na Costa , e ele entra com uma fish dessas e ja vi umas boas ondas dele , uma delas foi exelente, Tubo , saida , bottom e pauladao de frontside .
Condiçoes de mar? meio metro , metro , sets maiores , mas sempre em boas condiçoes o mar..... dai o meu septicismo em mar mauzinho .
Registo: Mar 25, 2006 Mensagens: 1551 Local/Origem: Lx/Xaral do Ninhou
Colocada: Sáb, 29 Dec 2007 - 0:43 Assunto:
Por acaso eu que no meu quiver não tenho nenhuma thruster concordo quase na totalidade com o que diz o Diogo.
As quads do tipo speed dialer são no fundo a maneira de tornar uma fish twin fin mais manobrável e logo mais dada a surfar mais o mar do dia a dia em que são necessária mais curvas de pequeno raio para surfar a onda no sítio certo. Quando vemos gajos como o Rasta, Rob, e muitos outros (quase todos as surfam mas uns fazem mais disso imagem de marca deles mesmos) a surfar em fish´s , estas são na maior parte dos casos twin fins porque as surfam em mar mais perfeito e nesse caso serem mais desafiantes e prazerosas de surfar (e mais rápidas tb).
Tenho uma bonzer que pertenceu ao Molusco e, mesmo sendo este um modelo que em príncipio até tinha beachbreaks em mente, não a acho funcional ou divertida em ondas que não sejam mais para o perfeito, com paredes longas em que esta realmente gera uma velocidade progressiva. No lagido por exemplo divirto-me muito com ela porque nos bottom turns por exemplo consigo muito mais facilmente enterrar o rail dado que o tail é mais estreito, e depois tenho uma onda pela frente praticamente sem secções a quebrar a meio onde posso desenhar umas linhas mais redondas e onde parece que tenho um motorzinho atrás. O mesmo se aplica às single fins (mas com menos motorzinho )
Outra coisa das bonzer é que é mesmo preciso despender algum tempo até perceber melhor com é que aquilo funciona.
Para quem tem pés para elas tb acho que em mar menos perfeito as shortboards normais (e aqui podem ser quads tb) vão mais rapidamente aos sítios da onda necessários. Mas depois tb acho que varia um bocado com o tipo de mar. Quando está mesmo pequeno, mesmo que não esteja perfeito, é que acho que as shortboards são chatas de surfar.
Quanto à cena dos nomes que lhes dão (retro, evolução das fish´s, filhas da p***, tocos) é-me indiferente e acho um preciosismo.
Gosto de ver trabalhos de arte bem feitos nas decorações das pranchas como gosto de ver em qqcoisa, seja num mural ou num quadro de minha casa, e se puder surfar em cima de uma coisa que acho bonita, tanto melhor, mas importa-me muito mais o shape que a decoração.
São os meus 2 cêntimos (sim que com o meu surf tb não posso dar mais ) _________________ E todos os dias voltava confiando na capacidade depuradora do mar...
Acrescento que mais tarde ou mais cedo vou aceitar o teu convite , o inter cambio cultural é importantissimo , e essas pranchas sao realmente muito boas.
Contudo deixo aqui uma perola dum dos Surfistas que mais me marcou:
Ps: ele da lhe igualmente no skate.. , e se achas que em velho surfa bem , devias ter visto em novo. Penso que onde aparece o melhor dele é no classico "Free Ride"
LP mágica a Bonzer penso que se fez na altura com o intuito de revolucionar , o que tambem acabou por fazer , mas acabou por ser descontinuada por nao ter uma performance por ali alem que desse uma mais valia , contudo ha quem as faça e tenha continuado a fazer , e quem tenha desenvolido essa ideia.
Deixo mais umas perolas que encontrei e que era mesmo isto que andava ha anos e anos á procura. Penso que todos os surfistas deviam ver , principalmente os que estao a começar... ou que tenham perdido o prazer de surfar (what?? )
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum