Colocada: Ter, 20 Nov 2012 - 22:26 Assunto: Pranchas customizadas no Lufi - Muito cuidado!
Meusa caros,
Quero partilhar convosco uma experiencia muito infeliz que tive quando pedi ao Lufi para me shapar uma prancha com um layout customizado por mim e por isso queria alertar-vos para que nao vos aconteca o mesmo, ou se optarem por fazer tenham muito cuidado e protejam-se muito bem.
No dia 18 de Julho desloco-me à loja para fechar o layout que lhe tinha enviado no dia anterior e fechar o modelo da prancha. Foi tudo muito bem nao havia problema nenhum nos desenhos escolhidos e no modelo da prancha e fechou-se o tema com uma longboard 9"1 vermelha com listas brancas e uns desenhos feitos por mim no fundo da prancha. Paguei 100€ de sinal em dinheiro pq o MB alegadamente nao estava a funcionar e acordamos ter a prancha pronta no dia 08 de Agosto.
Dia 8 ligo para la a saber da prancha e estaria pronta no dia seguinte e na loja. Dia seguinte a prancha so estava na semana seguinte e foi sempre assim até q no dia 2 de Setembro mandam-me um mail a dizer q estava pronta. (25 dias depois do acordado)
Qd me desloco a loja no dia 8 para a levantar, encontro uma longboard com as cores trocadas, ou seja, branca com listas vermelhas, os desenhos q tinha pedido n estavam nas dimensoes corretas, um deles que tinha fundos brancos, ficou transparente notando-se apenas a parte preta do desenho, incluiu simbolos proprios que n estavam previstos e tinha-se acordado uma Nose Rider pq so essa poderia levar o simbolo "Old School" e nem esse la estava.... Como vcs podem imaginar depois de tanto tempo a espera e mais um qt a desenhar a prancha toda qd la chego e vejo esta desgraça.... Caiu o mundo aos pes...
Infelizmente as pessoas q me atenderam n eram as responsaveis e claro deixei la prancha a espera q me dissessem algo, mas como sempre tive de Ser eu a contactar, passados uns dias, e a questionar o q se poderia fazer agora.
Como devem calcular a confiança q existia perdeu-se totalmente sobretudo que eles apenas reconheceram q trocaram as cores e nada mais estando tudo o resto como deve ser. Isto é algo inacreditavel qd eles tinham la um desenho com tudo direitinho... Mas enfim... Com o desenrolar da discussão n deram qq hipotese de fazer nada a nao ser ter uma prancha nova. Naturalmente q isso n iria crer, pois, saberia de antemao q a prancha n iria ficar como queria. Ao manifestar o meu desagrada e provar por A+B q as cosas n estavam bem, fui informado que alem de estar tudo bem, ja tinham vendido a prancha naquele dia de manha..... Como é q isto é possível?!?!?!?!? Nesse momento exigi entao que me devolvessem o meu dinheiro de sinal, e até hoje, dia 19 de Novembro n tenho qq dinheiro na mão pq sempre o recusaram a fazer pq alegam q esse dinheiro é para comprar o bloco (é mto triste para ser verdade) nunca me responderam aos e-mails bem como recusaram uma carta registada que lhes enviei.
A situação neste momento esta a ser gerida pela DECO e o principal problema aqui foi q paguei 100€ em dinheiro e n ha qq registo disso! (MBs avariados, curioso) foi entao q subtilmente enviei mail e eles responderam com aquilo que eu queria ficando comprovado q tinha pago os 100€. A DECO informou-me que por lei eles são obrigados a devolver em dobro dado que falharam no compromisso.
É de facto um post mto grande, mas caros, o surf n precisa de pessoas assim e o Lufi sendo quem é neste meio n tem necessidade nenhuma disto ainda por cima por uns miseros 100€. Se quiserem eu mando as fotos para vcs verem, por isso se virem por aí uma long branca com listas vermelhas com uma estrela no nose e um revolver na parte de bx em preto essa prancha é da minha autoria e tem esta historia mto infeliz.
Obg a todos pela atencao e tenham cautela e protejam-se, q de mim o Lufi n leva mais nada nem niguem recomendado.
Colocada: Ter, 20 Nov 2012 - 23:07 Assunto: Re: Pranchas customizadas no Lufi - Muito cuidado!
buriedbones escreveu:
alegam q esse dinheiro é para comprar o bloco (é mto triste para ser verdade)
O desespero meu deus lol
boa sorte vai para a frente, se fosse comigo passava-me! _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Ter, 20 Nov 2012 - 23:20 Assunto:
Isto acho que explica bem porque é que tantas empresas portuguesas não vingam, e este país não anda para a frente!!
A forma como se trabalha, o desrespeito pelo cliente, por prazos, etc é gritante, mas infelizmente não é caso único!!
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Ter, 27 Nov 2012 - 22:13 Assunto:
Parece-me que aconteceu aqui uma coisa que já aconteceu um pouco com cada um de nós que decidiu fazer customs.
O que contas não é de todo surpreendente, sendo que a situação do bloco é quase normal. O blocos são o custo de uma prancha que a fábrica não tem como contornar. Muitas vezes e em especial no verão, os blocos de longboard esgotam, nomeadamente nos fornecedores e os shapers, que não andam a nadar em dinheiro têm de assegurar pelo menos o valor do bloco para não ficarem agarrados se o cliente nunca aparecer para ir buscar a prancha.
Eu acho que aqui, mais do que os shapers serem os maus da fita, são mais as vitimas de clientes poucos sérios e que os podem deixar com o menino no colo. _________________ Sunova Surfboards / Janga Wetsuits
Parece-me que aconteceu aqui uma coisa que já aconteceu um pouco com cada um de nós que decidiu fazer customs.
O que contas não é de todo surpreendente, sendo que a situação do bloco é quase normal. O blocos são o custo de uma prancha que a fábrica não tem como contornar. Muitas vezes e em especial no verão, os blocos de longboard esgotam, nomeadamente nos fornecedores e os shapers, que não andam a nadar em dinheiro têm de assegurar pelo menos o valor do bloco para não ficarem agarrados se o cliente nunca aparecer para ir buscar a prancha.
Eu acho que aqui, mais do que os shapers serem os maus da fita, são mais as vitimas de clientes poucos sérios e que os podem deixar com o menino no colo.
Ola Maya,
Os custos com um shapping de uma prancha, são os custos que qualquer empresa tem na fabricação de um produto, dado que uma prancha não passa disso mesmo. Independentemente do custo mais direto, o efeito "sinal" é uma forma que ambos os intervenientes têm para demonstrar o interesse em realizar o negocio e por isso mesmo existem leis que os protegem.
O que os fornecedores fazem com esse sinal, para o cliente é totalmente transparente daí que quando alguem não cumpre com o acordado é obrigado a idemnizar o outro, seja o cliente ou o fornecedor.
Este tema não se trata com o q se fez com os 100E, trata-se apenas da medíocre forma de tratar os clientes e a falta de respeito pelos mesmos. Se de facto são vitimas de clientes poucos sérios, é mto importante para vós manterem aqueles que sempre foram sérios e fieis e não estragar a relação por 100E, pq nesses casos, é uma questão de mudarem as regras do jogo e em situações como estas, aumentem o valor de sinal para, por ex 50/60%, do vosso custo da prancha e aí atenuam a vossa penalização.
Obrigado pelo post, é sempre importante ter a perspetiva do outro lado.
Que azar o teu!
Não conheço nada do Lufi, mas pelos anos que oiço falar dele… pensei que já teria alguma credibilidade!
Aperta com eles, eles que te façam uma nova tal e qual como tu pediste mas por metade do preço!
É o mínimo!
Isto às vezes deixamo-nos levar pelo espirito que a irmandade do surf nos dá….
“tudo tranquilo… é na boa e tal… ” e depois esquecemo-nos que vigaristas à em todo o lado!
Nem perderam tempo e despacharam logo a tua prancha…
Recentemente quis adquirir uma prancha de surf que por todas e mais algumas razões não se encontra em Portugal.
Procurei os distribuidores e importadores, e como mandam as regras, enviei um e-mail para os que se encontravam mais perto de mim, a explicar o que queria, e a questionar prazos, preços e forma de pagamento.
Passou-se uma semana e não obtive qualquer resposta.
Reenviei o mesmo e-mail para TODOS os contactos listados em Portugal como importadores.
Mais uma semana e ninguém me respondeu.
Decidi entrar em contacto com o Shaper através do site dele, e esperei a resposta, muito provavelmente, por parte do departamento de midia ou web.
Convém referir que enviei o e-mail às 8h da manhã, hora local cá.
Convém referir que é um shaper australiano, a viver e shapar neste momento na Califórnia, e certamente, um pedido de um zé-ninguém como eu, podia passar despercebido face ao team e surfistas da zona. Vender uma prancha para cá...pouco ou nada lhe acrescentaria.
Eram 10h12 quando recebo uma resposta, não de nenhum webmaster mas do shaper em pessoa:
"Desculpa a demora na resposta" (tinham passado 2h desde o meu envio)
"[...]Vou enviar o teu pedido pessoalmente para os meus distribuidores em Espanha para te dizerem stock do modelo que queres.[...] E deixo-te o contacto dele também. Se não tiveres resposta, diz-me"
Esperei 2 dias e enviei um e-mail para o espanhol, questionando se o shaper tinha reenviado o meu mail e se me podia ajudar.
Respostas? nem vê-las.
Voltei a ser chato e disse ao shaper o que se passava e que provavelmente iria mudar de ideias, que apesar de ter todo o interesse que tinha na prancha iria optar por algo mais fácil.
Resposta: " I will personally take care of that, and I am def thinking about my Europe contact revisal"
Recebi passado algumas horas TRÊS emails dos importadores portugueses a questionarem "como me podiam ajudar, e que estavam a responder a um pedido de Espanha" (porque o meu email enviado magicamente não existia??)
Making a long story short, ninguém me conseguia a prancha, porque a Pukas só ia encomendar pranchas em Março, blablabla mas que podia sinalizar já os muitos euros da mesma e esperar 5 meses.
Perdoem-me o francês, senhora qu'os pariu.
Email final de desistência para o shaper a agradecer o esforço dele.
Em resumo, tenho neste momento, a prancha a chegar via DHL, porque um gajo do outro lado do mundo se importou com os meus mails e pedido e quis acima de tudo, justificar a máquina bem oleada que é o negócio dele, e que fez de tudo para ter um cliente satisfeito. Mesmo sendo um zé ninguém.
Por isso, perdoem-me os puristas, enquanto os shapers portugueses e "empresários" do surfe (mais estes!!) continuarem a tratar quem lhes dá dinheiro como se fossem opcionais e andarem a lamber tomates a pseudo-prós que não vão além dos regionais e fama(?) temporária dos oscares do surf português, e enquanto eu puder, não vão ver um euro meu nas pranchas deles.
Até porque eles nem querem saber.
Tratam o negócio deles com total desrespeito e sem rigor, como rapazolas, em que um email não precisa de se respondido, porque eu nunca irei levar as pranchas deles ao spotlight da SurfPt.
Existem claro, excepções.
Esses sabem quem são.
Porque razão não encontramos um site ou blog com reviews fidedignas de pranchas portuguesas? _________________ Alho wrote:
Citação:
Rapariga: " (...) mas não é só o que tu estás a dizer...tens aqui uns quantos dings mal reparados, isto deve estar a deixar entrar água!"
Eu: "Foram vocês que repararam esses dings..."
Editado pela última vez por SeaNoEvil em Qua, 28 Nov 2012 - 11:37, num total de 1 vez
Tenho de concordar com o SeaNoEvil na medida que muitas das vezes em Portugal o pessoal que está no negócio do surf não quer saber dos clientes, mas sim do dinheiro que podem encaixar. Esquecem-se é que por se tratar bem os clientes é que estes vão lá e compram e concluindo, deixam lá o dinheiro.
Em Portugal tem-se ainda de aprender que os benefícios a longo prazo são muitas vezes melhores, mesmo com os sacrifícios que podemos fazer pelo caminho.
Contudo, também há casos bons em Portugal. Falando por experiência própria, adquiri recentemente uma prancha em 2ª mão. Mas antes de a comprar pensei seriamente em mandar shapar uma, e contactei vários shapers sendo que ainda houve alguns como o Guzo, Polen, Phynx, etc... que me responderam até bastante rápido e dando logo bastantes indicações quanto ás ideias que tinha.
Posso ter sido um caso raro, não sei. Mas quero acreditar que ainda existe quem trabalhe bem.
Registo: Feb 23, 2012 Mensagens: 220 Local/Origem: Carcavelos
Colocada: Qua, 28 Nov 2012 - 11:35 Assunto:
SeaNoEvil escreveu:
(...)
Porque razão não encontramos um site ou blog com reviews fidedignas de pranchas portuguesas?
Concordo plenamente!
Eu também tive um filme dentro do mesmo género. Fui cliente de uma marca durante anos, a fazer pranchas 3 a 5 pranchas por ano e de repente um dia e porque as tabelas de comissões foram "revistas" os ditos senhores da casa resolveram perder um cliente por uns míseros 15€.
São os "surfegócios"...
Sabemos que existem Shapers/Comerciantes Pranchas honestos em Portugal.
Particularmente até acredito mais no Shaper, pois para além de querer ganhar a vida acaba por ter um pouco de amor pela arte que faz…
E um bom Artista para mim tem que ser obrigatoriamente um perfecionista!
E esses devem ser valorizados e divulgados!
Era engraçado termos aqui no ATITUDE uma tabela com Marcas e Shaper - a que daríamos cotações.
Pelo menos funcionava como algum feedback para os próprios, e garantia para nós.
Particularmente só tive uma experiencia negativa. Com um shaper - (KillerFish)
De resto não tenho razão de queixa, mas também tenho andado “esperto”!
Então agora que descobri a magia que é fazer a própria prancha.
Não quero outra coisa!
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Qua, 28 Nov 2012 - 13:36 Assunto:
SeaNoEvil escreveu:
Recentemente quis adquirir uma prancha de surf que por todas e mais algumas razões não se encontra em Portugal.
Procurei os distribuidores e importadores, e como mandam as regras, enviei um e-mail para os que se encontravam mais perto de mim, a explicar o que queria, e a questionar prazos, preços e forma de pagamento.
Passou-se uma semana e não obtive qualquer resposta.
Reenviei o mesmo e-mail para TODOS os contactos listados em Portugal como importadores.
Mais uma semana e ninguém me respondeu.
Decidi entrar em contacto com o Shaper através do site dele, e esperei a resposta, muito provavelmente, por parte do departamento de midia ou web.
Convém referir que enviei o e-mail às 8h da manhã, hora local cá.
Convém referir que é um shaper australiano, a viver e shapar neste momento na Califórnia, e certamente, um pedido de um zé-ninguém como eu, podia passar despercebido face ao team e surfistas da zona. Vender uma prancha para cá...pouco ou nada lhe acrescentaria.
Eram 10h12 quando recebo uma resposta, não de nenhum webmaster mas do shaper em pessoa:
"[...]Vou enviar o teu pedido pessoalmente para os meus distribuidores em Espanha para te dizerem stock do modelo que queres.[...] E deixo-te o contacto dele também. Se não tiveres resposta, diz-me"
Esperei 2 dias e enviei um e-mail para o espanhol, questionando se o shaper tinha reenviado o meu mail e se me podia ajudar.
Respostas? nem vê-las.
Voltei a ser chato e disse ao shaper o que se passava e que provavelmente iria mudar de ideias, que apesar de ter todo o interesse que tinha na prancha iria optar por algo mais fácil.
Resposta: " I will personally take care of that, and I am def thinking about my Europe contact revisal"
Recebi passado algumas horas TRÊS emails dos importadores portugueses a questionarem "como me podiam ajudar, e que estavam a responder a um pedido de Espanha" (porque o meu email enviado magicamente não existia??)
Making a long story short, ninguém me conseguia a prancha, porque a Pukas só ia encomendar pranchas em Março, blablabla mas que podia sinalizar já os muitos euros da mesma e esperar 5 meses.
Perdoem-me o francês, senhora qu'os pariu.
Email final de desistência para o shaper a agradecer o esforço dele.
Em resumo, tenho neste momento, a prancha a chegar via DHL, porque um gajo do outro lado do mundo se importou com os meus mails e pedido e quis acima de tudo, justificar a máquina bem oleada que é o negócio dele, e que fez de tudo para ter um cliente satisfeito. Mesmo sendo um zé ninguém.
Por isso, perdoem-me os puristas, enquanto os shapers portugueses e "empresários" do surfe (mais estes!!) continuarem a tratar quem lhes dá dinheiro como se fossem opcionais e andarem a lamber tomates a pseudo-prós que não vão além dos regionais e fama(?) temporária dos oscares do surf português, e enquanto eu puder, não vão ver um euro meu nas pranchas deles.
Até porque eles nem querem saber.
Tratam o negócio deles com total desrespeito e sem rigor, como rapazolas, em que um email não precisa de se respondido, porque eu nunca irei levar as pranchas deles ao spotlight da SurfPt.
Existem claro, excepções.
Esses sabem quem são.
Porque razão não encontramos um site ou blog com reviews fidedignas de pranchas portuguesas?
Man, já falámos acerca deste assunto os dois, e concordamos os dois:
existe por ai muito gajo que se acha profissional do surf mas que na realidade são autenticos amadores.
Infelizmente não é só no surf, é a forma como muitos empresários em Portugal entendem o negócio. É quase uma cultura instalada esta de menosprezar pequenos pormenores, pequenos clientes, em prol de grandes e chorudas quantias.
Depois perguntam-nos: porque não somos competivos e produtivos?!
Alguém responde demagogicamente: porque somos preguiçosos e pagamos demais!!!
Puta que os pariu!! Está à vista de todos porque não somos nem competitivos: porque quem realmente decide está-se a cagar, age como amador e inculta essa ideia em quem com ele trabalha! É uma vergonha!
Costuma-se dizer que uma caracteristica típica do tuga é nunca cumprir prazos! Pois bem, todos aqueles que trabalham com empresas estrageiras sabem que para eles, prazos são para cumprir PONTO!! De tal forma que um atraso pode significar a perda de um negócio!!!
Todos são muito fixes, simpáticos, prestáveis, rolem-bolas até ficarem gretadas... depois quando já têm todos uma boa imagem... cagam nos que lhes deram a imagem!
Há falta de profissionalismo em Portugal (não só no surf... em tudo) e quando um gajo puxa os galões a diz que está mal... o que te fazem é....
Por isso Sea... já sabes o que penso da tua menina que vem aí e digo-te tens toda a razão! _________________ Com cuecas de aço!
Viva Sea,
Obrigado por partilhares a tua historia e naturalmente concordo plenamente contigo... E de facto existem excepçoes em Portugal.
Posso contar-te q depois deste episodio, customizar pranchas era algo q n me apetecia mto, mas um amigo meu convenceu-me a continuar e entao como n comprei a Longboard ao Lufi, decidi ir para uma short.
Foi entao q entrei em contacto com a Polen, na altura do WTC em Peniche, para que o Pyzel (o q shapa para o Jon Jon Florence) me fizesse uma prancha... Fui tratado como um Rei, literalmente. A Polen sempre me respondeu, acompanhou e tive cerca de 2h a falar com o Pyzel pesoalmente nas instalaçoes da Polen a explicar o meu tipo de surf, etc, ele a tirar-me todas as medidas e depois a explicar-me o q ia fazer, como e pq... Saí de la nesse dia espantado de como é possível, mais um "Zé ninguem", ter ocupado 2h do tempo de um dos melhores shappers do mundo (pela prestação do Jon Jon Florence) para fazer " mais uma" prancha.... E 2semanas depois estava la a levanta-la como tinha sido acordado. 5 estrelas!
É certo q é o negocio dele, mas estao no topo e n se esqueceram daquilo q ja foram....
Da mesma forma q partilhei a situacao do Lufi, partilho tb esta experiencia extraordinaria com a Polen, para confirmar q de facto existem as excecoes q estavas a falar
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum