Colocada: Sex, 07 Dec 2012 - 9:39 Assunto: Transformar um longboard. Partilhar uma aventura...
Faz uns anos que alguém convenceu os meus pais a oferecerem-me um longboard. Porque era giro "experimentar". Entretanto já andava a aprender os primeiros passos do surf e veio a calhar bem porque a evolução estava um bocado difícil.
(01 - Jan - 2006 @ Carcavelos. Isto já é depois de sair a água)
Com o tempo começei a preferir outro estilo de surf. Contudo dava um jeitão ter a long.
Acontece que um dia maiorzito, distraído num lineup à conversa, vem um set pirata e...
Como todos os sítios a que fui disseram que não arranjavam longboards partidos, decidi-me a tentar arranjar.
Dentro do possível funcionou e ainda me proporcionou mais umas surfadas memoráveis.
E é aqui que a história vira.
Um dia acordei a pensar que havia uma shortboard dentro daquele longboard. Quando acordo a pensar em alguma coisa é um bocado difícil demoverem-me...
Brinquei um bocadinho com o BoardCad. Tirei umas medidas. Pareceu-me possível e aqui vamos.
À la hipster Dane na Sperm Whale. Quer dizer...mais hipster do que ele. Porque quando ele fez a sperm whale já eu tinha feito uma na mesma base com a Liliana. E se funciona who cares?
O objectivo é qualquer coisa para dias pequenos. Inicialmente inspirado na Sweet Potato, depois virada mais para os lados da COG da 7s e da Pill da MEYERHOFFER.
Passo ao plano. Medidas gerais +/- 5’2’’ x 19.5’’ x 2.35”.Volume à volta dos 25l. Bottom flat para single concave para double concave. Quanto às quilhas e ainda não me decidi.
Aquele primeiro corte que custa um bocado...
Algures...uma prancha ali dentro.
Desfibrada, outline feito a mão só para ver se ainda era possível depois do massacre nos rails.
“Blank”.
Outline mais a sério.
Umas horitas de trabalho no bottom....e no deck....e nos rails....
E agora é hora de ir trabalhar. Quando tiver tempo para a prancha outra vez vou postando...
no estado em que essa blank está parece a melhor opção..
Zemi, obrigado pela opinião.
Na realidade estava a constatar o oposto, que tinha muito volume no nose até ontem, que o consegui deixar mais equilibrado. Continua a parecer-te o mesmo com estas fotos?
Não cortei mais atrás por duas razões:
1) queria um staged rocker e teria muito mais trabalho a ajustar-lo (não estou a usar uma plaina eléctrica)
2) como a prancha já tinha partido não queria "puxar" a zona que foi reparada para o meio da prancha.
Esse post está uma coisa de outro mundo, tenho de ir ler com atenção
O blank parece pior nas fotos do que está, depois disso ainda reparei as falhas que não desapareceram quando estava a shapar. Não fica perfeito, mas é close enough!
Nestas fotos já parece diferente, devo ter sido enganado pelo ângulo da foto... se fosse para mim reduzia um pouco de volume no tail!! mas isso já varia de pessoa para pessoa!
Força e continua com o trabalho que tás no bom caminho!
Nestas fotos já parece diferente, devo ter sido enganado pelo ângulo da foto... se fosse para mim reduzia um pouco de volume no tail!! mas isso já varia de pessoa para pessoa!
Força e continua com o trabalho que tás no bom caminho!
aí sim! Ontem já reduzi um bocado depois dessa foto mas ainda fiquei a pensar que precisava de mais uma achega.
Decidi deixar repousar um dia para depois ver com outros olhos mas é certinho que leva mais um desbaste.
Parabéns alho pela ideia da reciclagem,
Com o restante ainda podes fazer uma de skiming...
Zemi. esse trabalho do link que enviaste é muito interessante fiquei a pensar é que raio de contraplacado é aquele tão flexível para se moldar daquela maneira?
Pessoal, não há muito tempo para posts longos por isso fica aqui a compilação:
Está longe de perfeita mas tendo em conta a falta de jeito já foi uma melhoria muito grande em relação à primeira prancha.
Medidas finais: 5'2'' x 19 1/2'' x 2 1/2''
Hoje antes de cair a noite ainda fiz uma onda e isto é um foguete. Ia caindo com o speed que saí do bottom. Amanhã a ver se faço um test drive a sério xD
Ehehehe... grande Alho, vais ter de me deixar dar uma volta, homem!
Só se for para fazer mergulho que aquilo vai tudo ao fundo connosco
Lookin good!!! _________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Ehehehe... grande Alho, vais ter de me deixar dar uma volta, homem!
Só se for para fazer mergulho que aquilo vai tudo ao fundo connosco
Lookin good!!!
Já me esquecia que o homem pesa só um bocadinho menos do que eu!
Aahah, pois é uma questão de experimentarem e logo sabem se dá ou não.
Hoje já dei uma surfada decente com a prancha e cá vai o veredicto.
PROS
- é super fácil ganhar velocidade e passar secções a fechar.
- o dome no tail ajuda-me (imenso) nos cutbacks.
- tinha receio de enterrar o nose mas não noto problema nenhum a dropar numa situação "normal"
CONTRAS
- remar numa 5'2'' é uma missão.
- fazer bico de pato é no mínimo estranho.
- não faço ideia como é que dropo à última da hora com aquilo em ondas maiores que eu (também não é o
- super instável nas espumas.
COISAS A TESTAR
Não achei que fosse mais fácil (vs uma shortboard "normal) entrar em ondas moles apesar de ter um rocker estupidamente relaxado. Em todo o caso, tanto ontem e hoje, os sets ou vinham bem cavados ou mega moles. Não é propriamente as situações para as quais idealizei a prancha. Em todo o caso também tem de ser dito que ainda estou a tentar encontrar a minha posição na altura de apanhar a onda, que naturalmente é bem diferente da posição da remada.
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Qui, 03 Jan 2013 - 11:46 Assunto:
Alho escreveu:
wazaaa escreveu:
Pirata escreveu:
wazaaa escreveu:
Ehehehe... grande Alho, vais ter de me deixar dar uma volta, homem!
Só se for para fazer mergulho que aquilo vai tudo ao fundo connosco
Lookin good!!!
Já me esquecia que o homem pesa só um bocadinho menos do que eu!
Aahah, pois é uma questão de experimentarem e logo sabem se dá ou não.
Hoje já dei uma surfada decente com a prancha e cá vai o veredicto.
PROS
- é super fácil ganhar velocidade e passar secções a fechar.
- o dome no tail ajuda-me (imenso) nos cutbacks.
- tinha receio de enterrar o nose mas não noto problema nenhum a dropar numa situação "normal"
CONTRAS
- remar numa 5'2'' é uma missão.
- fazer bico de pato é no mínimo estranho.
- não faço ideia como é que dropo à última da hora com aquilo em ondas maiores que eu (também não é o
- super instável nas espumas.
COISAS A TESTAR
Não achei que fosse mais fácil (vs uma shortboard "normal) entrar em ondas moles apesar de ter um rocker estupidamente relaxado. Em todo o caso, tanto ontem e hoje, os sets ou vinham bem cavados ou mega moles. Não é propriamente as situações para as quais idealizei a prancha. Em todo o caso também tem de ser dito que ainda estou a tentar encontrar a minha posição na altura de apanhar a onda, que naturalmente é bem diferente da posição da remada.
Os teus prós e contras fazem-me lembrar o que sinto com a batata doce!
No entanto o que entendes por "dome"?!
Já agora, é impressão minha ou o tail está com um aspecto parecido à sweet potato - um vee concave? Ou será um double concave?
Acho que isso explica a velocidade a passar secções, senti o mesmo com a minha. Agora imagina se lhe tens metido um set de quilhas quad...
Na minha o que sinto, apesar de ser um nabo, é que com ondas mais cavadas e maiores que eu, fico todo à nora e é porrada na cerca!! Mas isso já o é com a 6'0", com esta apenas acho mais normal... LOL
De resto, sim confirmo: fazer bico de pato com aquilo é estranho pois a prancha é mais pequena mas tem a volumetria de uma malibu, o que dificulta o bico de pato, e sim em espumas é para esquecer!
De resto continuamos a convergir, tenho experimentado a batata, nos ultimos tempos, em condições longe das ideais para a prancha. Acho que a vou deixar de lado uns tempo para não criar anti-corpos... afinal de contas isto são pranchas para ondas moles!
Ehehehe... grande Alho, vais ter de me deixar dar uma volta, homem!
Só se for para fazer mergulho que aquilo vai tudo ao fundo connosco
Lookin good!!!
Já me esquecia que o homem pesa só um bocadinho menos do que eu!
Aahah, pois é uma questão de experimentarem e logo sabem se dá ou não.
Hoje já dei uma surfada decente com a prancha e cá vai o veredicto.
PROS
- é super fácil ganhar velocidade e passar secções a fechar.
- o dome no tail ajuda-me (imenso) nos cutbacks.
- tinha receio de enterrar o nose mas não noto problema nenhum a dropar numa situação "normal"
CONTRAS
- remar numa 5'2'' é uma missão.
- fazer bico de pato é no mínimo estranho.
- não faço ideia como é que dropo à última da hora com aquilo em ondas maiores que eu (também não é o
- super instável nas espumas.
COISAS A TESTAR
Não achei que fosse mais fácil (vs uma shortboard "normal) entrar em ondas moles apesar de ter um rocker estupidamente relaxado. Em todo o caso, tanto ontem e hoje, os sets ou vinham bem cavados ou mega moles. Não é propriamente as situações para as quais idealizei a prancha. Em todo o caso também tem de ser dito que ainda estou a tentar encontrar a minha posição na altura de apanhar a onda, que naturalmente é bem diferente da posição da remada.
Os teus prós e contras fazem-me lembrar o que sinto com a batata doce!
No entanto o que entendes por "dome"?!
Já agora, é impressão minha ou o tail está com um aspecto parecido à sweet potato - um vee concave? Ou será um double concave?
Acho que isso explica a velocidade a passar secções, senti o mesmo com a minha. Agora imagina se lhe tens metido um set de quilhas quad...
Na minha o que sinto, apesar de ser um nabo, é que com ondas mais cavadas e maiores que eu, fico todo à nora e é porrada na cerca!! Mas isso já o é com a 6'0", com esta apenas acho mais normal... LOL
De resto, sim confirmo: fazer bico de pato com aquilo é estranho pois a prancha é mais pequena mas tem a volumetria de uma malibu, o que dificulta o bico de pato, e sim em espumas é para esquecer!
De resto continuamos a convergir, tenho experimentado a batata, nos ultimos tempos, em condições longe das ideais para a prancha. Acho que a vou deixar de lado uns tempo para não criar anti-corpos... afinal de contas isto são pranchas para ondas moles!
Dome? Basicamente a zona do pé de trás é mais convexa do que numa prancha "comum".
Fiz single to double concave.
Sim, também fui muito inspirado pelo design da Sweet no início, apesar de depois ter divergido por outros caminhos e talvez seja por isso que não noto que seja presa na altura de virar.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum