Registo: Dec 01, 2009 Mensagens: 701 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Qui, 09 Set 2010 - 23:42 Assunto:
doninha escreveu:
Boas,gostava que me ensinassem,como lavar a prancha e o fato??Como retirar o wax,e que cuidados devo ter...obrigado..
O básico é...
A prancha tiras-lhe a areia e costumo tirar o wax com o raspador, mas tambem existe um produto proprio para retirar o wax, se quiseres, digo-te (acho que a Xana já tinha metido uma foto do produto algures no Atitude, é só procurar...).
A nivel de 'manutenção' da prancha penso que seja só isto e teres cuidado a ver se ela está a começar a ficar com 'riscos' de pancadas ou de a pousares no chão com força (por exemplo)... porque se isso abrir tens de pedir a alguem para te reparar antes que entre agua e te estrague a prancha.
O fato, lavo-o sempre depois de surfar em agua doce num alguidar. _________________ Carol. Act locally, think globally.
Registo: Mar 26, 2008 Mensagens: 5449 Local/Origem: Porto
Colocada: Sex, 10 Set 2010 - 1:24 Assunto:
Fato... Lavar com água fria por dentro e por fora, de vez em quando limpar com sabado de barra, daqueles que se usavam antes para lavar roupa à mão, assim evitas fungos e mau cheiro no fato. Mas nao exageres nas lavagens. Deixar secar à sombra
Com a prancha, podes lavar com água doce, eu nunca lavo e não tenho problemas, mas segundo dizem é melhor para a prancha que a laves sempre que sais do mar. Para tirar o wax deixa a prancha algum tempo ao sol, depois tira com raspador e papel higiénico. Se nao quiseres submeter a prancha ao sol, ou tiras com o wax duro ou entao usas o tal produto da rip curl, o "RIP CURL wax piss off", custa perto de 10€ e funciona mesmo.
Sempre que bates contra alguma coisa ou alguém verifica a prancha, se tiver alguns riscos e nao conseguires espetar a unha nesses buracos, nao entra água. Mas se sentires o buraco, ou mandas logo arranjar ou pões um bocado de silver tape (vendem nos chinocas) até teres oportunidade de arranjar.
Cuidados: Transporta sempre a prancha numa capa qualquer, para evitar que sempre que batas em algum sitio com ela, faça buraco.
Nao tires o fato em chão duro, tipo alcatrão ou cimento. Sempre que tiveres oportunidade tira-o na relva ou em cima da toalha. Não é preciso explicar porquê.
Não dês grande grande valorização aos cudiados a ter com o material, é muito dificil evitar um ding de vez em quando na prancha, e as vezes acontece a quem mais cuidados tem... Eu não lavo o fato com água doce quase nunca, e muitas vezes seca ao sol. É certo que perco um bom tempo de uso com ele, mas os fatos não são para a vida. Se algum dia partires a prancha a meio, ou fizeres um grande buraco, não desanimes, poupa uns trocos para a arranjar, e pensa que elas foram feitas mesmo para arriscar e muitas vezes para partir.
nao compres produtos para tirar o wax. Compra uma garrafa de 1L de petroleo por 2 euros e tens como remover o wax e pinturas por 1 ano.
Primeiro com o pente tiras o wax que conseguires, depois mandas petroleo para cima do wax restante, esperas um minuto e passas um papel e voila foi-se o wax todo. _________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Registo: Nov 12, 2008 Mensagens: 2372 Local/Origem: PVZ e VCD
Colocada: Sex, 10 Set 2010 - 8:51 Assunto:
eu tiro a parafina com um raspador apenas e quando fica vestigios de wax (nas mossas por ex) molho um pano da ponta com acetona e tiro logo tudiiiiinho! depois gosto sempre de passar por agua doce depois de a ter limpado! de resto não faço mais nada... _________________ www.kibersports.com
Para começar uma guerra o PM propina, o surfista dropina
Registo: Nov 06, 2008 Mensagens: 1489 Local/Origem: Aqui nasceu Portugal e ali avistei Ana
Colocada: Sex, 10 Set 2010 - 9:06 Assunto:
CarolinaPereira escreveu:
O fato, lavo-o sempre depois de surfar em agua doce num alguidar.
Olá Carolina, sabes onde posso comprar um alguidar? Perguntei na ESS e não sabiam o que era...
Estou a meter-me contigo... achei piada e dei por ela que não ouvia essa palavra faz tempo. _________________ «Sous les pavés, la plage»
Debaixo das pedras da calçada, está a areia da praia...
Registo: Feb 08, 2010 Mensagens: 259 Local/Origem: VILA DO CONDE
Colocada: Sex, 10 Set 2010 - 12:12 Assunto:
banglentininkas escreveu:
eu tiro a parafina com um raspador apenas e quando fica vestigios de wax (nas mossas por ex) molho um pano da ponta com acetona e tiro logo tudiiiiinho! depois gosto sempre de passar por agua doce depois de a ter limpado! de resto não faço mais nada...
Viva amigo, cuidado com a acetona porque senão um dia destes tens um buraco na tua longboard, a acetona em cima da resina de poliester é como manteiga no focinho de um cão, derrete
A prancha tiras-lhe a areia e costumo tirar o wax com o raspador, mas tambem existe um produto proprio para retirar o wax, se quiseres, digo-te (acho que a Xana já tinha metido uma foto do produto algures no Atitude, é só procurar...).
Qualquer wax remover serve. Mas tira-se na mesma o wax com o raspador. O produto é passado depois para tirar aquilo que não sai com o raspador. E atenção aos roubos. No outro dia na SportZone vi o produto que comprei, mais caro, o dobro!
E Jonas, o produto que falas da Rip Curl, chama-se apenas Piss Off e é para os fatos e não para as pranchas.
Registo: Nov 06, 2007 Mensagens: 711 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Sex, 10 Set 2010 - 15:05 Assunto:
Acho essa cena dos wax removers muito pouco ecológica. Basta 10 minutos ao sol e tira-se o wax todo com um raspador, ou mesmo com uma espátula qq de plástico.
Poupem o ambiente, usem a energia solar!! _________________ No eternal reward will forgive us now for wasting the dawn.
Acho essa cena dos wax removers muito pouco ecológica. Basta 10 minutos ao sol e tira-se o wax todo com um raspador, ou mesmo com uma espátula qq de plástico.
Poupem o ambiente, usem a energia solar!!
Uma coisa é certa, já não compro mais wax remover. Da última vez que usei fiquei a pensar nisso que disseste e depois aquilo tem que ser feito ao ar livre que deita um cheiro super forte e tóxico que me deixa sempre mal da garganta. Mas coisa que não faço é colocar o meu material ao Sol. Tiro o máximo que puder com o raspador e pronto.
Registo: Aug 26, 2009 Mensagens: 625 Local/Origem: VILA DO CONDE
Colocada: Sex, 10 Set 2010 - 17:18 Assunto:
Tanto pensamento ecologista.
Vejamos:
Uns tiram com acetona.
Outros com petroleo
Ainda outros com wax remover.
E também os que tiram só com o sol.
E agora esclareçam a malta o que fazem :
Ás embalagens de wax e produtos da limpeza.
Aos restos de wax removidos.
Aos panos e papeis embebidos em petroleo,etc
Aos shops partidos.
Ás quilhas partidas.
Será que vai tudo parar ao caixote do lixo doméstico?Esperemos que não. _________________ fb- spiral-surfboards vila do conde
Editado pela última vez por GB em Sex, 10 Set 2010 - 17:37, num total de 1 vez
Tanto pensamento ecologista.
Vejamos:
Uns tiram com acetona.
Outros com petroleo
Ainda outros com wax remover.
E também os que tiram só com o sol.
E agora esclareçam a malta o que fazem :
Ás embalagens de wax e produtos da limpeza.
Aos restos de wax removidos.
Aos panos e papeis embebidos em petroleo,etc
Aos shops partidos.
Ás quilhas partidas.
Será que vai tudo parar ao caixote do lixo doméstico?Esperos que não.
Ultimamente tenho feito uma caixinha de papel de prata e metido em cima do fogao. dps e so meter na rua pr secar e fica-se com wax reciclado (pronto, é capaz de emitir alguns gases com a queima). Fica um wax um bocado sujo, principalmente por baixo, mas poupa-se dinheiro e agarra na mesma
Eu como tenho piscina mando tudo lá pa dentro e faço um refogado de prancha, shop e fato
Hum ,que bom.O Cloro adora tecidos e borrachas.
O Cloro não faz mal nenhum se não deixar lá as coisas plantadas e tinha que ser durante dias. Enfim que seriam dos nossos calções se o raio do cloro não adorasse tecidos ? _________________ Nothing is impossible it just costs more.
Eu como tenho piscina mando tudo lá pa dentro e faço um refogado de prancha, shop e fato
O Cloro não faz mal nenhum se não deixar lá as coisas plantadas e tinha que ser durante dias. Enfim que seriam dos nossos calções se o raio do cloro não adorasse tecidos ?
entao a agua do mar tb nao faz mal as coisas se nao ficarem la durante dias, certo?
O Cloro não faz mal nenhum se não deixar lá as coisas plantadas e tinha que ser durante dias. Enfim que seriam dos nossos calções se o raio do cloro não adorasse tecidos ?
entao a agua do mar tb nao faz mal as coisas se nao ficarem la durante dias, certo?
_________________ Nothing is impossible it just costs more.
Registo: Feb 16, 2009 Mensagens: 112 Local/Origem: Lisboa/Ericeira
Colocada: Dom, 12 Set 2010 - 21:06 Assunto:
jonasresas escreveu:
Sempre que bates contra alguma coisa ou alguém verifica a prancha, se tiver alguns riscos e nao conseguires espetar a unha nesses buracos, nao entra água. Mas se sentires o buraco, ou mandas logo arranjar ou pões um bocado de silver tape (vendem nos chinocas) até teres oportunidade de arranjar.
Jonas, diz-me uma coisa, se o risco não tiver relevo não entra água, mas se tiver tipo um sitio onde ao passar o dedo sentes um bocadinho partido? No tail tenho um uma mossazinha de meio centimetro, um bocadinho partido, mas não é buraco, só se vê rachado e da pa sentir um relevo. Achas que entra água?
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Dom, 12 Set 2010 - 21:08 Assunto:
Janeca,
Pode entrar e pode não entrar...
Para estares seguro, pegas num bocado de SunCure ou qq outro produto do mesmo género, lixas, aplicas um bocadinho de resina para "selar", voltas a lixar para ficar direitinho e está a andar! _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum