Colocada: Qui, 12 Nov 2009 - 19:44 Assunto: Ajuda em prancha nova
Boas pessoal,
Tou a pensar em comprar uma prancha nova, comecei a fazer surf a nao mto tempo, ja andava bem (relativamente ehehe) numa mini-malibu 7'3, e agora queria comprar uma e ando um bocado as aranhas com o tamanho, a minha ideia era uma boardculture aí entre o 7'0 e 7'2 (pena o preço) nao sei se a transiçao boa ou se deveria optar por uma mais pequena ou se este será o tamanho ideal (so vou surfar aí uns 6 meses por ano ja q de momento nao estou em portugal).
Agradecia as vossas sugestoes...
Obrigado e boas ondas
realmente gostava de arriscar numa 6'8 assim ja ficava para quando ja andar melhor... sugestoes pa medidas de largura/grossura q me dessem uma boa estabilidade para evoluir e nao andar pa tras?
sim, na 7'3 ja ando com relativa facilidade, pa direita esquerda... claro q o mar sobe mais um bocado e ja se torna mais dificil, tive uma evoluçao ate rapida, acho q teve alguma influencia ter feito bodyboard durante bastantes anos, o conhecimento do mar e da onda parece-me q ajuda, dsc a ignorancia mas o 20 2.5/8 é relativo a q?
Registo: Jun 06, 2005 Mensagens: 4028 Local/Origem: Maia
Colocada: Qui, 12 Nov 2009 - 23:04 Assunto:
TheFroggyMen escreveu:
20 de largura e 2.5/8 de grossura.
mrvertigo se ele anda numa 7'3 e porque nao e mt grande nem mt pesado.
engraçado conheço um forista que mede 1,90 pesa prai 100 kg e surfa desde 5.6 a 10.6... _________________ Ganha vendo anuncios!
http://www.neobux.com/?r=jorgius
sim, a 7'3 era exactamente dessas bic, ou seja bastante larga e estavel, eu gostava de optar pela 6'8 mas mm q seja larga e grossa tenho um bocado de medo de ser "areia a mais po meu camiao" xD
Registo: Nov 12, 2008 Mensagens: 2372 Local/Origem: PVZ e VCD
Colocada: Sex, 13 Nov 2009 - 10:57 Assunto:
turtuga escreveu:
sim, a 7'3 era exactamente dessas bic, ou seja bastante larga e estavel, eu gostava de optar pela 6'8 mas mm q seja larga e grossa tenho um bocado de medo de ser "areia a mais po meu camiao" xD
olha turtuga,
eu não te vou adiantar medidas pois isso tem de ser um shaper a te dizer... apenas te digo que deves comprar uma tabua estilo evolution! não é short nem é malibu, é um ponto intermedio em que te vai ajudar a entrar na onda e, vai te ajudar nas primeiras manobras.
eu pessoalmente gosto muito desse estilo de prancha e sempre que posso roubo uma para dar umas voltinhas são muito divertidas e como o proprio nome indica, são pranchas para te ajudar a evoluir, uma vez que, vai corrigir muito dos teu erros.
deixo-te aí uma "fotinha" do que te digo:
o resto é falares com um shaper que ele te da as devidas indicações... se comprares usada, tenta comprar uma bem larguinha e com alguma espessura que é para te ajudar na flutuação. sei que és levezinho, mas flutuação no inico é importante, como a estabilidade que a largura te vai dar tambem o é... _________________ www.kibersports.com
Para começar uma guerra o PM propina, o surfista dropina
Registo: Nov 17, 2003 Mensagens: 3240 Local/Origem: Santa Cruz
Colocada: Sex, 13 Nov 2009 - 11:35 Assunto:
turtuga escreveu:
Turtuga,
Tu até com uma prancha pequena te orientas... tens imensos factores a ponderar na escolha da tábua mas o decisivo acabas por ser tu a escolhê-lo.
1) o q curtes + qd surfas...?
Alisas ou queres por umas manobras de rail... se é numa de paz e tranquilidade verde abaixo... um pranchão é bom. Queres aprender umas manobras? Uma tábua pequena, larga e grossa. Muita flutuação é o + essencial. A estabilidade é muito importante e daí ter q ser larga...
Explicas o q sentes a um shaper e especifica esse factor das temporadas semestrais. Ele ajuda-te no q puder. Melhor q qq um de nós pois é essa a sua profissão. Visita uma oficina ou outra sem nenhum tipo de compromisso. Aprendes umas coisas e vais ver q aparece a solução para a tua questão/questões.
No teu caso não aconselharia um popout ou um canhão pq... não curto surfar de prancha grande. Para mim uma gun é uma 6'6 ou 6'8"... mas falo de uma thruster! Agora o q é fixe para mim não será para ti... Mini malibu ou uma tábua de desenho + retro... há tanta cena no mercado agora!!!
No meu caso qd não surfo muito tempo volto a 0. Conheço maltinha q não... é diferente de surfista para surfista. A escolha passa mesmo quase toda por ti...
Sinceramente acho q o q se consegue com uma NSP daquelas das escolinhas não passa muito por surf... é + a sensação das espuminhas e tal, a partir daí tens q evoluir e como tal há q escolher o caminho apropriado... _________________ Mais vale uma onda só que mal surfada... ou então aprende connosco em www.casamarela.moonfruit.com
podes ir a um shaper da tua zona e falares pessoalmente com ele.
explicas o que fazes, o nivel, peso, tudo, que faz-te uma prancha a tua medida. se tiveres possibilidades de comprar uma nova.
Colocada: Ter, 08 Dec 2009 - 23:17 Assunto: popout
desde ja obrigado a todos pelas dicas
finalmente tou prestes a comprar a prancha eheh, e houve uma marca q me chamou a atençao, popout, a segunda marca da boardculture e tou bastante indeciso entre dois modelos ou a evolution 6'8 ou entao a fish 6'4.
A fish parece-me bastante larga e estavel talvez de para uma boa transiçao.
Deixo aqui o link para quem tambem tiver curiosidade nestas pranchas :
Colocada: Ter, 08 Dec 2009 - 23:23 Assunto: Re: popout
turtuga escreveu:
finalmente tou prestes a comprar a prancha eheh, e houve uma marca q me chamou a atençao, popout, a segunda marca da boardculture e tou bastante indeciso entre dois modelos ou a evolution 6'8 ou entao a fish 6'4.
Registo: Sep 02, 2008 Mensagens: 584 Local/Origem: Santa Barbara, California
Colocada: Qua, 09 Dec 2009 - 18:31 Assunto: Re: popout
TheFroggyMen escreveu:
turtuga escreveu:
acho que a fish nao seria boa ideia.
Pelo que dizem, uma fish para onda com velocidade perdes o controlo.
Querido Homem Sapo,
Desde Julho deste ano que por ca andas e visto o numero de posts que debitas e a qualidade da informacao que partilhas nestes numerosos ataques de caganeira cerebral, posso dizer que muito dizes e pouco sabes. Tens perdido, neste post entre outros, oportunidades valiosas de ficares calado, aumentanto assim a qualidade dos posts deste forum publico e diminuindo o nivel de confusao nas mentes de quem procura informacao valida. Nao sabendo, porem, a fonte deste teu conhecimento pseudo-popular, fica aqui o pedido para que me esclarecas.
Sera que foi o "Lelo cigano" da esquina que te disse - "ahh filho dum gano, o pexe perdi controle nas ondas rapidas"??? Ou tera sido a Sra Dona Maria do talho - "ahhh Sapo...sabes que peixe perde o controlo nas ondas rapidas. Eu levava meio quilo de bife de vaca para controlar isso"???? Sinceramente, a unica coisa que eu percebi com esse teu post foi o porque de haver tanto peixe morto na areia em determinados dias. Devem perder o controlo nas ondas mais rapidas, batem com a cabeca no fundo e morrem.
O Fish nao e uma prancha facil de surfar e devido a velocidade que desenvolve, talvez se torne um pouco dificil de controlar. Para o mar que temos aqui na California um Fish e uma boa prancha para o surf diario, dependendo sempre do surfista. Nao tendo minima ideia do mar, local e onda que o turtuga frequenta, nao posso recomendar um Fish ou seja aquilo que for.
A unica coisa que por aqui li que me parece ser razoavel foi o post do Sr Blang que recomenda uma evolution. Tendo surfado pessoalmente durante bastante tempo shapes hibridos no estilo das evolution (no meu caso porque se adaptam a quase todo o tipo de onda e mar e porque estou a ficar velho) posso afirmar que sao pranchas versateis, o volume permite uma entrada facil na onda, o rocker e outline geral tornam a prancha em algo bastante manobravel. Sao em regra geral pranchas que permitem uma transicao mais suave do long (ou Mal) para o short ou ate constituem um "quiver" de uma prancha so.
Voltando ao Sr Sapo, acho que em comparacao, fomos muito mais intolerantes para com outras duas personagens que por aqui apareceram e que apos inumeras intervencoes por parte de muitos "frequentadores" e mesmo moderadores deste forum, ganharam um pouco de "tino" chegando ao ponto de apresentarem contribuicoes prestaveis.
Eu pessoalmente agradeceria se te limitasses aquilo que sabes, e se isso for igual ou menor que nada, entao que sejam esses os teus contributos.
Andava tao contente por ter acabado o verao....
Beijinhos e abracos _________________ Aloha
ElStef
Colocada: Qua, 09 Dec 2009 - 18:40 Assunto: Re: popout
ElStef escreveu:
TheFroggyMen escreveu:
turtuga escreveu:
acho que a fish nao seria boa ideia.
Pelo que dizem, uma fish para onda com velocidade perdes o controlo.
Querido Homem Sapo,
Desde Julho deste ano que por ca andas e visto o numero de posts que debitas e a qualidade da informacao que partilhas nestes numerosos ataques de caganeira cerebral, posso dizer que muito dizes e pouco sabes. Tens perdido, neste post entre outros, oportunidades valiosas de ficares calado, aumentanto assim a qualidade dos posts deste forum publico e diminuindo o nivel de confusao nas mentes de quem procura informacao valida. Nao sabendo, porem, a fonte deste teu conhecimento pseudo-popular, fica aqui o pedido para que me esclarecas.
Sera que foi o "Lelo cigano" da esquina que te disse - "ahh filho dum gano, o pexe perdi controle nas ondas rapidas"??? Ou tera sido a Sra Dona Maria do talho - "ahhh Sapo...sabes que peixe perde o controlo nas ondas rapidas. Eu levava meio quilo de bife de vaca para controlar isso"???? Sinceramente, a unica coisa que eu percebi com esse teu post foi o porque de haver tanto peixe morto na areia em determinados dias. Devem perder o controlo nas ondas mais rapidas, batem com a cabeca no fundo e morrem.
O Fish nao e uma prancha facil de surfar e devido a velocidade que desenvolve, talvez se torne um pouco dificil de controlar. Para o mar que temos aqui na California um Fish e uma boa prancha para o surf diario, dependendo sempre do surfista. Nao tendo minima ideia do mar, local e onda que o turtuga frequenta, nao posso recomendar um Fish ou seja aquilo que for.
A unica coisa que por aqui li que me parece ser razoavel foi o post do Sr Blang que recomenda uma evolution. Tendo surfado pessoalmente durante bastante tempo shapes hibridos no estilo das evolution (no meu caso porque se adaptam a quase todo o tipo de onda e mar e porque estou a ficar velho) posso afirmar que sao pranchas versateis, o volume permite uma entrada facil na onda, o rocker e outline geral tornam a prancha em algo bastante manobravel. Sao em regra geral pranchas que permitem uma transicao mais suave do long (ou Mal) para o short ou ate constituem um "quiver" de uma prancha so.
Voltando ao Sr Sapo, acho que em comparacao, fomos muito mais intolerantes para com outras duas personagens que por aqui apareceram e que apos inumeras intervencoes por parte de muitos "frequentadores" e mesmo moderadores deste forum, ganharam um pouco de "tino" chegando ao ponto de apresentarem contribuicoes prestaveis.
Eu pessoalmente agradeceria se te limitasses aquilo que sabes, e se isso for igual ou menor que nada, entao que sejam esses os teus contributos.
Andava tao contente por ter acabado o verao....
Beijinhos e abracos
eu disse: - Pelo que dizem, uma fish para onda com velocidade perdes o controlo.
O local em que costumo surfar é bem la po norte, para os lados de viana e afins, ondas desde o 0.5m chegando aos 2 ja com mto respeitinho que mesmo conhecendo relativamente bem o mar la de cima ainda nao estou completamente confortavel com uma prancha de surf como estava com a de bb, ou seja realmente uma prancha polivalente seria o q mais me convem suponho, pelo q tenho lido tlv a evolution seja mesmo a melhor aposta se bem q mais tarde uma fish tera q entrar po meu quiver
Registo: May 14, 2003 Mensagens: 4482 Local/Origem: Lisboa
Colocada: Qua, 09 Dec 2009 - 21:57 Assunto: Re: popout
TheFroggyMen escreveu:
eu disse: - Pelo que dizem, uma fish para onda com velocidade perdes o controlo.
Ora vês como tu sabes... é que é mesmo isso! Se é pelo que dizem, deixa-te estar caladinho. Ou tens experiência acerca do assunto para falar, ou então não dizes nada. Na pior das hipóteses, se ninguém viesse dizer nada ao fim de uns dias, davas o teu bitaite com essa referência do "pelo que dizem". _________________ The Search: the essence of adventure, an escape from the bondage of everyday life!
Colocada: Qua, 09 Dec 2009 - 22:05 Assunto: Re: popout
dafonso escreveu:
TheFroggyMen escreveu:
Ora vês como tu sabes... é que é mesmo isso! Se é pelo que dizem, deixa-te estar caladinho. Ou tens experiência acerca do assunto para falar, ou então não dizes nada. Na pior das hipóteses, se ninguém viesse dizer nada ao fim de uns dias, davas o teu bitaite com essa referência do "pelo que dizem".
peço desculpa entao.
para a próxima estou mesmo calado. (so falarei naquilo que tenho a certeza)
Colocada: Dom, 13 Dec 2009 - 19:07 Assunto: finalmente
e pronto, finalmente a nova aquisiçao ja ca esta e foi directamente da loja para o mar , acabou por ser uma 6'6 evolution linda ehehe e num mar quase classico funcionou as mil maravilhas obrigado a todos pela ajuda e sugestoes
Registo: Jun 11, 2008 Mensagens: 325 Local/Origem: Sintra
Colocada: Dom, 13 Dec 2009 - 19:12 Assunto: Re: finalmente
turtuga escreveu:
e pronto, finalmente a nova aquisiçao ja ca esta e foi directamente da loja para o mar , acabou por ser uma 6'6 evolution linda ehehe e num mar quase classico funcionou as mil maravilhas obrigado a todos pela ajuda e sugestoes
Boas ondas e bom natal
Agora só falta as fotos
Abraço e boas ondas!
cheers,
dom _________________ "TENHO MEDO QUE A LIBERDADE SE TORNE UM VÍCIO."
in "Rio das Flores" de Miguel Sousa Tavares
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum