Acho que vou surfar no antigo cais dos ferrys em Troia.
No BBC Weather estavam a dar as previsões para o fds na Inglaterra. Chuva, mau tempo em geral, etc... mas nada que se compare com isto... e descem a imagem para mostrar o que se dirige para Portugal.
Registo: Feb 13, 2006 Mensagens: 11073 Local/Origem: costa da caparica
Colocada: Qui, 25 Fev 2010 - 10:43 Assunto:
Barros escreveu:
Vento de Sul, swell de 7 metros. Vai dar umas ali no gingal em cacilhas, resguardado pelo tejo e pela encosta. Vai dar metro perfeito com um ligeiro offshore.
Vamos a isso? E nada de ir ao dermatologista tratar das irritações no dia seguinte!
Registo: May 12, 2003 Mensagens: 4719 Local/Origem: Belém
Colocada: Qui, 25 Fev 2010 - 12:56 Assunto:
Não consigo perceber tanto alarmismo... a única coisa mais preocupante para as casas e restaurantes é realmente a amplitude da maré cheia. _________________ Surf Lisbon - House & School<div>www.surflisbon.com</div><div>info@surflisbon.com</div>
Passei à pouco na marginal e a coisa já anda bem feia. Se parei em Carcavelos e já não gostei, pior fiquei com a minha tão querida praia da Parede que já parece um amontoado de calhaus...
Levou-me a pensar que me tinha esquecido de um ponto 5), as múltiplas preias-mar até sabado. É que a cada uma que passa, deixa estrago e maior vulnerabilidade. E serão algumas. Dizem uns entendidos que só agora entraremos nas mares vivas...
Parece aquela imagem de um gajo que anda à porrada com um monte de gajos e depois quando já nem consegue levantar as mãos, aparece o "Orlando"...
Mas nem tudo é mau, estão a reduzir a previsão de ondulação.
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Qui, 25 Fev 2010 - 13:25 Assunto:
Goyakla escreveu:
Levou-me a pensar que me tinha esquecido de um ponto 5), as múltiplas preias-mar até sabado. É que a cada uma que passa, deixa estrago e maior vulnerabilidade. E serão algumas. Dizem uns entendidos que só agora entraremos nas mares vivas...
Nao entendo exactamente o que queres dizer com isto. Se por um lado há preia-mar a +- todas as 12 horas, também é verdade que a lua cheia é dia 28, logo teremos marés vivas. Como de resto temos marés vivas a cada 14 dias (sensivelmente), pois é o tempo médio entre uma lua cheia e uma lua nova e vice-versa. Porquê o comentário dos entendidos?
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Qui, 25 Fev 2010 - 13:31 Assunto:
Honestamente, não acho que haja motivo para tanto alarme... pelo menos no que toca ao mar. Em termos de precipitação, idem. O único real problema é o vento, que vai ser muito, muito forte... quase a roçar aquilo que separa uma tempestade de um furacão.
Em relação ao mar, é claro que vai estar agitado, mas essencialmente pela ondulação local que esse vento vai provocar. No entanto, são ondas de vento, com período baixo e, logo, pouca força... embora com algum tamanho.
As marés vão estar altas, é um facto. No entanto, as marés de Domingo e Segunda têm mais amplitude do que as de Sábado, só que o mar desce logo no Domingo - devido à ondulação ser provocado pelo vento localizado.
Voltando ao vento, como disse, acho que esse vai ser O problema. Para aqueles que têm varandas, o melhor será retirar qq objecto que possa voar da varanda. A varanda de minha casa é mesmo virada à direcção do vento que aí vem e já estou a planear retirar tudo da varanda, cadeiras e mesa incluídas.
Este Inverno, especialmente no que concerne à ondulação, está a ser verdadeiramente excepcional. Tantas e tão frequentes ondulações dos quadrantes W, WSW e até mesmo SW são completamente anormais face aos padrões para a Costa Portuguesa no Continente. _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Colocada: Qui, 25 Fev 2010 - 13:46 Assunto:
Maya escreveu:
Goyakla escreveu:
Nao entendo exactamente o que queres dizer com isto. Se por um lado há preia-mar a +- todas as 12 horas, também é verdade que a lua cheia é dia 28, logo teremos marés vivas. Como de resto temos marés vivas a cada 14 dias (sensivelmente), pois é o tempo médio entre uma lua cheia e uma lua nova e vice-versa. Porquê o comentário dos entendidos?
Fica bem,
Maya
Maya,
Os entendidos são aqueles que sabem que há marés-vivas a cada 14 dias... LOL E que sabem que a amplitude das marés tem uma variação. Há muitos entendidos por aqui, portanto... LOL
Fora de gozo, a verdade é que há muita gente que não sabe disto. Incluindo malta que faz surf... _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Registo: Dec 15, 2006 Mensagens: 2690 Local/Origem: Carcavelos
Colocada: Qui, 25 Fev 2010 - 13:54 Assunto:
sem dúvida, o mais preocupante, este fds, será o vento.
ondulação, já as houve maiores e com períodos mais altos, este ano;
pluviosidade, felizmente, vai ser baixa (é daquelas coisas que mais estragos costuma fazer);
basicamente, como disse o dafonso, retirem objectos da "rua" que possam voar e - caso as tenham - fechem as portadas.
e, em especial para a Carolina, não tentem surfar no Sábado, seja lá onde for _________________ Mar onde se esvai o meu corpo
Até se tornar em Mar, ele também
[Rádio Macau/O Elevador da Glória/Aos meus amores]
Colocada: Qui, 25 Fev 2010 - 13:57 Assunto:
dafonso escreveu:
Maya,
Os entendidos são aqueles que sabem que há marés-vivas a cada 14 dias... LOL E que sabem que a amplitude das marés tem uma variação. Há muitos entendidos por aqui, portanto... LOL
Fora de gozo, a verdade é que há muita gente que não sabe disto. Incluindo malta que faz surf...
Newton não surfava mas explicou isso bem explicado (ainda hoje usamos as "leis" Dele para calcular marés e enviar satélites para os confins do Sistema Solar _________________ Mar onde se esvai o meu corpo
Registo: Apr 06, 2003 Mensagens: 5824 Local/Origem: Av. do Mar
Colocada: Qui, 25 Fev 2010 - 13:58 Assunto:
dafonso escreveu:
Maya escreveu:
Goyakla escreveu:
Fica bem,
Maya
Maya,
Fora de gozo, a verdade é que há muita gente que não sabe disto. Incluindo malta que faz surf...
"Marés Vivas" engana a malta porcausa do nome. Foi uma expressão que alguém deve ter usado dentro de contexto e que outra pessoa ouviu fora de contexto.
"Marés vivas" deve ter soado a este segundo como um mar revolto, cheio de ondas grandes que parecem querer agarrar-nos e levar-nos com elas. Este contou essa história a outro, que contou a outro, e pronto, o mito das "Marés vivas" começou. E é por isso que em todos os promontórios e miradouros deste país, quando o mar está revolto e as ondas batem nas rochas (lixando o mexilhão), há sempre alguém que enche o peito e diz com ar de entendido "estão marés vivas".
Acho estranho nunca terem feito uma grande produção Hollywoodesca sobre isto... _________________ Do what you love and you'll never work a day in your life.
Maya, disse isso porque ouvi um comandante da marinha dizer que as marés vivas abarcam um período de 2 a 3 dias antes e depois da luas cheias e novas. Não vale mais do que dizer que é o período em que as amplitudes de marés se mantem altas.
Compreendo que possa estar a passar uma ideia de alarmismo. Não tenho essa intenção. Se calhar ainda estou um bocado chocado e quiçá influenciado com os acontecimentos devastadores últimos. Mas se alguem que tenha lido isto, comunique a outro que possa vir a sofrer com a coisa na pele e se venha a precaver, então terá valido a pena ter escrito isto. Espero mesmo que esteja enganado mas a coisa não parece bonita.
Dafonso, o vento para além de todos os problemas que gerará em terra, no mar se realmente for vento onshore, também induzirá ao efeito "storm surge", á medida da força deste temporal (que não é nenhum ciclone).
Colocada: Qui, 25 Fev 2010 - 14:21 Assunto:
Goyakla escreveu:
Dafonso, o vento para além de todos os problemas que gerará em terra, no mar se realmente for vento onshore, também induzirá ao efeito "storm surge", á medida da força deste temporal (que não é nenhum ciclone).
Aquilo que disse em relação ao alarme era mais para o caparica... Mas como disseste, se alguém puder evitar alguma coisa com o que disseste, é bom. O caparica no sábado deverá estar todo o dia escondido debaixo da cama...
O vento vem de SSW, que é side-shore... quando começar a virar para W, também começará a diminuir de intensidade. Não é um ciclone, claro... mas as velocidades dos ventos andam lá perto. Só para dar uma ideia, o que se prevê agora são ventos força 8 (Beaufort) com rajadas que podem chegar a 11. Na escala de Beaufort, o nível seguinte (12) já é furacão... Mas bom, a verdade é que ainda estamos a 3 dias e a depressão poderá não nos atingir com tanta força como é neste momento esperado. _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Colocada: Qui, 25 Fev 2010 - 15:25 Assunto:
dafonso escreveu:
Goyakla escreveu:
Aquilo que disse em relação ao alarme era mais para o caparica... Mas como disseste, se alguém puder evitar alguma coisa com o que disseste, é bom. O caparica no sábado deverá estar todo o dia escondido debaixo da cama...
O vento vem de SSW, que é side-shore... quando começar a virar para W, também começará a diminuir de intensidade. Não é um ciclone, claro... mas as velocidades dos ventos andam lá perto. Só para dar uma ideia, o que se prevê agora são ventos força 8 (Beaufort) com rajadas que podem chegar a 11. Na escala de Beaufort, o nível seguinte (12) já é furacão... Mas bom, a verdade é que ainda estamos a 3 dias e a depressão poderá não nos atingir com tanta força como é neste momento esperado.
dafonso, simplesmente tenho medo, moro num 4º andar a minha casa faz U que apanha o vento norte offshore e sul...
tenho marequise o que me preocupa um pouco por causa do vento, tenho medo que algo de mal aconteça aos vidros sei la, e nao moro propriamente no meio da cidade moro a uns miseros metrinhos de distancia da praia, e sabes bem que a costa pode ficar com um temporal...
a rua do lado sul do meu predio ontem parecia uma piscina por causa da chuva que caiu, imagino sabado...
quanto ao ficar debaixo dos lençois, é bem possivel...
é que nem meto a hipotesse de sair de casa...
Registo: Dec 25, 2003 Mensagens: 3766 Local/Origem: Peniche
Colocada: Qui, 25 Fev 2010 - 16:25 Assunto:
Uma sugestão que faço ao Caparica e todos os que têem casas nas zonas que podem ser afectadas é que fechem bem todas as janelas e portas da casa. Inclusivamente todas as portas interiores.
Isto pode parecer absurdo, mas para alem de diminuir as correntes de ar dentro de casa, diminui as chances de estragos no caso de se partir uma janela.
Realmente é uma questão que me irrita profundamente esta história das marés-vivas, vindo ainda por cima de pessoas que lidam com o Mar. Isto só demonstra, na minha opinião, uma enorme falta de sensibilidade meus amigos. O Surf não é só surfar a onda... há uma série de coisas inerentes a todo este mundo tão maravilhoso que é tão bonito compreender.
Como o Maya referiu há mares vivas a cada 14 dias. Acredito que ainda ha ja muita gente que fica surpreendida a ler isto. Vá lá pesquisem um pouco.
Mas isto é como diz o outro, uns têm o feeling, outros não.
Peter, ok eu não digo nada a ninguém lolololo
Desculpem a ecrita pouco cuidada, mas tou com imensa pressa para sair.
Colocada: Qui, 25 Fev 2010 - 17:18 Assunto:
eu sei o que sao mares vivas...tenho a obrigaçao de saber desde pequeno pois o meu pai e pescador...mares vivas sao mares com grandes ou poucas amplitudes...ou enchem muito mais que o normal e vazam muito mais que o normal ou entao quase que nao enchem e quase que nao vazam.. _________________ www.joyfaktor.tumblr.com www.facebook.com/JoyFaktorVIDEOS
Colocada: Qui, 25 Fev 2010 - 17:29 Assunto:
não stressem. nem sequer está prevista muita chuva.
quando era puto não havia "gurus". às vezes vinham avisar à sala de aula que vinha lá um furacão. mandavam toda a gente para casa e fechavam o Liceu. para nós era uma festa.
a maioria das vezes não se passava nada mas, quando havia grandes ventanias, íamos buscar as "biclas" e nem tínhamos que dar aos pedais. o pior era para voltar contra o vento.
era tão bom quando éramos todos uns ignorantes...
a única coisa que tinha realmente medo nessa altura era da 3.ª guerra mundial. _________________ Mar onde se esvai o meu corpo
ou entao quase que nao enchem e quase que nao vazam..
WRONG As marés vivas somente acontecem quando ha grandes amplitudes de marés Isto por influencia da Lua sobre a Terra. Logo coloco aqui um artigo que explica tudo isto.
Hasta
Registo: Jun 06, 2005 Mensagens: 4028 Local/Origem: Maia
Colocada: Qui, 25 Fev 2010 - 18:52 Assunto:
caparica_local escreveu:
moro a uns miseros metrinhos de distancia da praia,
tadinho, estou cheio de pena
Mares Vivas para mim era sinal de ver gajas podres de boas, aos saltos em fato de banho _________________ Ganha vendo anuncios!
http://www.neobux.com/?r=jorgius
Registo: May 12, 2003 Mensagens: 4719 Local/Origem: Belém
Colocada: Qui, 25 Fev 2010 - 19:16 Assunto:
Sábado e Domingo vou fazer uns kms para dar aulas com offshore... Presley sou gajo p te bater à porta e pagar-te o almoço ou, se já for muito tarde, uma jola ou um cafézinho _________________ Surf Lisbon - House & School<div>www.surflisbon.com</div><div>info@surflisbon.com</div>
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum