Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Seg, 03 Mai 2010 - 15:00 Assunto: Pesadelo no Golfo do México
Malta,
Não sei se têm estado a acompanhar os acontecimentos desde 20 de Abril. Em poucas palavras, uma plataforma petrolífera explodiu e afundou. O mecanismo de segurança que evita que o petróleo continue a sair do poço para o mar falhou qdo a válvula de segurança não teve o comportamento previsto, ou seja, fechar automaticamente depois de a plataforma ir com o caraças. A válvula está a 1500 metros de profundidade e todos as tentativas para a fechar têm sido infrutíferas.
Neste preciso momento, o equivalente a 6000 barris de petróleo estão a sair do poço de petróleo directamente para o mar todos os dias. Centenas de barcos tentam minimizar aquilo que ameaça ser uma das maiores catástrofes naturais de sempre e a maior de sempre nos EUA. A plataforma é da BP, mas para terem noção da dimensão da coisa, neste momento várias outras empresas petrolíferas estão a tentar usar os seus meios e conhecimentos, fruto do pedido (ou terá sido ordem?) do Obama para toda a gente se colocar em campo para ajudar.
Neste momento calculam que os esforços logísticos necessários para conter a situação poderão fazer com que isto se mantenha por mais 4 a 12 semanas, ou seja, um desastre de proporções inimagináveis.
A mim parece-me claramente que as companhias petrolíferas não calcularam devidamente os riscos associados. Não é aceitável que, na ocasião de um acidente deste género, os esforços logísticos envolvidos só permitam a correcção do acidente 3 meses depois como já se leu por aí. Por isso, como o Obama já veio dizer, a BP terá de pagar a conta no final. Mas essa conta é muito relativa e nunca irá ser suficiente para resolver o pesadelo em que esta região se vê mergulhada.
Mais uma acha para a fogeira das energias limpas e da necessidade de encontrar alternativas ao petróleo o mais depressa possível.
_________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Registo: May 30, 2006 Mensagens: 208 Local/Origem: Lisboa/Cascais
Colocada: Seg, 03 Mai 2010 - 18:21 Assunto:
Concordando que isto realmente é sempre uma estratégia, e sempre de lamentar, não é de todo como os media fazem parecer das maiores de sempre nem por sombras...
Ainda bem que te deste ao trabalho Diogo , eu simplesmente não tive para tal.... thanks pelo teu voluntariado (como sempre).
Tenho acompanhado QB, A Gulf War Oil Spit chegou ao mar?? ou "só" impregnou o solo e atmosfera. Alias , não foi fogo posto??
Parecem me grandes diferenças...
Por acaso julgava que ainda era superior a 6000 unidades por dia.... como o Prestige pode ser superior??
Como um Super Petroleiro pode ter mais petroleo que uma exploração petrolifera a derramar petroleo non Stop e sem previsões de contenção?
Uma coisa é certa , nunca tinha ouvido tal desastre a par do Prestige e os tais poços de petroleo arder no Kuwait
“The U.S. Department of the Interior protects America’s natural resources and heritage, honors our cultures and tribal communities, and supplies the energy to power our future.”
That’s how the DOI describes itself. But I’ve got a better description: energy pimps. At least for its Mineral Management Service. After all, how else can you describe an organization that actively aims to exploit a fresh piece of coastal ass even as its wore-out, beat up Louisiana hooker is bleeding oil to the tune of 200,000 gallons per day? And when I say exploit. I mean exploit.
I just got back from the MMS meeting in Norfolk, VA over seismic testing — the first round of battles that’ll go down before they get to drilling. Call it the foreplay before getting down to the real rude and crude business.
I heard the Governor of Virginia’s spokesperson open the hearing by calling the Gulf disaster a “setback.” I also heard an oil lobbyist shamelessly..."
por acaso Diogo, já vinha a comentar esta mesma noticia desde que se soube da mesma. Tenho achado estranho ninguém falar disso e as noticias que se sabem passam em rodapé ou noutros suportes de informação sem ser os nacionais.
A meu ver estamos perante uma das maiores catástrofes, isto pelo impacto que tem e vai ter durante os próximos anos no sistema da fauna e flora.
Relativamente às alternativas... pois é temos algumas, mas essas parece que não dão tanto lucro
Registo: Oct 24, 2004 Mensagens: 7607 Local/Origem: Carcavelos/Évora
Colocada: Ter, 04 Mai 2010 - 9:00 Assunto:
A malta do sul dos States é mesmo o saco de pancada preferido, ora pela Natureza ora pela ganancia dos homens! Escravos, Katrina e incompetência consequente do governo do Bush e agora isto. Enfim...
Eu sinceramente já não me choco com estas notícias, para mim são peanuts. Só me dão razão nas criticas ao sistema em que vivemos. Não é sustentável, e este desastre (como muitos outros entre guerras, fome, crises económicas, miséria, extinção de espécies, etc) é apenas mais uma prova de como as regras do mercado definem o que é ou não um desastre natural, de acordo com a hierarquia de prioridades de uma empresa.
Não há nada a fazer, e como tal, assisto a isto como um bom filme catástrofe na companhia de umas boas pipocas.
Registo: Oct 12, 2009 Mensagens: 62 Local/Origem: Matosinhos
Colocada: Ter, 04 Mai 2010 - 15:18 Assunto:
Pedindo desculpa pela extensão do post, deixo aqui este artigo para os mais curiosos...
"You may have heard the news in the last two days about the Deepwater Horizon drilling rig which caught fire, burned for two days, then
sank in 5,000 ft of water in the Gulf of Mexico. There are still 11 men missing, and they are not expected to be found.
The rig belongs to Transocean, the world’s biggest offshore drilling contractor. The rig was originally contracted through the year 2013 to
BP and was working on BP’s Macondo exploration well when the fire broke out. The rig costs about $500,000 per day to contract.
The full drilling spread, with helicopters and support vessels and other services, will cost closer to $1,000,000 per day to operate in the course of
drilling for oil and gas. The rig cost about $350,000,000 to build in 2001 and would cost at least double that to replace today.
The rig represents the cutting edge of drilling technology. It is a floating rig, capable of working in up to 10,000 ft water depth.
The rig is not moored; It does not use anchors because it would be too costly and too heavy to suspend this mooring load from the floating
structure. Rather, a triply-redundant computer system uses satellite positioning to control powerful thrusters that keep the rig on station
within a few feet of its intended location, at all times. This is called Dynamic Positioning.
The rig had apparently just finished cementing steel casing in place at depths exceeding 18,000 ft. The next operation was to suspend the
well so that the rig could move to its next drilling location, the idea being that a rig would return to this well later in order to complete the
work necessary to bring the well into production.
It is thought that somehow formation fluids – oil /gas – got into the wellbore and were undetected until it was too late to take action. With a
floating drilling rig setup, because it moves with the waves, currents, and winds, all of the main pressure control equipment sits on the
seabed – the uppermost unmoving point in the well. This pressure control equipment – the Blowout Preventers, or ‘BOP’s” as they’re
called, are controlled with redundant systems from the rig. In the event of a serious emergency, there are multiple Panic Buttons to hit,
and even fail-safe Deadman systems that should be automatically engaged when something of this proportion breaks out. None of them
were aparently activated, suggesting that the blowout was especially swift to escalate at the surface. The flames were visible up to about
35 miles away. Not the glow – the flames. They were 200 – 300 ft high.
All of this will be investigated and it will be some months before all of the particulars are known. For now, it is enough to say that this
marvel of modern technology, which had been operating with an excellent safety record, has burned up and sunk taking souls with it.
The well still is apparently flowing oil, which is appearing at the surface as a slick. They have been working with remotely operated
vehicles, or ROV’s which are essentially tethered miniature submarines with manipulator arms and other equipment that can perform work
underwater while the operator sits on a vessel. These are what were used to explore the Titanic, among other things. Every floating rig
has one on board and they are in constant use. In this case, they are deploying ROV’s from dedicated service vessels. They have been
trying to close the well in using a specialized port on the BOP’s and a pumping arrangement on their ROV’s. They have been unsuccessful
so far. Specialized pollution control vessels have been scrambled to start working the spill, skimming the oil up.
In the coming weeks they will move in at least one other rig to drill a fresh well that will intersect the blowing one at its pay zone. They will
use technology that is capable of drilling from a floating rig, over 3 miles deep to an exact specific point in the earth – with a target radius
of just a few feet plus or minus. Once they intersect their target, a heavy fluid will be pumped that exceeds the formation’s pressure, thus
causing the flow to cease and rendering the well safe at last. It will take at least a couple of months to get this done, bringing all available
technology to bear. It will be an ecological disaster if the well flows all of the while; Optimistically, it could bridge off downhole.
It’s a sad day when something like this happens to any rig, but even more so when it happens to something on the cutting edge of our
capabilities."
BP conseguiu tapar uma das três fugas no Golfo do México
05.05.2010
AFP
O grupo petrolífero BP conseguiu hoje colmatar a mais pequena das três fugas que estão na origem da maré negra no Golfo do México, anunciaram os responsáveis. Mas este avanço terá pouca influência na quantidade de petróleo a ser libertado.
"A BP conseguiu tapar uma das três fugas, de onde já não sai combustível. Continuamos a trabalhar nas outras duas fugas", disse Brandon Blackwell, da Guarda Costeira.
"Acreditamos que o derrame vai continuar ao mesmo nível, mesmo que agora só existam duas fugas", acrescentou. "Trabalhar com duas fugas será ligeiramente mais fácil do que com três. Estamos a fazer progressos".
O grupo petrolífero que explorava a plataforma Deepwater Horizon que se afundou a 22 de Abril tentava há vários dias colmatar aquela fuga com a ajuda de uma válvula. Mas esta técnica não poderá ser utilizada para as outras duas fugas.
A BP estima que 800 mil litros de petróleo se estejam a libertar diariamente do poço de extracção de petróleo. A maré negra tem 200 quilómetros de comprimento e 110 de largura.
"A BP estima que 800 mil litros de petróleo se estejam a libertar diariamente do poço de extracção de petróleo. A maré negra tem 200 quilómetros de comprimento e 110 de largura."
Li que muito provavelmente chegará até ao Atlântico Sul
O que me choca no meio desta... treta toda é que só se fizeram planos, não tentativas (sei que devemos estimar todas as possibilidades, mas construir uma plataforma para substituir....), enfim.
Com isto o que vai acontecer é que estamos a caminhar a passos largos para uma catástrofe e parece que só se esta a limpar o que sai em vez de cortar o mal pela raiz, tanta tecnologia (exemplo robots que suportam temperaturas, e profundidade elevadas, para estudos e não se consegue????
Uma questão será que alguém esta ou vai ganhar muito com isto????
Ganhamos todos!!!
Qualquer dia em vez de ires à bomba, vais ali à praia de algés atestar o carro...
Fora de brincadeiras que o assunto é sério!
Estes acidentes são verdadeiras catástrofes ambientais, mas que continuarão a acontecer enquanto existir petróleo...
A verdade é que todos somos culpados, directa ou indirectamente.
As nossas pranchas, fatos, deck's, leashes, etc... têm, na sua maioria, produtos derivados do petróleo! Sem falar do resto...
A energia que consumimos provém, sobretudo, do petróleo. Grande parte da luz eléctrica que utilizamos é gerada através da queima de petróleo e carvão nas centrais termoeléctricas, e enquanto assim for...
É triste? Claro que sim! Mas para já são "apenas" danos colaterais que permitem sustentar o exigente padrão de vida ocidental. Alguém quer voltar à era pré revolução industrial?
Até fico doente com estas noticias... o meu adorado mar. Qundo vejo imagens de derrames de petroleo até fico de lagrima no olho, e nem é o meu meio de sustento.
Estes poços de alto profundidade são mesmo coisa de alta tecnologia. As pressões do peso do mar naquelas profundidades são enormes, poucos serão os aparelhos capazes ir a aquelas profundidades, quanto mais ir lá trabalhar.... Uma das soluções que apontam agora é largar um bloco de cimento gigante em cima do buraco. Pode ser que fique entupido... _________________ Cumprimentos,
Sérgio B.
STIKA, hehhe, olha que tem dias que ali para os lados da torre já faltou menos, heheh.
STIKA, não digo voltar regredir, mas já existem alternativas (ai voltamos ao mesmo^, que são caras)... e essas estão prontas para serem utilizadas e melhoradas...
Colocada: Qui, 06 Mai 2010 - 11:40 Assunto:
STIKA escreveu:
helder_PraiaNova escreveu:
Ganhamos todos!!!
Qualquer dia em vez de ires à bomba, vais ali à praia de algés atestar o carro...
Fora de brincadeiras que o assunto é sério!
Estes acidentes são verdadeiras catástrofes ambientais, mas que continuarão a acontecer enquanto existir petróleo...
A verdade é que todos somos culpados, directa ou indirectamente.
As nossas pranchas, fatos, deck's, leashes, etc... têm, na sua maioria, produtos derivados do petróleo! Sem falar do resto...
A energia que consumimos provém, sobretudo, do petróleo. Grande parte da luz eléctrica que utilizamos é gerada através da queima de petróleo e carvão nas centrais termoeléctricas, e enquanto assim for...
É triste? Claro que sim! Mas para já são "apenas" danos colaterais que permitem sustentar o exigente padrão de vida ocidental. Alguém quer voltar à era pré revolução industrial?
Diria que ninguém quer voltar, mas num futuro não muito próximo não terão outra alternativa senão voltar a...
Esse padrão de desenvolvimento ocidental é totalmente insustentável a todos os niveis e portanto, das duas uma, ou mudamos, ou seremos forçados a mudar (isto se não formos destruidos entretanto, porque o Planeta ao contrário do que dizem não precisa de ser salvo, ele salva-se sozinho, adapta-se, e nesses planos de adaptações nós poderemos estar a mais)!
Colocada: Qui, 06 Mai 2010 - 11:44 Assunto:
S_o_B escreveu:
Até fico doente com estas noticias... o meu adorado mar. Qundo vejo imagens de derrames de petroleo até fico de lagrima no olho, e nem é o meu meio de sustento.
S_o_B, sabes que se especula (e muito) com o petróleo não sabes? E sabes que essa especulação influencia toda a industria, e por consequência, a forma mais ou menos ética como a mesma actua?
Não queria desviar do assunto do tópico, mas lá está, acho irónico que muito defendamos a natureza e depois sejamos cumplices (todos) com um sistema de produção/consumo que é insustentável, nomeadamente em termos ambientais!
Registo: May 19, 2003 Mensagens: 2309 Local/Origem: Alentejano dos quatro costados
Colocada: Seg, 10 Mai 2010 - 14:03 Assunto:
E depois digam que eu sou Radical em termos de posições quanto às
Multinacionais...
No que vai de ano, já houve um desatre na Grande Barreira de Coral na Austrália, agora este do Golfo do México.
Quantos mais terão de ocorrer até que deixe de haver Oceanos limpos.
E isto são os derrames, mas o Plástico é hoje a grande ameaça ao Meio Ambiente em geral e os Oceanos em particular, basta ir a uma qualquer praia depois do Inverno para percebre o impacto desse material.
Em breve, teremos uma Associação para combater esta verdadeira Praga.
Abraço;
JB _________________ Por norma não acredito em coincidências, mas há cada uma...
Ha noticias que simplesmente nao vejo durante um tempo . São tão más que prefiro ir acompanhando em Zaping.
Hoje calhou ver mais um pouco deste...... nem sei como qualificar.
O mundo nao ficou o mesmo com o 9/11 , certamente nao ficara apos isto , ou ficara....?
Ao pessoal do Investimento , banca etc :
O preço do Petroleo ja baixou? com estas noticias todas , e atenção é realidade não é especulação..... por esta hora ja deviam estar a "dar" petroleo!
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Qui, 10 Jun 2010 - 19:27 Assunto:
Ontem li um artigo no Financial Times que me deixou embasbacado.
O jornalista entrevistou vários habitantes do Lousiana, a região mais afectada pela maré negra, e a maior parte deles, apesar de "estarem muito zangados com a BP", não queriam a introdução de leis mais duras para prever marés negras deste tipo, ou a restrição de perfuração em zonas ecologicamente delicadas como propõem o Obama.
O mais incrível é que, apesar de muitos dos entrevistados serem pescadores ou operadores de turismo, e portanto dependerem do mar e da costa, a maioria prefere os ganhos de curto prazo que a exploração petrolífera traz à região mesmo com o risco de verem o seu mar e as suas costas tornarem-se negras.
Sou eu que sou demasiado ecologista ou algo está errado nesta atitude dos locais Americanos?
...e sabem do que me lembrei imediatamente? Das pesquisas de petróleo que estão a fazer no maior dos segredos ao largo de Peniche, perto das Berlengas.
Vi varios na TV que diziam o contrario , um ate dizia que era como se tivessem "morto" um filho, visto que o trabalho de uma vida foi todo pelo ar , ou melhor pela agua.
É simplesmente um dos mais "pescadores" de camarao da zona, e emprega muita gente, afirmou ainda que esta com pensamentos homicidas em relação ao CEO da BP
Já agora , qual é o lobby regente do Financial times? ou é isento como as agencias de rating?
Registo: Jan 24, 2009 Mensagens: 1534 Local/Origem: Poça / Azarujinha
Colocada: Qui, 10 Jun 2010 - 20:30 Assunto:
DiogoPedroso escreveu:
Já agora , qual é o lobby regente do Financial times? ou é isento como as agencias de rating?
Tens razão, nem pensei nisso (e mais compartindo o FT a mesma HRM/ rainha da BP). Foi por essa mesmo razão que deixei de ler o The Economist regularmente.
Registo: Dec 01, 2009 Mensagens: 701 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Qui, 10 Jun 2010 - 20:40 Assunto:
Citação:
A Natureza devolve ao homem, com maior intensidade, tudo o que mesmo lhe faz ou por ela faz.
13h24, estação rodoviária.
Enquanto esperava pelo autocarro para Santa Cruz onde iria decorrer a surfada do dia, um homem robusto e de ar adoentado que estava a vender tapetes para ganhar o pão do seu dia veio ao meu encontro e dirigiu-me a palavra. No inicio virei a cara e pensei que estivesse bêbado (essa má tendência de julgar pela capa quem não se conhece foi mais forte).
Na verdade, estava bem mais consciente, bem mais ciente e lúcido que eu. Tinha a voz rouca. Devia ter os seus quarenta e poucos anos apesar do seu ar decrépito e desmazelado.
Com o desenrolar da conversa, tornou-se impossível não prestar atenção ao que o pobre dizia.
Do que me lembro, perguntou-me se tinha reparado na rapariga do outro lado da estação. Respondi que não. O sujeito começou a citar números e números sozinho, a fazer contas para o ar.
Até que me dirigiu outra vez a palavra e disse: “Em números demasiado bem-parecidos, em média, em todo o mundo deitam-se para o chão 1000 pastilhas por dia. Agora, multiplica essas pastilhas por 8 dias e já lá vão 8000 pastilhas. Se for durante um único mês: 30000 pastilhas. E isto durante um ano inteiro será 360000 pastilhas.
Como é óbvio foram números muito módicos comparando à escala real. Visto que uma pastilha demora 5 anos a decompor-se, daqui a uns tempos não damos um passo sem encontrar uma. Pessoalmente, não acho que não seja muito complicado de colocar no lixo.
Ou de facto é, menina?”.
Não lhe cheguei a responder, entrei para o meu autocarro.
Durante a fatigante viagem, já que a sociedade actual gosta tanto de números, tentei somar às pastilhas, todas as fábricas, motas, carros, fogueiras e outras realidades que fazem o seu estrago todos os dias…
Para agravar, ainda acontecem acidentes como a rotura do oleoduto da BP que vazou na costa da Louisiana e destroi a vida marinha no Golfo do México à mais de 46 dias.
O poço acidentado contava com cerca de mil barris de petróleo por dia, de um total de 19 mil.
Deste modo, um dia surfar será assim...
Já tinha falado nisto no meu blog. Mas não tão aprofundado.
Dafonso, esssa imagem esta muito bem explicada! _________________ Carol. Act locally, think globally.
_________________ 1 litro de petroleo extraido, transportado e refinado em gasolina custa cerca de 10 centimos . o resto são impostos e margens de lucro
Problem poor people?
Todos os tempos são GMT Ir à página 1, 2, 3Seguinte
Página 1 de 3
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum