Colocada: Qui, 27 Mai 2010 - 14:40 Assunto: Surf e estilo de vida - trabalho
Boa tarde, o meu nome é ana rita sou finalista de antropologia no ISCSP - Lisboa e vou fazer o meu projecto de final de curso no ambito dos estilos de vida e surf.
Aquilo a que me proponho a fazer é desconstruir o estilo de vida surfista com vista o maior conhecimento desta cultura, saber como se sentem enquanto surfistas, qual a influencia do surf nas vossas vidas e nas vossas maneiras de estar e falar, se se sentem como parte de um grupo, etc etc...
aquilo que vos pedia era colaboração tanto em dar ideias (se tiverem) como ajudar-me a responder a essas questoes que aí coloquei...
peço mta desculpa pelo incomodo, agradeço a vossa atenção
Registo: Feb 13, 2006 Mensagens: 11073 Local/Origem: costa da caparica
Colocada: Qui, 27 Mai 2010 - 14:48 Assunto:
e uma porcaria, estraga as relaçoes pois as namoradas dizem sempre "ai estas sempre na agua" um gajo vai po trabalho com sal nos olhos e na cara e depois e desbroncado pelo patrao, pessoal casado em casa nao faz nada e a mulher depois manda vir, quando compram pranchas novas a mulher passase dos carretos... e tudo muita caro, enche-se o automovel do trabalho de areia e depois o ptrao manda vir...nao facam surf...aserio... _________________ www.joyfaktor.tumblr.com www.facebook.com/JoyFaktorVIDEOS
Acho que deves começar por fazer um fomulário / inquérito com perguntas fechadas e abertas, deve ser mais fácil para ti e para quem faz Surf de responder.
Mas assim por alto:
O Surf está no centro da minha vida, e define os meus dias;
Logo de manhã olho para as Árvores para ver direcção/velocidade do vento;
Ando na rua, olho para as paredes e imagino ondas, e que manobra estou a fazer, ainda hoje de manhã fiz alto tubo de backside enquanto vinha para o trabalho;
Troco uma noitada, por uma matinal sem problema algum;
Marco no calendário os dias e em que spots surfei;
Sinto que faço parte um grupo priveligiado de pessoas;
Registo: May 20, 2009 Mensagens: 314 Local/Origem: Sintra
Colocada: Qui, 27 Mai 2010 - 15:05 Assunto:
Olá
Acho que devias preparar o dito questionário e quiçá solicitar auxilio aos administradores do forum, para criar algum tipo de tópico com um link - endereço de e-mail, para que fossem remetidas as respostas ou aceder ao questionário por parte da malta aqui do fórum.
Acho que estar a responder através dos post's não é muito prático e de dificil compilação do conjunto de respostas obtidas.
Resumidamente, tenho a dizer que tenho imensa pena de não ter mais tempo livre e disponibilidade para fazer surf mais vezes. O bicho do surf já cá mora há muito tempo, ainda estavamos no seculo passado a entrar na última decada.
Quanto ao estilo, é mentira, passo perfeitamente despercebido quanto ao suposto "estilo estereotipado" de surfista.
Registo: Mar 26, 2008 Mensagens: 5449 Local/Origem: Porto
Colocada: Qui, 27 Mai 2010 - 16:16 Assunto:
Como compreendo este ultimo post, sugiro que peças a alguns membros do forum que se disponibilizarem para tal, que te cedam os seus endereços de email, para te ajudarem a criar algumas peguntas e a responder às mesmas. Posso desde já resumir as diferenças mais notáveis.
O meu quarto está cheio de areia, contrariamente à minha familia, esta nao me incomoda.
Se depois de um dia cansativo chegar a casa e estiverem a quebrar umas ondas boas, visto o fato e vou para surfar sem pensar.
Invento desculpas para dar à minha familia amigos e namorada, só para poder ir surfar quando está bom.
A primeira coisa que faço ao acordar é ir à janela e ver nas bandeiras a intensidade do vento.
99% do meu histórico é relaccionado com surf e só o restante com a escola.
Vou várias vezes por dia ao site das previsoes para ver como vai o mar e como é a previsao para os proximos dias.
Durante o inverno as vezes vou surfar com temperaturas perto dos 0º, os meus dedos juntam-se e ficam roxos juntamente com os pés, o andar pela areia é um martírio semelhante a espetar agulhas nos pés, mas nada disso me tira a vontade de fazer o que mais gosto.
Quando há campeonatos evito cansar-me demasiado no dia anterior, e vou dormir bastante mais cedo, evitando muitas vezes sair à noite, e sendo quase forçado a faltar a aniversários.
Acordo às 6, muitas vezes antes de haver luz, para evitar as enchentes na praia.
Quando nao posso mesmo surfar ou quando o mar nao está bom, dedico-me a treinar os movimentos fora de água, de skate ou longboard, várias vezes sento-me em frente ao mar um bocado só para matar o bichinho.
Passo-me completamente da cabeça quando chego à praia e está aquele mar mais do que incrivel, falto às aulas e às minhas obrigaçoes quando o mar está mesmo de gala.
Rita começa a surfar e daqui a um mes tens muitas respostas para as tuas perguntas....
Mais do que dito!
Sou capaz de levantar bem cedo (e dormir mesmo muito pouco), depois de uma noitada, ainda com a cabeça pesada, pegar em mim e ir até à praia com a prancha, quando está clássico. (E eu sou alentejano, dormir por mim é até doer a cabeça)
Já faltei a algumas aulas para ir apanhar aquele vento offshore.
Já sonhei acordado numa aula de algebra que estava a mandar uma tubaça de backside em carcavelos, toda a gente a aplaudir
Ninguem da familia me empresta o carro para ir surfar e não gostam muito de andar no meu, por causa da areia dentro e do pó fora.
a prancha, seja em que casa for, tem que ficar ao pé da minha cama LOL
Na minha opinião, tens de explicar melhor o conceito de surf que pretendes. Numa onda vai-se de pé, sentado, de joelhos, deitado, ou até mesmo sem prancha. Falo por mim e talvez um pouco pela malta que anda por aqui, surf, bodyboard, ..., o que seja, o que importa é a sintonia que se consegue com o mar, a paz de espírito que daí advém e toda a satisfação que se retira.
Na minha experiência em concreto, faço surf há muito tempo. Nos últimos anos é restrito, pois se não se trabalha não se faz surf, não se come, não se faz nada.
No meu caso, que entro todos os dias às oito, compensa-me levantar às seis só para aproveitar meia horinha (verdade seja dita que vivo a 200 mts do spot onde surfo), se vir que no sábado de manhã está bom às sete, não saio sexta à noite.
Quanto à questão de tribos, ou grupos, no meu caso não se aplica. Aliás, acho que amigos a surfar tenho poucos, conhecidos já muitos.
ainda no tema das tribos, talvez tenhas de separar os que vão para o mar o ano inteiro, dos que só vão de junho a agosto (não me estando a referir aos que estão a aprender, é óbvio que estes não podem ir com mar de inverno).
Quanto à forma como me influencia a vida, tenho um trabalho de stress sempre sob pressão, com horários prolongados e quando saio do mar, a hora que se segue é de um relaxamento e bem estar absurdo!! Mesmo quando levo porradinha ou corre mal! Alivia as ansiedades, deixa-te a respirar melhor. É um óptimo sítio para pensar e ter ideias. E se tiveres a sorte de estar sozinha no mar, então aí és só tu e as ondas.
Continuando a linha de pensamento dos posts anteriores, é melhor fazeres um inquérito ou deixares linhas orientativas para o que queres. Pois no surf há pano para mangas e se não fores específica o teu trabalho corre o risco de ficar muito vago e com muita informação.
De resto, e acho que posso falar por todos, aqui não te faltarão pessoas dispostas a ajudar.
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Qui, 27 Mai 2010 - 17:35 Assunto:
caparica_local escreveu:
e uma porcaria, estraga as relaçoes pois as namoradas dizem sempre "ai estas sempre na agua" um gajo vai po trabalho com sal nos olhos e na cara e depois e desbroncado pelo patrao, pessoal casado em casa nao faz nada e a mulher depois manda vir, quando compram pranchas novas a mulher passase dos carretos... e tudo muita caro, enche-se o automovel do trabalho de areia e depois o ptrao manda vir...nao facam surf...aserio...
É uma merda tão grande que ainda não percebi porque é que tu fazes surf, né? _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
e uma porcaria, estraga as relaçoes pois as namoradas dizem sempre "ai estas sempre na agua" um gajo vai po trabalho com sal nos olhos e na cara e depois e desbroncado pelo patrao, pessoal casado em casa nao faz nada e a mulher depois manda vir, quando compram pranchas novas a mulher passase dos carretos... e tudo muita caro, enche-se o automovel do trabalho de areia e depois o ptrao manda vir...nao facam surf...aserio...
É uma merda tão grande que ainda não percebi porque é que tu fazes surf, né?
_________________ Os sapos não foram feitos para serem engolidos.
Registo: Feb 11, 2007 Mensagens: 332 Local/Origem: Peniche
Colocada: Qui, 27 Mai 2010 - 19:29 Assunto:
caparica_local escreveu:
...é isso mesmo caparica tens toda a razão! não façam surf !
Só eu sei o que ás vezes passo para apanhar uma porcaria de uma onda...
Registo: Feb 02, 2010 Mensagens: 380 Local/Origem: Algarve
Colocada: Qui, 27 Mai 2010 - 20:43 Assunto:
Boas Rita.
Acho q devias mesmo seguir o concelho de contactares os administradores ou cena assim.
Mas resumindo, posso te dizer q sou apaixonado por surf desde a primeira vez q vi imagens, tinha cerca de 6 anos mais ou menos e foi através de um namorado da minha irmã "thank god" sem autorização dos meus pais e sem acesso a compra de uma prancha de surf assim tive de me manter até aos meus 15anos, apenas me deixaram comprar um biscoito, Bodyboard
O que tambem nao foi mau pois manteve me dentro de agua até aos 15.
Converti me entao para surfista aos 16 anos e a partir dai nunca mais parei e nem tenho palavras para descrever o que sinto a cada glide, seja ele 2m tubular ou 30cm mole! é lindo e para mim é espiritual, se fico mais de uma semana sem surfar começo a funcionar mal em todos os aspectos com a família com a namorada tudo parece q não faz sentido, ao ponto de aquelas pessoas q realmente me conhecem do surf ou não dizerem, vai á agua q depois falamos!!!
A minha paixao pelo surf foi crescendo e levou me muito mais alem, levou me ao shape, comecei a shapar aos 19 anos e também nunca mais parei, foi um percurso tanto no surf como no shape quase só autodidacta(o que para nao desistires só mesmo completamente apaixonado) principalmente porque sou do Algarve e à uns anos atrás antes do bomm morangos com açúcar as coisas eram um pouco diferentes, não digo melhores mas digo q naquele tempo só ficavam mesmo os lovers....
no entanto hoje em dia tudo é mais facil o que é melhor.
e só ficam à mesma os lovers....
Ou seja hoje sou um surfista mais apaixonado que ontem mesmo sem ter apanhado ondas ontem ou hoje, trabalho com o surf, sou treinador nivel I e ainda tenho a minha mini fabrica de pranchas e corre tudo sobre rodas, tirando o facto q começar a shapar tirou me um pouco da agua, mas deu me o dom de fazer magia para calçar surfistas, que veio completar me como surfista e como pessoa.
Leva va aqui meses a escrever mas depois torno me xato e têm de me dizer já chega de surf hoje!
Também nunca tive problemas com namorada e tenho namorada á 10 anos, ela é a primeira a incentivar me quer para surfar como para shapar .e a apoiar todo o meu envolvimento com o mundo surfistico! lol
Obrigado a todos os que me apoiam e acreditam no meu trabalho, é graças a todos eles que vou estar dentro de agua a apanhar umas aos 80s contigo pois espero ter te convencido.....
Conclusão, não te consigo bem transmitir o que sinto por surf mas digo que eu sem surf não sou eu!
Registo: Oct 20, 2007 Mensagens: 704 Local/Origem: Torres Vedras
Colocada: Sáb, 29 Mai 2010 - 21:39 Assunto:
por acaso fiz um trabalho sobre surf para o meu mestrado, no semestre passado. mas era definir as diferenças entre as publicações tugas de surf (soup e onfire no caso) e a maneira em como a comunicação era feita para o surfista, e as diferenças dentro do meio a esse nível. não terá muito a ver com o teu trabalho, mas se quiseres que to mande estás à vontade...
mas olha uma dica: manda vir um plano de trabalho que tenhas, e pontos específicos onde achas que o povo do fórum pode ajudar. é capaz de ser mais simples digo eu...
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Dom, 30 Mai 2010 - 21:09 Assunto:
Boas Rita,
Sendo sintético eu fico completamente enervado, frustrado, com tendências psicopatas se não surfar.
Acordar cedo para caraças... ter a cabeça a pesar de montes de cenas que estudei... e saber que aquilo só dura mais uns segundinhos.
É ir ao pc ver a previsão e ir para o spot... com as mãos transpiradas com os pés gelados pura ansiedade de agarrar no leash prende-lo a prancha e ao pé e "cidra".
O que o surf fez-me na vida?!? 4 horas dentro de agua sem me lembrar que existe ser humano algum que me possa chatiar... 4 horas de pura e crua satisfação e prazer...
Não quero saber se é ondas de joelho ou de acima da cabeça se ta on-shore ou off-shore... quero é tar dentro de agua a remar... apanhar uma ondinhas... a gritar, falar mal, falar sozinho, fazer manguitos para o mar, mil e uma cena.
No final disso posso voltar a "civilização".
Há pessoas que vão a busca de algo para lhes ajudar no dia a dia numa igreja eu vou para o mar surfar... porque isto é sem sombra de duvida uma religião!(coxe cliché, mas é o que sinto) _________________ Com cuecas de aço!
Editado pela última vez por Twisted em Dom, 30 Mai 2010 - 21:16, num total de 1 vez
Registo: Feb 13, 2006 Mensagens: 11073 Local/Origem: costa da caparica
Colocada: Dom, 30 Mai 2010 - 21:11 Assunto:
joaocardoso escreveu:
caparica_local escreveu:
...é isso mesmo caparica tens toda a razão! não façam surf !
Só eu sei o que ás vezes passo para apanhar uma porcaria de uma onda...
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Seg, 31 Mai 2010 - 16:02 Assunto:
Rita,
A tua pergunta é demasiado vasta mas deixa-me só acrescentar um ponto que te pode ser útil para fazeres a segmentação dos surfistas.
Foi-me explicado por uma psicanalista (namorei com ela e foi a única que me entendia quando eu largava algo que estava a fazer e saia com as pranchas debaixo do braço "dá-me só 1h que já venho".
O surf pertence a um grupo de actividades que frequentemente não praticamos quando queremos mas sim quando condições, que estão fora do nosso domínio, nos deixam.
Não surfamos quando queremos, mas sim quando as condições do mar nos deixam. Quando saímos para uma surfada temos de procurar o melhor local, esperar o melhor vento e maré, e no final, muitas vezes não molhamos a prancha ou aceitamos condições medíocres porque a noite cai, temos um almoço ou de ir trabalhar. E de repente, quando estamos ocupados a fazer outra coisa, as condições ficam ideais.
Este tipo de actividades são aditivas e daí essa sensação que alguns acima descreveram de "deixar tudo para fazer uma surfada".
Eu fiz windsurf de ondas e a adição é ainda pior porque aí dependes não só do mar mas também do vento.
Registo: Nov 06, 2008 Mensagens: 1489 Local/Origem: Aqui nasceu Portugal e ali avistei Ana
Colocada: Seg, 31 Mai 2010 - 17:34 Assunto:
Deixem-me dizer-vos que este tópico era porreiro para ser discutido num meeting lá pro fim da noite... aposto que ia haver choro e abraços!!
Citação:
Não surfamos quando queremos, mas sim quando as condições do mar nos deixam. Quando saímos para uma surfada temos de procurar o melhor local, esperar o melhor vento e maré, e no final, muitas vezes não molhamos a prancha ou aceitamos condições medíocres porque a noite cai, temos um almoço ou de ir trabalhar. E de repente, quando estamos ocupados a fazer outra coisa, as condições ficam ideais.
Tens de perguntar à tua ex se a minha teoria está correcta:
Acho que é o facto de estarmos em plena comunhão com algo que é imensamente maior que nós, algo que não é possível domar: o Mar.
Isto é capaz de roçar um complexo psicanalítico qualquer... só sei que ás vezes me sinto um alien quando vejo alguém extremamente feliz por comprar sapatos. Que tipo de felicidade extrema é essa quando comparada com um drop fenomenal no "monstro Golias" que é o mar? _________________ «Sous les pavés, la plage»
Debaixo das pedras da calçada, está a areia da praia...
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Seg, 31 Mai 2010 - 18:02 Assunto:
PetervD escreveu:
Tens de perguntar à tua ex se a minha teoria está correcta:
Acho que é o facto de estarmos em plena comunhão com algo que é imensamente maior que nós, algo que não é possível domar: o Mar.
Já lhe pergunto... mas entretanto:
Isso que referes também deve ajudar ao bichinho, mas devem ser condicionantes diferentes que geram atitudes diferentes. A adrenalina de dominar o monstro seguramente nos faz voltas à cabeça, mas não sei se será o que nos faz deixar tudo a meio só porque olhamos para uma bandeira, para uma webcam ou porque recebemos um SMS a avisar que estão as tais condições (que era o que ela se referia).
Registo: May 12, 2003 Mensagens: 1615 Local/Origem: Always in Wet Places!... =)
Colocada: Seg, 31 Mai 2010 - 19:40 Assunto:
Acabei de saber que vou ter de levar o meu "pequeno" pastor alemão (de 3 meses) para a praia durante a época balnear!
Portanto vou começar a surfar com um cão, ou arranjar uma moradia para alugar!
Às vezes não surfo pq tenho aulas p'ra dar, pesca e/ou submarina p'ra fazer ou até apanhar uns mariscos!
No Verão é calor a mais, mas trabalha-se bem! No Inverno é um frio e umas intempéries do caraças!
Descontruir um surfista!?! Epah! Venha de lá um inquérito semi-estruturado, que faz parte de quem estuda!
Cada caso é um caso!
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!
P.ex. hj surfei de shortboard e curti bués! Amanhã com o swell a virar a Norte fica mais pequeno, e se o crowd continuar, vou pensar naquele grupo - vou buscar a 8'6 mágica!
Expliquem lá isto!... _________________ http://populacaoactiva.blogspot.com
O choque profundo, é apenas a realidade e a responsabilidade que cada um assume. Uns por vários... Mas vários... nem pelos próprios...
Antes de mais muito obrigada pela vossa disponibilidade e ajuda.. às vezes torna-se dificil de me exprimir no entanto vou tentar... a antropologia foca-se nos pequenos grupos...comunidades... tribos culturas, etc., com isto escolhi o modo de vida surfista para objecto de estudo com o intuito de mostrar que o surf é mais do que um desporto... é uma filosofia de vida, um modo de viver, foi precisamente isso que me impressionou e que pude confirmar na maioria das vossas respostas. Aquilo que pretendo estudar é o sentimento de pertença a esse grupo... mesmo que não conheçam toda a gente...sabem que pertencem a esse grupo por aquilo que fazem e por aquilo que sentem em relação ao surf...
Gostaria caso seja possivel que entrassem em contacto comigo pelo meu e-mail (arita89oliveira@gmail.com) para poder explicar melhor a minha ideia e para ver se me dão alguma ajuda...podendo até fazer uma mini entrevista.
mais uma vez agradeço beijinhos
Rita , a questão como já referi atras é a seguinte:
Existem subgrupos, podemos dizer , "mas o objectivo é o mesmo , surfar e apanhar ondas", e ai caimos no engano.
Muita gente quer é ir para dentro de agua , surfar ou nao. Sentir se parte de algo..
Esta modalidade tornou se tão abragente , que o velhinho estereotipo do "surfista" já caiu á muito.
Tencionas fazer algo mais refinado ? qual o teu Target?
Quantos depoimentos achas que serão precisos para definires um grupo ou subcultura do mesmo?
O surf é tão simples , mas pode se tornar tão complicado
Registo: Aug 14, 2008 Mensagens: 48 Local/Origem: Almada
Colocada: Qua, 02 Jun 2010 - 9:09 Assunto:
Boas,
Muita coisa já foi dita e subscrevo a maioria, mas queria apenas contribuir dizendo o seguinte:
Também acho que o estereotipo do surfista já caiu. O fazer parte de grupo está na vontade e cabeça de cada um, pelo que sentem em relação ao surf e não no sentido de grupo fechado (muitas pessoas surfam sozinhas). A maioria das pessoas que surfam não são reconhecidas por um fácies caracterizador. Isso é coisa do passado, felizmente (muito semelhante aos músicos, hoje em dia).
O que existe cada vez mais, porque o número vai aumentando, são os diferentes "sub-culturas", que têm ideais e formas de ver o surf diferentes. Fazem-no com diferentes objectivos: a competitividade, o prazer, a paixão, a pertença a um grupo, etc.
Só acho que não é possível não ser "tocado" por isto e, como tal, fazê-lo só por desporto.
Se for preciso mais alguma coisa, terei prazer em contribuir.
Reforço só mais uma ideia que já aqui foi referida: começa a surfar e o nível de compreensão do tema passará, certamente, para outro nível.
...mas vais ficar agarrada.
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Qua, 02 Jun 2010 - 10:22 Assunto:
Twisted escreveu:
Boas Rita,
Não quero saber se é ondas de joelho ou de acima da cabeça se ta on-shore ou off-shore... quero é tar dentro de agua a remar... apanhar uma ondinhas...
A ausência de espirito critico sintetizada nesta frase deixa-me siderado!
Ser lirico dá uns textos porreiros (também já por lá passei ) mas coisas como estas custam a encaixar, porque não nos queres fazer acreditar que tu entras em mar flat ou em ondas de 6 metros e fazes "uma ondinha". Adiciona-lhe a qualquer uma destas condições o onshore e terás uma bela piscina ventosa ou uma tempestade de proporções biblicas, respectivamente e vem-me dizer que vais apanhar uma ondinha e... relaxar!!
Isto é o mesmo que dizer que te atiras para uma piscina quer esta tenha água ou não, porque a unica coisa que queres fazer é... atirar-te para uma piscina!!!
PS: Rita, este meu post é a demonstração de alguém que sofre de crónica falta de surf!!
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum