Eu considero q a crítica, desde q construtiva, deve ser feita... cabe dps ao alvo da mesma analisar e retirar dali elacções ou não.
Não é crítica fácil e de carácter méramente desmoralizador e parece-me q toda a gente reconhece o valor de quem circula naquele círculo de feras. Foram apontados diversos factores nos mais variados tópicos q posts q se redigiram relativamente ao nosso Saca:
- lacunas técnicas no reportório de manobras
- desconcentração frequente
- incapacidade mental ocasional no lidar com o stress e pressão
- má forma física = imagem descuidada
- dentição fudida = imagem descuidada
Não está em causa se surfa muito ou pouco pois óbv/ quem está no cicuito tem q surfar bem. Mas há um produto q se quer vendável, charmoso e apelativo. Não é a pessoa em si mas a imagem q o atleta vende e passa cá para fora.
De que vale andar com palmadinhas nas costas sem referir tb o resto?
O passado é importante e os títulos alcançados fazem parte do seu historial e legado para o surf português. Mas o presente... lês o blog do Tiago e inevitavelmente vais compará-lo aos demais... qual é a elacção? Cinzentismo, marásmo, apatia... não há humor, alegria, explosão e jovialidade!!!
Aquele video tão mal recebido pelos atitudenses:
Mas há alguma coisa de jeito naquela merda??? Aquilo trás algo de novo??? A música, o surf em si... e está bem editado??? Alguém compra aquela imagem...????
Acho importante q se acredite nas capacidades da pessoa e do atleta mas interessa tb q as pessoas q o rodeiam façam uma auto análise séria e severa. Os treinadores, a marca, a equipa e o público em geral deverá interagir de forma séria e menos utópica do q o q tem feito.
Considero ainda q não há nada de mal em ter o surf do Sunny Garcia cujo reportório se resumia aquele snap/trancáda de frontside. Apenas não nos devemos alhear q é pouco para o q o circuito pede hj a todos os atletas q o constituem.
Bom trabalho e a melhor das sortes ao nosso Tuga-Tiger!!!
Rudas
Tá tudo aqui!
_________________ "memes, basófia, nicks e anonimatos...bem vindos à internet, glad you could join us." SeaNoEvil in Carcavelos Sangrento
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Sex, 27 Jan 2012 - 14:40 Assunto:
Já agora, para aqueles que acham que o Tiago não tem as mesmas condições para competir que os outros:
- Há 3 anos atrás (na altura do Search em Peniche), num almoço com o Heitor, o Jihad Khodr e o Mineirinho, fiquei a saber pela boca deste ultimo que o Tiago ganhava mais dinheiro que ele.
Que eu saiba, o mineiro nessa altura já era top 5...
Ora, se o Tiago era o 3º atleta do team A da Billabong (a seguir ao Taj e ao Parko) e saiu para a Quiksilver com um dos melhores contratos de sempre para um atleta da sua idade, ainda acham que ele não tem condições? _________________ Sunova Surfboards / Janga Wetsuits
Já agora, para aqueles que acham que o Tiago não tem as mesmas condições para competir que os outros:
- Há 3 anos atrás (na altura do Search em Peniche), num almoço com o Heitor, o Jihad Khodr e o Mineirinho, fiquei a saber pela boca deste ultimo que o Tiago ganhava mais dinheiro que ele.
Ora, se o Tiago era o 3º atleta do team A da Billabong (a seguir ao Taj e ao Parko) e saiu para a Quiksilver com um dos melhores contratos de sempre para um atleta da sua idade, ainda acham que ele não tem condições?
Não percebi Maya o que o dinheiro que ele ganha a mais que os outros tem a ver. _________________
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Sex, 27 Jan 2012 - 17:42 Assunto:
Xana escreveu:
Maya escreveu:
Ora, se o Tiago era o 3º atleta do team A da Billabong (a seguir ao Taj e ao Parko) e saiu para a Quiksilver com um dos melhores contratos de sempre para um atleta da sua idade, ainda acham que ele não tem condições?
Não percebi Maya o que o dinheiro que ele ganha a mais que os outros tem a ver.
Oh Xana, oh Xana...
Pode ser para contratar novos treinadores, ir ao dentista, viajar mais para surfar mares diferentes e melhores, um bom carro e uma melhor parceira, ter um ginásio e personal trainer em casa, andar mais feliz e moralizado com a mãe e o cão atrás, vir mais vezes a casa e visitar a loja...
... sabes q'isto do dinheiro pode servir para muita coisa pois lá dizia a Madonna antes de teres nascido... não sei quê, não sei q mais, 'it's a material world'... e tal e coisa... 'And I'm a material girl'. _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Não percebi Maya o que o dinheiro que ele ganha a mais que os outros tem a ver.
Oh Xana, oh Xana...
Pode ser para contratar novos treinadores, ir ao dentista, viajar mais para surfar mares diferentes e melhores, um bom carro e uma melhor parceira, ter um ginásio e personal trainer em casa, andar mais feliz e moralizado com a mãe e o cão atrás, vir mais vezes a casa e visitar a loja...
... sabes q'isto do dinheiro pode servir para muita coisa pois lá dizia a Madonna antes de teres nascido... não sei quê, não sei q mais, 'it's a material world'... e tal e coisa... 'And I'm a material girl'.
Sim, Rudas eu percebo que com mais dinheiro pode ter essas coisas. Mas é que há coisas que o dinheiro não compra.
Mas pronto como para mim surf e dinheiro não estão na mesma linha, não penso automaticamente nessas coisas. Não olho a dinheiro, mas sim a talento. _________________
Registo: Dec 03, 2011 Mensagens: 26 Local/Origem: Porto
Colocada: Sáb, 28 Jan 2012 - 18:55 Assunto:
Talento sem trabalho é igual a nada, em tudo nesta vida. seja no desporto, artes ou outra área qualquer. com dinheiro o trabalho fica muito mais fácil, e logo num desporto como este onde as viagens são uma constante obrigatória se queres crescer. Há ainda casos em que com pouco talento e MUITO trabalho as coisas acabam por acontecer. O Tiago a meu ver é um Trabalhador, posso estar enganado mas é a ideia que eu tiro dos media.
Confesso que fiquei chocado com a reacção dele em Peniche, demonstrou uma grande falta de capacidade mental para lidar com a pressão sendo um atleta que está no tour há uns bons tempos... Isso e a falta de talento para um repertório mais variado são os pontos fracos do nosso atleta. Dentes fodidos, ou tortos, valem tanto como dentes direitos e limpos, não é por aí que o Tiago falha ou tem piores resultados! A imagem tem de vender mas não vende tanto como os resultados, senão tínhamos o Paul Fisher no tour... Acima de tudo o que conta é que o rapaz continua a bombar entre os grandes e o resto é WQS. o grande Saca é a prova que com trabalho nesta vida tudo é possivel
Talento sem trabalho é igual a nada, em tudo nesta vida. seja no desporto, artes ou outra área qualquer. com dinheiro o trabalho fica muito mais fácil, e logo num desporto como este onde as viagens são uma constante obrigatória se queres crescer. Há ainda casos em que com pouco talento e MUITO trabalho as coisas acabam por acontecer. O Tiago a meu ver é um Trabalhador, posso estar enganado mas é a ideia que eu tiro dos media.
Confesso que fiquei chocado com a reacção dele em Peniche, demonstrou uma grande falta de capacidade mental para lidar com a pressão sendo um atleta que está no tour há uns bons tempos... Isso e a falta de talento para um repertório mais variado são os pontos fracos do nosso atleta. Dentes fodidos, ou tortos, valem tanto como dentes direitos e limpos, não é por aí que o Tiago falha ou tem piores resultados! A imagem tem de vender mas não vende tanto como os resultados, senão tínhamos o Paul Fisher no tour... Acima de tudo o que conta é que o rapaz continua a bombar entre os grandes e o resto é WQS. o grande Saca é a prova que com trabalho nesta vida tudo é possivel
- o vasco ribeiro surfa melhor que ele quando tinha a sua idade
- o vasco ribeiro se substituisse o tiago agora no wct tinha melhor prestação
_________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Colocada: Seg, 13 Fev 2012 - 12:30 Assunto:
Ananas escreveu:
Ananas,
Muito se tem dito aqui acerca do Saca... pró bom e pró mau.
Pegando nas tuas duas afirmações dou-te à borla uma outra forma de as abordar que talvez queiras considerar:
O contexto surfístico quando o Tiago tinha a idade do Vasco é completamente distinto do presente:
- Quais eram as manobras que vingavam no momento?
- Mantiveram-se os critérios de avaliação do surf há 10 ou mesmo 20 anos atrás e agora?
- Qual a faixa etária do CT na altura?
- Para evoluires, por norma comparas-te a alguém e tentas superiorizá-lo e a ti próprio. Quem tinha o Saca em Portugal para o fazer? Já alguém tinha tido uma carreira internacional de realce?
- A definição de 'Surfar melhor' é ambígua. Diz-me algo das prestações do Vasco na Cave, em Teahupo ou em Padang com 10pés plus... é q o Saca aos 16 anos surfava Côxos com uma linha de surf incrível em ondas de tamanho 'para homenzinhos' se bem te recordas...
(não quero com isto dizer q o Vasco não seja ou não se venha a tornar um grande surfista)
- ...
- Em qual das provas? Todas...?
- Ou referes-te à posição no ranking??? Achas então q os q lá andam são piores q o Vasco Ribeiro???
- É o 5º ano q o homem se qualifica/mantém... para ter prestações boas, é preciso esse pequeno detalhe, certo?
- Achas q a pressão competitiva inerente ao WT é a mesma q nos outros campeonatos...?
- O Vasco chegou às meias finais na semana passada na Austrália com o Kicas. O Tiago já fez melhor q isso, sózinho e num WT! Não achas q as tuas expressões são principalmente fruto da loucura do momento?
- ...
É muito injusto referires-te dessa forma de alguém que tem a carreira q tem e q já fez o q fez pelo Surf Português.
Tive este fds a curiosidade de ir visitar a loja Quiksilver do Saca à Ericeira. Meu caro, se aquilo não é profissionalismo ao rubro e se não transmite o q é um atleta do WT numa marca... todos sabemos q o Saca não é o Slater mas, não compares alhos com bogalhos fazendo retroespectivas dessas.
As realidades são completamente diferentes e os atletas também. São os dois bons, cada um à sua maneira... _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
sim eu fiz aquelas afirmações com uma carga dramática bastante potente, até porque na altura nunca acompanhei o saca no qs e juniors como acompanhei o vasco ribeiro ultimamente. Realmente admito que a a minha opinião não é nada imparcial e o meu favoritismo recai todo sobre o vasco eheh _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Colocada: Seg, 13 Fev 2012 - 20:38 Assunto:
Ananas escreveu:
sim eu fiz aquelas afirmações com uma carga dramática bastante potente, até porque na altura nunca acompanhei o saca no qs e juniors como acompanhei o vasco ribeiro ultimamente. Realmente admito que a a minha opinião não é nada imparcial e o meu favoritismo recai todo sobre o vasco eheh
Que não fiquem dúvidas que prefiro ver o Vasco a surfar que o Saca! No entanto não é isso que está aqui em questão... _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum