Registo: May 12, 2006 Mensagens: 1166 Local/Origem: Estoril
Colocada: Dom, 28 Mar 2010 - 5:16 Assunto: Escândalos Sexuais da Igreja [+18]
Ao longo das últimas semanas têm vindo a público vários escândalos sexuais envolvendo padres e órgãos ligados à Igreja que abrangem várias nacionalidades.
O The New York Times trouxe a notícia de que, em 1996, o Cardeal Ratzinger, que se veio a tornar o papa Bento XVI em 2005, não respondeu a cartas vindas de clérigos americanos acusando um padre do Estado do Winsconsin de abusar sexualmente de menores.
Na Alemanha, desde o início de 2010, pelo menos 300 pessoas acusaram padres católicos da Alemanha de abuso sexual ou físico.
Na Holanda, ainda neste mês de Março, Bispos holandeses pediram uma investigação independente diante de mais de 200 acusações de abuso sexual de crianças por padres, além de três casos ocorridos entre 1950 e 1970.
No Chile, um sacerdote está a ser investigado pelos crimes de abuso sexual de menores e incentivos à prostituição. Juan Henríquez Zapata é acusado deter pago 35 euros a dois menores de 14 anos para que estes lhe fizessem sexo oral.
Em Janeiro de 2009, vários homens deficientes auditivos vieram a público para dizer que foram abusados quando eram crianças no Instituto para Surdos Antonio Provolo, na cidade de Verona (Itália), entre 1950 e 1980.
Na Áustria, acusações independentes de abuso sexual infantil por padres surgiram em várias regiões do país.
Na Suíça, uma comissão formada pela Conferência dos Bispos da Suíça em 2002 vem investigando acusações de abuso envolvendo religiosos do país.
Nas últimas semanas, vários escândalos de abusos sexuais envolvendo membros da Igreja surgiram na Irlanda. Três investigações do governo irlandês revelaram diversos casos de abusos de 1930 a 1990 envolvendo mais de 15 mil crianças. O primaz da Igreja Católica irlandesa, o cardeal Sean Brady, é acusado por organizações de vítimas de abusos cometidos por sacerdotes de ter escondido a violência sexual de um padre pedófilo. Nesta quarta-feira, ele pediu desculpas pelo ocorrido e disse que refletirá sobre seu papel na Igreja.
Que moral tem a Igreja hoje em dia para impor condutas de acção a uma Sociedade quando isto sucede de forma escandalosa e em catadupa de forma completamente macabra?
Recentemente, o que me chocou mais, talvez por existir um vídeo, foi o caso recente do monsenhor Luiz Marques Barbosa, no Brasil. O vídeo e história encontram-se aqui.
ATENÇÃO: Aconselho moderação, sensatez e algum discernimento na visualização do vídeo e consulta da página a pessoas mais sensíveis. A visualização NÃO é aconselhável a menores de 18 anos apesar da imagem estar censurada propositamente. _________________ Lisbon, Portugal
Registo: May 12, 2006 Mensagens: 1166 Local/Origem: Estoril
Colocada: Dom, 28 Mar 2010 - 14:23 Assunto:
DiogoPedroso escreveu:
Pior é quando são os próprios familiares ou amigos....
Isso é propaganda de mau gosto.Ou nas outras religiões não acontece..tal como em outros oficios...
Diogo,
Propaganda de mau gosto? Eu acho que existe em todo o lado, mas a Igreja Católica que anda a impor à Humanidade dogmas e princípios há mais de 2 mil anos. É a 2ª grande religião seguida no Mundo, eles é que impõe regras de conduta, movem fiéis, condenam acções, são impositores do "moralmente justo e correcto" para quem acredita, privam-se do casamento porque a "religião e Deus assim o mandam" (e eu nunca li em lado nenhum isso), não podem praticar sexo (?) porque é suposto entregarem-se a Deus e dedicarem-se a 100% à vida da Igreja...
Mas posto isto tudo, para mim eles não são mais que uma cambada de hipócritas que andam a enganar as pessoas. Há excepções como em todo o lado, e acredito que muitos ajam por vocação e se queiram efectivamente entregar à vida religiosa. Mas este tipo de escândalos rebentar desta forma, colocar em xeque uma Instituição como a Igreja, não é um alarme para a Sociedade? Uma espécie de wake-up call para os que achavam que a Instituição era muito digna e credível?
Para nem mencionar o factor riqueza, o património que a Igreja detém no Mundo, hoje em dia.
Há muita gente que ainda acredita, e é completamente fundamentalista em relação à sua religião, seja a cristã ou não! Não é só no Islamismo que há fundamentalismo, obviamente, apesar de ainda existir uma tendência para se pensar que sim. E são estas coisas que as pessoas ignoram. Os miúdos que lá andam, que os pais confiam na Igreja, que lá os colocam, num coro p.e, ou miúdos que não têm ninguém e vivem em Instituições suportadas pela Igreja, recebem isto como prenda?
Para mim, e é a minha opinião, é completamente macabro, é nojento, e de uma hipocrisia total por parte dos padres envolvidos nisto e depois, ainda vêm com desculpas literais para os jornais. _________________ Lisbon, Portugal
Oh , se calhar por ser das igrejas com mais seguidores e colaboradores é normal que a taxa de incidencias suba...
Tens tantos outros casos e que nao partem da igreja.
Toda a gente sabe o que os grandes filosofos gregos e senadores romanos faziam aos seus "protegidos" /alunos
Imagina hoje que a população mundial é bem maior...., ve o caso da america do sul ou na india , em que ser-se criança e sem abrigo(ou nao) é quase sinonimo de ser sodomizado(a), ou o que quiseres chamar.
É uma questão social bem mais abragente , alargada ao que estás a tentar expôr.
Registo: Feb 27, 2010 Mensagens: 2760 Local/Origem: Space the Final Frontier
Colocada: Dom, 28 Mar 2010 - 19:04 Assunto:
Só queria ter acido sulfúrico; agulhas de croché de 0.6 mm; sal e um desfibrilhador uma camara de filmar!
Juro que esse gajo e outros como ele iam pensar duas vezes quando olhassem (se voltassem a ver) para uma criança.
Não os matava apenas infringia-lhes tanta, mas tanta dor, que nem o Deus deles lhes salvava.
Mas o problema não vem daqui vem do esquecimento de muitos de casos como o da Casa Pia ou Padre Frederico ou cerca de "x" de casos que a justiça Portuguesa não faz nada, alguns deles na própria igreja.
Acho que sinceramente estes casos devem ser tratados pelas proprias mãos... mas não é matar gajos como estes... é fazer-lhes sentir tanta dor e vergonha todos os dias, quantos aqueles que eles fizeram sentir.
Isto é a minha opinião.
Quanto a igreja, vai a esta quem quer... para pessoas como eu não ligam a isso muito menos a questões de algo supremo. Mas há que salientar que não podemos confundir a Igreja com a Filosofia de uma religião!
_________________ Com cuecas de aço!
Registo: Mar 25, 2010 Mensagens: 20 Local/Origem: Almeirim/Peniche
Colocada: Dom, 28 Mar 2010 - 19:38 Assunto:
Boas pessoal!
Eu sou católico não praticante e se vou poucas ou quase nenhumas vezes á igreja então agora passarei a ir bem menos. O mundo religioso é só treta, envolve muito dinheiro e na verdade quando se houve falar em catástrofes nunca ouvimos dizer que a paróquia do tal sitio ofereceu seja dinheiro ou refeições aos mais desfavorecios.
E essa treta dos padres é outra, são todos uns mafiosos (desculpem a expressão mas confesso que todo este assunto me incomoda e revolta), deviam ser aquelas pessoas na qual apreditamos na sua palavra e por ser o chefe católico devia dar o exemplo mas é sempre tudo ao contrário.
Infelizmente escândalos sexuais existem em todos os sectores.
Eu sou católico não praticante e se vou poucas ou quase nenhumas vezes á igreja então agora passarei a ir bem menos. O mundo religioso é só treta, envolve muito dinheiro e na verdade quando se houve falar em catástrofes nunca ouvimos dizer que a paróquia do tal sitio ofereceu seja dinheiro ou refeições aos mais desfavorecios.
E essa treta dos padres é outra, são todos uns mafiosos (desculpem a expressão mas confesso que todo este assunto me incomoda e revolta), deviam ser aquelas pessoas na qual apreditamos na sua palavra e por ser o chefe católico devia dar o exemplo mas é sempre tudo ao contrário.
Infelizmente escândalos sexuais existem em todos os sectores.
exactamente!! e o Vaticano ainda pior é!! milhões em ouro, arte e peças valiosas, acções e contas milionarias, livres de impostos... e o que dão aos pobres não passam de migalhas!!
Registo: Feb 15, 2008 Mensagens: 757 Local/Origem: Lisbonera
Colocada: Dom, 28 Mar 2010 - 23:12 Assunto:
Para alem da pedofilia que é lamentavel, o que me faz mais impressao nisto da Igreja é (como disse o marianito) a quantidade enorme de ouro, grandes obras, os padres vestidos com o melhor que ha, sempre a pedir mais e mais dinheiro e mesmo assim nao conseguem cumprir a sua funçao.
Isto ja vem de ha muito tempo, em que as populaçoes ofereciam propriedades e dinheiro a Igreja em troca de um lugarzinho no ceu. Era mosteiros enormes, padres riquissimos e os Papas nem se fala. Imaginem so como nao seriam estes casos na Idade Media. Qual celibato qual quê!
Nem é uma questao de se ser religioso ou nao, uma pessoa pode ter fé e acreditar em Deus e ainda assim repugnar todas estas acçoes e situações ridiculas que vemos e sempre vimos na Igreja. Ja nem quero falar que inquisiçoes, se nao tinha aqui pano p'ra mangas.
nunca ouvimos dizer que a paróquia do tal sitio ofereceu seja dinheiro ou refeições aos mais desfavorecios.
LOL. Andas distraido ou não ouves bem.
De todo o modo o papel da religião deve ser combater a pobreza de espirito e não a material. Esse é o papel que cabe à sociedade civil na sua totalidade, não ao clérigo. Levando ao limite, se todas as pessoas no mundo levassem a sério os ideiais cristão, ou muculmanos, ou indus, não haveria fome no mundo.
Padre e pedofilia: o que me choca não é existirem padres pedofilos, ou gays, ou com amantes, choca-me é que a igreja não os expulse. Mas como a propria igreja considera a pedofila e homosexualidade como algo passivel de ser curado ( LOL ) pode ser que os queira "emendar". _________________ Cumprimentos,
Sérgio B.
Registo: Dec 15, 2006 Mensagens: 2690 Local/Origem: Carcavelos
Colocada: Seg, 29 Mar 2010 - 12:25 Assunto:
religião = astrologia = numerologia = por aí fora... = crenças de merda
(ofendi alguém? espero que sim! abram a pestana e liguem-se à Terra porque não vão para o céu) _________________ Mar onde se esvai o meu corpo
Até se tornar em Mar, ele também
[Rádio Macau/O Elevador da Glória/Aos meus amores]
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Seg, 29 Mar 2010 - 13:14 Assunto:
Dau escreveu:
religião = astrologia = numerologia = por aí fora... = crenças de merda
(ofendi alguém? espero que sim! abram a pestana e liguem-se à Terra porque não vão para o céu)
Dau,
Estás a esticar muito a corda...
Religião não é nada disso! Tão pouco é o que algumas pessoas da Igreja proclamam... Se tu não acreditas, é uma coisa. Dizer para os outros se ligarem à terra, é demais. Tu com as tuas convicções, os outros com as deles.
Eu acho que se queres assim tanto ofender, antes devias olhar para as convicções básicas de alguém que acredita em Jesus Cristo... No mínimo, diria que as devias respeitar. Beatos são beatos: deturpam tudo, exageram, lêem a Bíblia à letra, etc, etc. Não é de dar crédito...
Mas há quem seja realista e se limite a seguir o legado que Jesus Cristo deixou ao mundo como exemplo de vida que foi... sem fé desmedida, sem utopias. Acho que deverias respeitar pelo menos esses.
Quanto à pedofilia na Igreja: há em todo o lado, em todos os sectores da sociedade... estes são só mais uns. Estes são mais hipócritas por causa dos valores que defendem? Pois... e os que não o são, deveriam combater com unhas e dentes os seus princípios e manter a Igreja como um esteio de exemplo para o mundo. Não é assim? Tudo em que estejam metidos homens vai ser sempre assim: vai sempre haver trapaceiros, pessoas que enganam o sistema, vigaristas só interessados no seu próprio bem, custe a quem custar. É triste, mas é a realidade. _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Colocada: Seg, 29 Mar 2010 - 13:44 Assunto:
dafonso escreveu:
Dau,
Estás a esticar muito a corda...
Religião não é nada disso! Tão pouco é o que algumas pessoas da Igreja proclamam... Se tu não acreditas, é uma coisa. Dizer para os outros se ligarem à terra, é demais. Tu com as tuas convicções, os outros com as deles.
Eu acho que se queres assim tanto ofender, antes devias olhar para as convicções básicas de alguém que acredita em Jesus Cristo... No mínimo, diria que as devias respeitar. Beatos são beatos: deturpam tudo, exageram, lêem a Bíblia à letra, etc, etc. Não é de dar crédito...
Mas há quem seja realista e se limite a seguir o legado que Jesus Cristo deixou ao mundo como exemplo de vida que foi... sem fé desmedida, sem utopias. Acho que deverias respeitar pelo menos esses.
Quanto à pedofilia na Igreja: há em todo o lado, em todos os sectores da sociedade... estes são só mais uns. Estes são mais hipócritas por causa dos valores que defendem? Pois... e os que não o são, deveriam combater com unhas e dentes os seus princípios e manter a Igreja como um esteio de exemplo para o mundo. Não é assim? Tudo em que estejam metidos homens vai ser sempre assim: vai sempre haver trapaceiros, pessoas que enganam o sistema, vigaristas só interessados no seu próprio bem, custe a quem custar. É triste, mas é a realidade.
eu sei que estou a esticar. fi-lo propositadamente. a religião é uma coisa que me revolta desde sempre.
Jesus, para mim, está ao nível do Sócrates (o grego). não faço ideia se existiram ou não. vamos acreditar em livros que, provadamente foram escritos mais de mil anos depois por uma autêntica máfia que perdura até aos dias de hoje? Cristos há por aí muitos. a esses, admiro-lhes a abnegação e força de vontade. eu não seria capaz de o fazer nem nunca me propus a tanto.
já a quantidade de estrume que vai expiar-se às igrejas todos os Domingos mas que cá fora são os maiores fdp para o próximo... não tenho palavras para os classificar.
eu sei que não posso genralizar e que há excepções. há realmente pessoas boas. mesmo! a minha questão é: por que raio dão ouvidos à religião?
por que raio dão ouvidos a uns parasitas cobertos de ouro (ao contrário de Jesus que vestia trapos)? o que é isto!?!?
dafonso: é nestas questões que eu peço que se liguem à Terra. a maioria desta gente não pratica o bem; pratica o mal. _________________ Mar onde se esvai o meu corpo
Colocada: Seg, 29 Mar 2010 - 14:12 Assunto:
Maya escreveu:
dafonso escreveu:
Mas há quem seja realista e se limite a seguir o legado que Jesus Cristo deixou ao mundo como exemplo de vida que foi...
???
Realista se partires da certeza absoluta que Jesus Cristo existiu!
como disse, nem questiono se o rapaz existiu ou não. seja como for, os princípios eram bons (não estou a dizer que os sigo porque não sigo). ainda assim, sou mais "cristão" que muita corja que se afirma como tal.
não acredito na alma. temos tanta alma como um cão ou uma alforreca. isto é o que eu acredito. posso estar errado? com certeza. acredito nas teorias da evolução. ou vocês acham que Deus criou a Terra e nos plantou aqui à imagem dele? pelo amor de Zeus...
agora vai parecer-vos um contra-senso: acredito numa entidade superior. querem chamar-lhe Deus? eu chamo-lhe Tudo ou Universo(s). aqui até estamos de acordo (eu e a igreja). mas o "meu" não tem noção de bem ou mal.
mas não posso deixar de questionar o que somos, de onde vimos e para onde vamos... _________________ Mar onde se esvai o meu corpo
Colocada: Seg, 29 Mar 2010 - 15:07 Assunto:
DiogoPedroso escreveu:
O Dau é da Cientologia! Ron Hubbard alé
nem sei quem é esse senhor (nem tenho tempo para investigar; talvez mais logo) mas acredito que a religião é uma desculpa para justificar o ódio (outra é o futebol). isso é aquela cena do "Tó Cruz", certo? _________________ Mar onde se esvai o meu corpo
Jesus, para mim, está ao nível do Sócrates (o grego). não faço ideia se existiram ou não. vamos acreditar em livros que, provadamente foram escritos mais de mil anos depois por uma autêntica máfia que perdura até aos dias de hoje?
Cristos há por aí muitos. a esses, admiro-lhes a abnegação e força de vontade. eu não seria capaz de o fazer nem nunca me propus a tanto.
já a quantidade de estrume que vai expiar-se às igrejas todos os Domingos mas que cá fora são os maiores fdp para o próximo... não tenho palavras para os classificar.
eu sei que não posso genralizar e que há excepções. há realmente pessoas boas. mesmo! a minha questão é: por que raio dão ouvidos à religião?
por que raio dão ouvidos a uns parasitas cobertos de ouro (ao contrário de Jesus que vestia trapos)? o que é isto!?!?
dafonso: é nestas questões que eu peço que se liguem à Terra. a maioria desta gente não pratica o bem; pratica o mal.
Toda esta frustação relativamente à igreja catolica deve ter um motivo bastante forte e imenso conhecimento de causa, porque adjectivar os catolicos, no mesmo texto, de "máfia"; "estrume", "fdp"; "parasitas" nem o Saramago. Ou então falas para o ar, sem conhecimento de causa relevante, e o que escreves acaba por ter pouca relevancia.
Eu posso dizer que tive uma educacão católica, fiz a catequese, fui à Igreja. Não me identifiquei com os ritos e com a religiosidade pouco esclarecida, cheia de dogmas inquestionaveis. Mas como fui obrigado a frequentar acabei por me revoltar com a igreja e curiosamente, na mesma altura, com o mundo todo.
Nessa fase da vida só fiz m*rda da grossa, uma a seguir à outra. Deixei de acreditar que existia essa coisa de maldade ou de me importar com o sofrimento dos outros. Tornei-me um tipo mesmo pouco catolico. Literalmente. Mas é engraçado, num dia meti-me numa trapalhada enorme e dei por mim rodeado por uns tipos também pouco religiosos e com uma arma encostada ao corpo. "Meus Deus, safa-me desta que prometo nunca mais me meter em merdas", foi o que eu pensei.
É este o proposito de se acreditar num ser superior: é teres uma esperança quando achas que já não há mais nada que te valha. _________________ Cumprimentos,
Sérgio B.
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Seg, 29 Mar 2010 - 17:02 Assunto:
@Baiuks,
É por demais sabido o poderio da comunicação social... e óbviamente q à escala mundial, estamos perante uma caça ao homem, neste caso à Igreja. Um exemplo recente: Torres Vedras passou de repente, de uma cidade pacata para um dormitório violento q deixa o Cacém e Queluz a parecerem pequenos paraísos prostrados à beira do IC19... pq houve 3 assaltos violentos nacional e altamente badalados...
Mas o teu tópico:
Tirando a acidez do Dau - de todo desenecessária no meu entender - acho todas as opiniões bastante pessoais e dado o contexto, válidas. Apenas pécam numa coisa... confundem fé com religião e se à partida estão ligadas é bem verdade q sobrevivem se separadas.
Pedofilia é crime, deveriam ser punidos com mão de aço e humana, não divina. Não é um pecado. É um crime. Tudo o resto vale o q vale...
Os podres, há-os em todas as profissões. E para mim, a divulgação da palavra de alguém não passa disso, de uma profissão. E em todas há os bons e maus profissionais, as boas e más pessoas... quem se aproveita da miséria humana nada mais é q um bicho, independentemente da profissão.
Portanto e no meu entender... o clero é apenas uma outra classe trabalhadora. Repleta de vergonhas ancestrais. A pedofilia é apenas mais uma. Daí q deveriam pagar impostos e criminalmente por todos os crimes q cometeram. Concerteza q estão, como todos os q trabalham, não para aquecer a alma mas para ganhar dinheiro, manter ou aumentar o património acumulado em 2 milénios. Pôrra... até um país têm!!!!
Mas a igreja tem utilidade. A católica ou outra qq. As seitas ou o q for. A igreja serve para albergar quem lá quer ir. Tirá-los da solidão. E tem muita obra humanitária. Com dízima ou com esmola... vai lá quem quer.
Apenas tenho pena dos q lá vão pq não têm mais para onde ir... velhotes, órfãos, enfim, quem não pertence a nenhuma comunidade ou família. Pois aí terão q ter sorte pois como alguém disse... tb há bons profissionais no clero.
Smp se ouviu à boca cheia: 'Faz o q eu digo, não faças o q eu faço...'
A tristeza é a de agirmos como se não partíssemos um prato para mal se feche a porta da sacristia dar cabo do serviço todo...
De resto, todos aqueles rituais me parecem ridículos. Uma cena teatral sem utilidade q não o show off... mas há tribos q interpretam o 'livro deles' de forma bastante + efusiva e há resultados fantásticos: saltam de árvores presos por lianas, mutilam-se, espetam cenas por tudo o q é sítio, o diabo a sete.
Agora a Fé é sem dúvida algo necessário. Pobre daquele q não a tem... no Neptuno ou no Deus da Sardinha. Mas a Fé arrasta montanhas e de qd em vez aparecem-nos umas lixadas à frente... _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum