Colocada: Qui, 24 Jul 2008 - 15:46 Assunto: BB ou surf?
Sendo um zero na matéria, mas com vontade de aprender, disseram-me há uns dias que poderá ser mais interessante começar pelo BB e depois partir para o surf, visto que ao inicio poderá ser 'mais cansativo' devido a um nivel de aprendizagem mais exigente e eventualmente perder a pica logo no inicio.
Qual a vossa opinião?
Esta pergunta vem no seguimento de fazer alguma aulas de iniciação, agora não sei em qual das modalidades, mas surf é surf, mesmo iniciando pelo BB.
Registo: Mar 26, 2008 Mensagens: 5449 Local/Origem: Porto
Colocada: Qui, 24 Jul 2008 - 17:15 Assunto: Re: BB ou surf?
TiCo escreveu:
Sendo um zero na matéria, mas com vontade de aprender, disseram-me há uns dias que poderá ser mais interessante começar pelo BB e depois partir para o surf, visto que ao inicio poderá ser 'mais cansativo' devido a um nivel de aprendizagem mais exigente e eventualmente perder a pica logo no inicio.
Qual a vossa opinião?
Esta pergunta vem no seguimento de fazer alguma aulas de iniciação, agora não sei em qual das modalidades, mas surf é surf, mesmo iniciando pelo BB.
É com cada mentiroso... quem te disse isso? Nao! Mas quem te disse isso?
Eu fiz bodyboard durante uns tempinhos mas foi para brincar. Na semana passada tive numa especie de escola e um dos profs fez questao que eu tentasse ir para o outside. Estaria meio metro no maximo mas havia muita espuma. Nao consegui chegar la fora. Mudei de prancha para uma de surf (mais comprida, logo mais rapida) e cheguei la como se nada fosse.. e em bb faço duckdive muito melhor
Bodyboard cansa muito mais, até porque tens de bater o pernil _________________ Soul, Union, Respect , Freedom
Colocada: Qui, 24 Jul 2008 - 23:35 Assunto: Re: BB ou surf?
jonasresas escreveu:
Estaria meio metro no maximo mas havia muita espuma. Nao consegui chegar la fora. Mudei de prancha para uma de surf (mais comprida, logo mais rapida) e cheguei la como se nada fosse.. e em bb faço duckdive muito melhor
Bodyboard cansa muito mais, até porque tens de bater o pernil
Uma prancha mais comprida é mais rápida?
E o bodyboard não cansa mais, trabalha é músculos diferentes, digo eu que nunca fiz bodyboard
Registo: Jul 31, 2007 Mensagens: 797 Local/Origem: Porto
Colocada: Sex, 25 Jul 2008 - 8:23 Assunto:
locomoção:
tanto em BB como em surf, sendo maçarico tudo é dificil e cansa e magoa e n sei o quê...
no surf depende um bocado da prancha...
mas acho que o BB é menos perigoso para começar assim à artista auto-didacta porque a prancha é mais macia. eu quando comecei fiquei várias vezes com os olhos negros e quase que parti o nariz por não medir bem as espumas etc.
depois da fase inicial (quando já se conseguem apanhar ondas) o surf torna-se mais difícil porque há o takeoff que custa um bocado a aprender (principalmente se for para ser feito na altura certa e tal e etc)
a mim o body cansa-me mais e deixa-me dorido na zona lombar das costas (acontece a todos, mas eu tenho um defeitoito de nascença nessa zona, portanto sou mais susceptível) e nas articulações dos tornozelos e dos pés. e mastiga-me os dedos dos pés de vez em quando..
o surf puxa-me pelos músculos mas é uma dor do género de trabalho de musculação, principalmente no trapézio e deltóides (o direito anda meio abananado há uns tempos, mas ganhei visivelmente mais força de braços ). e faz-me uns cortezitos das quilhas de quando em vez..
é começar pelo que der mais motivação, tendo em conta que é difícil e que a prancha de surf é mais pesada e exige um cuidado redobrado.
Na minha opinião, surf e BB têm em comum um ponto só! ONDAS!
Porque de resto são completamente diferentes... digo-o porque sou BB há uns anos valentes e comecei no surf há alguns mesitos...
Penso que quem quer começar no surf não ganha muito em entrar pelo BB, sem ser pelo facto de ganhar "mais à vontade" no lineup...
Isto é, habituar-se a levar porrada!! Porque de resto são abordagens totalmente diferentes à onda!
Começar no body é mais fácil por se conseguir surfar sempre, nem que seja nas espumas vir sempre em frente... no surf já não é bem assim... ou vens de pé...ou tentas de novo na próxima onda...chega a ser frustrante... mas quando tens resultados... lolololo
Ambos cansam os musculos e puxam pelo cabedal...ambos nos proporcionam momentos espectaculares...
Quem quer começar a surfar, deve começar já com uma prancha de surf tipo um valente bacalhau e não ultrapassar os seus limites... Primeiro espumas depois espumas maiores e ir subindo devagarinho...sempre com respeito pelo mar, não é medo!
jonasresas foi um BB de fds e quando está sol :S por isso preferi perguntar alguem com mais experiencia, até porque, do lado de fora, porque nunca pratiquei nenhum deles, gosto mais de surf...
Quanto ao cabedal, estou habituado a grandes esforços, pratico atletismo de pista, (tenho também curiosidade em ver se consigo entrar num fato ), não é por aí que quero obter a minha decisão. Desde miúdo sempre tive uma paixão 'terrena' pelo surf, nunca tive oportunidade de conhecer ninguem, nem meios financeiros e de deslocação.
Neste momento tenho oportunidade de experimentar a paixão no meio auqático e ver se realmente gosto ou não, daí também andar á procura de escola aqui perto de Viseu (Aveiro, Torreira, Figueira da Foz fica mais longe e é mais carote, mas quem sabe... ) para me iniciar. Sozinho não me arrisco nessa aventura, há que ter noçoes básicas que eu não tenho e não conheço ninguém com alguma experiencia e que me dê alguma confiança :\ Se bem que aliviava um bocado as contas :p
btgaz foi por isso que me disseram para começar pelo BB, o 'gozo' vem mais cedo que no surf! Mas se me dizem que são coisas diferentes acho que opto mesmo pelos 'bacalhaus'.
Colocada: Sex, 25 Jul 2008 - 12:49 Assunto:
bakano nao tenho duvidas nenhumas em dizer que quando maior a prancha mais velocidade. Nunca viste aqueles gajos com grandes bacalhaus a remarem para o outside??
Fosgasse, aquelas NSP que parece que têm motor _________________ Soul, Union, Respect , Freedom
Porque é que associam o surf ao bb? Tal como um user disse em cima a única coisa em comum são as ondas. Tenho a sensação que há qum ache que quem quer começar no surf tem que começar no bb e depois passar para o surf. Completamente errado.
Como practicante das duas modalidades posso dizer que o bb é fácil no início. Quando se evolui e se chega ás manobras a dificuldade aumenta muito. No surf é o contrário. Por isso acaba por ser "ela por ela". _________________
Colocada: Sáb, 09 Ago 2008 - 18:43 Assunto:
Nao estou propriamente a começar, mas para nao abrir um topico pergunto aqui:
Com a minha 6'4'' fazia ondas compridas desde que nao tirasse a mao dos rails, pelo menos uma, hoje em mar mais pequeno do que custume experimentei tirar, ja que nao perdia nada, e sentia a prancha instavel, logo ia sempre ao charco.
É por ter uma prancha tao "pequena"? Falta-lhe comprimento? Espessura? Largura?
Colocada: Sáb, 09 Ago 2008 - 23:00 Assunto:
Petervandycke escreveu:
Não precebi mt bem jonas! o q entendes por compridas? E como é q as fazias sempre com a mão no rail?
Não sei qt medes ou pesas, mas normalmente as 6'4 não são pequenas
Meço 1.70 e pouco e peso 65kg.
Ondas compridas do genero punha-me em pe, descia as ondas, virava e so depois de a onda fechar ou de (por estar com a mao no rail) ficar para tras.
Como e que as fazia? Ora fazia o takeoff, agarrava-me ao rail que estivesse do lado de fora e lá ia eu! O que que nao percebeste? _________________ Soul, Union, Respect , Freedom
Com a minha 6'4'' fazia ondas compridas desde que nao tirasse a mao dos rails, pelo menos uma, hoje em mar mais pequeno do que custume experimentei tirar, ja que nao perdia nada, e sentia a prancha instavel, logo ia sempre ao charco.
Obrigado, abraços
isso é melhor perguntares num fórum de bodyboard...são eles que nunca largam as mãos da prancha. _________________ Work to Surf (soon) | Prolimit | OAM | Red Eyes
Obrigado, abraços
isso é melhor perguntares num fórum de bodyboard...são eles que nunca largam as mãos da prancha.
Registo: Jun 11, 2008 Mensagens: 325 Local/Origem: Sintra
Colocada: Dom, 10 Ago 2008 - 16:24 Assunto:
Como voces sabem, mudei de BB para Surf (Lázaro ) por 2 motivos...
1º Costas todas fdd numa tentativa de um Backflip ... que de backflip só teve o Back pois antes de acabar a rotação levei com a onda caindo de costas na maravilhosa areia e dobrado ao meio na máquina de lavar...
2º motivo... experimentei em pé... e se deitado é bom...em pé ... minha mãe ... que cena brutal.
Mas como já disseram, de comum sóas ondas.
É como fazer snowbard e ski ... snoboard é fixe, matentem fazer ski e a adrenalina de descer de frente e não de lado, e a velocidade que atingem... é muito mais adrenalina a percorrer o corpo...
Mas isto é os meus 2 tostões na contribuição deste post
Colocada: Dom, 10 Ago 2008 - 17:35 Assunto:
dom escreveu:
É como fazer snowbard e ski ... snoboard é fixe, matentem fazer ski e a adrenalina de descer de frente e não de lado, e a velocidade que atingem... é muito mais adrenalina a percorrer o corpo...
Ski dá uma caga do carai enquanto ves o pessoal do snowboard a tua frente e tu a passares por eles de frente para os obstaculos. Enfim isto é um forum de surf e nao de ski nem nada que se pareçea mas e sempre bom mudar de assunto _________________ Soul, Union, Respect , Freedom
Registo: Jun 11, 2008 Mensagens: 325 Local/Origem: Sintra
Colocada: Seg, 11 Ago 2008 - 9:00 Assunto:
jonasresas escreveu:
Ski dá uma caga do carai enquanto ves o pessoal do snowboard a tua frente e tu a passares por eles de frente para os obstaculos. Enfim isto é um forum de surf e nao de ski nem nada que se pareçea mas e sempre bom mudar de assunto
jonas, quando falei de ski e snowboard, foi uma analogia para entenderem a minha posição sobre surf e bb.
de comum é só a água, assim como de comum o ski e snowboard é a neve ...
mas sim, sabe bem passar pelos snowboarders na pirisca ... lololol ...
e sim, sabe bem mudar de assunto apesar de ser um forum de surf
Já agora, tenho uma 6'8x18 3/4 x 2 2/8. Que comprei recentemente para ver se consigo aprender a surfar decentemente. Acham que é apropriado? Tenho 1,82m e peso cerca de 75kg
Não percebo nada quando falam nas medidas da prancha . Como é que se lê por exemplo as medidas que o Miguel_S colocou no post anterior? _________________
Não percebo nada quando falam nas medidas da prancha . Como é que se lê por exemplo as medidas que o Miguel_S colocou no post anterior?
Nem eu sei. Só percebo o 6'8 por isso perguntei. Espero que alguem saiba interpetrar essas mesmas medidas e se são indicadas para o meu nivel de surf que ainda se encontra na aprendizagem.
Registo: May 26, 2003 Mensagens: 2028 Local/Origem: Torres Vedras/Santa Cruz
Colocada: Qui, 14 Ago 2008 - 8:39 Assunto:
6'8x18 3/4 x 2 2/8
comp x largura maxima x espessura
Esta prancha não será a mais indicada para aprender.
Acima de 7' seria o ideal e menos de 19 e tal é pouca largura para um iniciado. 2" 2/8 também é pouca espessura para um iniciado.
Sem ver a prancha eu arrisco dizer que será um shape tipo Gun, indicado para ondas grandes, por isso nada indicado para iniciar.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum