Registo: Aug 07, 2007 Mensagens: 607 Local/Origem: porto
Colocada: Qui, 13 Dec 2007 - 21:45 Assunto: biofoam
nao sei se ja falaram disto por aqui , mas estava a desfolhar a surf portugal e chamou-me á atençao !
ja que se esta a promover as energias renovaveis e tal achei interessante nem sequer sabia que existia tal coisa !
"informa-te junto do teu shapersobre a utilização de um bloco biofoam na tua proxima prancha" reitrei isto da noticia...
achei interessante e quis partilhar com os mais desatentos
Registo: Jun 08, 2005 Mensagens: 4630 Local/Origem: Costa / Estremoz
Colocada: Qui, 13 Dec 2007 - 23:26 Assunto:
A minha futura prancha foi shapada de um bloco de Biofoam, assim de repente, do que me lembro de me ter sido dito e sem ter feito qq pesquisa na net para ser mais preciso na informação ou para a confirmar, parece que o biofoam em vez de utilizar derivados de petróleo, como os comuns blocos de foam, é um produto derivado de produtos agrícolas (+ de 50%).
Tem características mecânicas superiores aos blocos convencionais e a sua produção é igualmente menos poluente (com menos emissões). Acho q a sua bio-degradação demora 1/5 do tempo que dos blocos normais.
Quando estava a ser shapada reparei que n liberta aquele pó tão fino como o foam tradicional, é mais grosso e tb mais denso, pelo que não se espalha tanto no ar. Ao que parece é tb mais difícil de trabalhar, é necessária uma maior força ao ser lixado, por exemplo.
Acho que tem esse inconveniente da prancha ficar amarelada mais depressa, mas no caso da prancha ser pigmentada e consequentemente o bloco não ficar exposto aos UV's isso não acontece.
Sei que a 1ª fábrica foi Californiana, que existe ou está a ser feita uma na Austrália, outra na África do Sul e que na Europa vai haver outra que n tardará a estar pronta cá em Portugal (perto da Caparica).
Não sei se disse algumas asneiras, se for o caso, façam o favor de corrigir. _________________ http://vagueares.blogspot.com
Boa ideia!
Mas como disse o KaLhaU, resta saber se valem alguma coisa...e ja agora o preço
Já que estamos numa de foam (e p n abrir um topico so p isto)...
Alguem pode ajudar um pobre maçarico q quer muito aprender a shapear?Alguns conselhos de quem percebe disto?...
Ja propus ir aprender p algumas marcas, mas ate agora rsp uma e disse q nao (suponho q seja normal...) essa mesma marca falou-me em fazer um workshop mas n me disse como...
Se alguem me pudesse ajudar...
Agradeço desde ja a quem se der ao trabalho de ler isto
Colocada: Sex, 14 Dec 2007 - 0:10 Assunto:
Um blank de biofoam é mais barato que os vulgares... tenho ideia que estes últimos rondam os 60-70€ e um de biofoam andará nos 30-40€.
calgonebula, utiliza aí o "pesquisar" para encontrar mesmo muitas informações acerca do que pretendes. Alguns dos foristas aventuraram-se a fazer pranchas e existe muita conversa e fotografias dos processos em curso! _________________ http://vagueares.blogspot.com
Registo: Mar 15, 2007 Mensagens: 1210 Local/Origem: C. de Caparica
Colocada: Sex, 14 Dec 2007 - 0:24 Assunto:
pedrointhehouse escreveu:
Um blank de biofoam é mais barato que os vulgares... tenho ideia que estes últimos rondam os 60-70€ e um de biofoam andará nos 30-40€.
calgonebula, utiliza aí o "pesquisar" para encontrar mesmo muitas informações acerca do que pretendes. Alguns dos foristas aventuraram-se a fazer pranchas e existe muita conversa e fotografias dos processos em curso!
30 a 40 euros?? humm.. tenho que me informar até eu me aventuraria a fazer um tronco de àrvore...
Registo: Aug 21, 2007 Mensagens: 50 Local/Origem: Rio Maior / Almada
Colocada: Sex, 14 Dec 2007 - 0:29 Assunto:
pedrointhehouse escreveu:
calgonebula, utiliza aí o "pesquisar" para encontrar mesmo muitas informações acerca do que pretendes. Alguns dos foristas aventuraram-se a fazer pranchas e existe muita conversa e fotografias dos processos em curso!
Depende de bloco para bloco. Actualmente como os blocos de biofoam em portugal têem de vir de fora são cerca de 20€ mais caros que os de PU. Já quando a produção for nacional estima-se que sejam 20€ mais baratos.
Ah, e não apontes para algo mto abaixo dos 50€ _________________ "Surf és estares no mar, sentado numa prancha ao sabor das ondas à espera que o mar te deixe dar uma voltinha" by me
Colocada: Sex, 14 Dec 2007 - 0:30 Assunto:
maniak escreveu:
tenho que me informar
Informa, pq o que eu disse é tudo de memória de conversas que tive... mas acho q esses são + ou - os valores. _________________ http://vagueares.blogspot.com
Registo: Apr 06, 2003 Mensagens: 5824 Local/Origem: Av. do Mar
Colocada: Sex, 14 Dec 2007 - 1:53 Assunto:
calgonebula escreveu:
Boa ideia!
Mas como disse o KaLhaU, resta saber se valem alguma coisa...e ja agora o preço
Já que estamos numa de foam (e p n abrir um topico so p isto)...
Alguem pode ajudar um pobre maçarico q quer muito aprender a shapear?Alguns conselhos de quem percebe disto?...
Ja propus ir aprender p algumas marcas, mas ate agora rsp uma e disse q nao (suponho q seja normal...) essa mesma marca falou-me em fazer um workshop mas n me disse como...
Se alguem me pudesse ajudar...
Agradeço desde ja a quem se der ao trabalho de ler isto
Apenas uma respondeu? Eh lá...
E enviei-te um email com informação sobre o workshop, procura no teu junk mail. Montes de vezes emails com ficheiros anexos vão parar directamente ao junk mail.
Se não recebeste diz-me que te envio outra vez.
E sim, sou o Fernando Mendes das Phynix. _________________ Do what you love and you'll never work a day in your life.
Colocada: Sex, 14 Dec 2007 - 10:18 Assunto:
datwo escreveu:
Depende de bloco para bloco. Actualmente como os blocos de biofoam em portugal têem de vir de fora são cerca de 20€ mais caros que os de PU. Já quando a produção for nacional estima-se que sejam 20€ mais baratos.
Ah, e não apontes para algo mto abaixo dos 50€
É verdade, os valores de que me falaram seriam os praticados depois da existência da fábrica em Portugal e acho q ainda sem IVA... Daí eu ter dito os 30-40€! _________________ http://vagueares.blogspot.com
É verdade, apenas uma respondeu! Escusado sera dizer quem foi.
Obrigado pelo mail.
mas nesta altura n tou em condiçoes €€€ de fazer o tal workshop...
de certeza q n precisam de uma ajudinha por aí?
(nc é demais tentar )
Entretanto vou tentando sozinho.
Obrigado
Registo: Aug 21, 2007 Mensagens: 50 Local/Origem: Rio Maior / Almada
Colocada: Sex, 14 Dec 2007 - 20:07 Assunto:
calgonebula escreveu:
presley escreveu:
Apenas uma respondeu? Eh lá...
É verdade, apenas uma respondeu! Escusado sera dizer quem foi.
Obrigado pelo mail.
mas nesta altura n tou em condiçoes €€€ de fazer o tal workshop...
de certeza q n precisam de uma ajudinha por aí?
(nc é demais tentar )
Entretanto vou tentando sozinho.
Obrigado
eu ainda estou a juntar dinheiro para a minha, mas tenho andado a pesquisar e esse dois sites são do melhor.
Se conseguires encontar, os livros Surfboard Design and Construction - James Kinstle e Surfing Essentials - George Orbelian são boas introduções ao tema. _________________ "Surf és estares no mar, sentado numa prancha ao sabor das ondas à espera que o mar te deixe dar uma voltinha" by me
Tenho uma prancha com biofoam,e sinceramente não gostei muito ,de moldar ,e do trabalho final ;1º a espuma absorve muita resina =+peso
2ºa espuma depois de moldar têm uma reacção que fica mais dura ,e isso reflete-se no vibrar dap prancha dentro de água.
Por outro lado uma colega minha informou-me que um dos principais componentes era a soja, e que por sua vez muita floresta era abatida para plantar a mesma(amazónia) . Já na altura em que era moda os restaurantes chineses,houve um abate massivo .
Por isso a palavra BIO é muito relativa
O que será pior ,poluir a atmosfera com quimicos e ter um produto de 1ª
Ou abater floresta , e ter um produto de 3ª
_________________ http://www.orgsurfcommunity.org http://www.facebook.com/pages/ORG-Surf-Community/355198371186950
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum